Em que contextos aprenderam a ensinar os professores que propiciam aprendizagens pertinente à alfabetização?
Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior
Na minha lista:
Autor principal: | |
---|---|
Outros Autores: | |
Formato: | doctoralThesis |
Idioma: | por |
Publicado em: |
Universidade Federal do Rio Grande do Norte
|
Assuntos: | |
Endereço do item: | https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/14476 |
Tags: |
Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
|
id |
ri-123456789-14476 |
---|---|
record_format |
dspace |
spelling |
ri-123456789-144762019-07-28T05:08:03Z Em que contextos aprenderam a ensinar os professores que propiciam aprendizagens pertinente à alfabetização? Ubarana, Adelia Dieb http://lattes.cnpq.br/9553587439597740 http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4794939Y5 Ibiapina, Ivana Maria Lopes de Melo http://lattes.cnpq.br/2887767376788158 Benevides, Araceli Sobreira http://lattes.cnpq.br/0001733569978457 Mamede, Inês Cristina de Melo http://lattes.cnpq.br/7273324581703680 Ribeiro, Márcia Maria Gurgel http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4785976J0 Alves, Maria da Penha Casado http://lattes.cnpq.br/7377731555637172 Educação. Formação de professores. Professores alfabetizadores. Alfabetização CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior Com o presente trabalho, objetivamos investigar, no percurso formativo de professores que conseguem alfabetizar crianças na escola pública, contextos por eles percebidos como originários e propiciadores dos modos de ação didático-pedagógicos definidores de sua prática exitosa. Ancorada em um marco teórico-metodológico multirreferencial que envolveu, de modo especial, a abordagem histórico-cultural, o paradigma indiciário e os aspectos das histórias de vida, nossa investigação tomou como sujeitos três professoras dos primeiros anos do Ensino Fundamental que atuam em três escolas públicas da cidade de Natal-RN. Mediante múltiplas sessões de entrevistas semiestruturadas e entrelaçando o passado com o presente em narrativas, as professoras rememoraram seus percursos formativos e identificaram, no movimento íntimo de sua constituição pessoal e profissional, em que radicam os sentidos que orientam suas práticas e que se aproximam de significações sociais relativas às teorizações que compõem, na atualidade, um novo paradigma em relação à alfabetização. Compreendemos que a apropriação de modos próprios de funcionamento psíquico de pensar, sentir, agir constitui-se como uma conversão de modos sociais em modos individuais, como significação constituição de sentidos em situações de relação social. Nessa perspectiva, encontramos os seguintes contextos de aprendizagem das ações de alfabetizar das professoras: em vivência na infância; vinculados à formação inicial e vinculados à formação continuada. Desvelamos ainda que desses/nesses contextos a constituição dos sentidos se mostra como: relacional; mediacional; dialógica; contraditória, nem sempre harmônica; multidimencional, ao envolver cognição, emoção e volição; singular e plural, por ser única, não repetível, múltipla e semelhante; e, por fim, imprevisível quanto ao momento de sua constituição, mas previsível quanto à sua natureza sígnica e dialógica. Os resultados do processo investigativo apontam que o processo de formação de professor é sempre histórico, social, longo, complexo, não completamente acabado nem precisamente definido; e que compreendendo melhor a constituição das professoras aventamos possibilidades teóricas de renovação das práticas da formação profissional de professores 2014-12-17T14:36:35Z 2014-08-07 2014-12-17T14:36:35Z 2011-09-09 doctoralThesis UBARANA, Adelia Dieb. Em que contextos aprenderam a ensinar os professores que propiciam aprendizagens pertinente à alfabetização?. 2011. 216 f. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2011. https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/14476 por Acesso Aberto application/pdf application/pdf Universidade Federal do Rio Grande do Norte BR UFRN Programa de Pós-Graduação em Educação Educação |
institution |
Repositório Institucional |
collection |
RI - UFRN |
language |
por |
topic |
Educação. Formação de professores. Professores alfabetizadores. Alfabetização CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
spellingShingle |
Educação. Formação de professores. Professores alfabetizadores. Alfabetização CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO Ubarana, Adelia Dieb Em que contextos aprenderam a ensinar os professores que propiciam aprendizagens pertinente à alfabetização? |
description |
Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior |
author2 |
http://lattes.cnpq.br/9553587439597740 |
author_facet |
http://lattes.cnpq.br/9553587439597740 Ubarana, Adelia Dieb |
format |
doctoralThesis |
author |
Ubarana, Adelia Dieb |
author_sort |
Ubarana, Adelia Dieb |
title |
Em que contextos aprenderam a ensinar os professores que propiciam aprendizagens pertinente à alfabetização? |
title_short |
Em que contextos aprenderam a ensinar os professores que propiciam aprendizagens pertinente à alfabetização? |
title_full |
Em que contextos aprenderam a ensinar os professores que propiciam aprendizagens pertinente à alfabetização? |
title_fullStr |
Em que contextos aprenderam a ensinar os professores que propiciam aprendizagens pertinente à alfabetização? |
title_full_unstemmed |
Em que contextos aprenderam a ensinar os professores que propiciam aprendizagens pertinente à alfabetização? |
title_sort |
em que contextos aprenderam a ensinar os professores que propiciam aprendizagens pertinente à alfabetização? |
publisher |
Universidade Federal do Rio Grande do Norte |
publishDate |
2014 |
url |
https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/14476 |
work_keys_str_mv |
AT ubaranaadeliadieb emquecontextosaprenderamaensinarosprofessoresquepropiciamaprendizagenspertinenteaalfabetizacao |
_version_ |
1773962229270446080 |