Representações Sociais do ser idoso e suas implicações na assistência e nas práticas educativas voltadas à população idosa residente em Natal/RN
Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior
Na minha lista:
Autor principal: | |
---|---|
Outros Autores: | |
Formato: | doctoralThesis |
Idioma: | por |
Publicado em: |
Universidade Federal do Rio Grande do Norte
|
Assuntos: | |
Endereço do item: | https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/14472 |
Tags: |
Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
|
id |
ri-123456789-14472 |
---|---|
record_format |
dspace |
spelling |
ri-123456789-144722019-07-28T05:08:01Z Representações Sociais do ser idoso e suas implicações na assistência e nas práticas educativas voltadas à população idosa residente em Natal/RN Paula, Rouseane da Silva Domingos Sobrinho, Moisés http://lattes.cnpq.br/4041714082174829 http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4796872P4 Lira, André Augusto Diniz http://lattes.cnpq.br/8891017471432810 Andrade, érika dos Reis Gusmão de http://lattes.cnpq.br/0778953049451033 Carvalho, Maria do Rosário de Fátima de http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/index.jsp Albuquerque, Lia Matos Brito de http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4705647Y6 Lopes, Maria Emilia Limeira http://lattes.cnpq.br/0469294314981301 Representação Social. Velhice. Práticas Educativas CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior No Brasil, os idosos correspondem a 21 milhões da população, 11,3% total da população. A pesquisa cujo objetivo foi investigar as representações sociais do ser idoso e sua influência sobre as práticas educativas para a velhice, aconteceu nos grupos de convivência e envolveu 103 idosos, os sujeitos da pesquisa tinham acima de 60 anos. Para tanto apoiamo-nos, dentre outros suportes, na teoria das representações sociais de Serge Moscovici e na teoria do Núcleo Central desenvolvida por Jean-Claude Abric (2000), bem como, nos estudos sobre envelhecimento humano (NERI, 2001; ELIAS, 2001; MATTA, 2003, PEIXOTO, 2005, BOSI, 2002). Do ponto de vista metodológico, utilizamos o método de determinação do núcleo central e entrevistas semi-estruturadas com idosos não participantes dos grupos de contraste para fins de contraste. Realizamos também a análise da frequência de evocação e ordem média de evocação, conforme propõe Abric (2000) e a análise categorial de conteúdo para entrevistas e justificativas das evocações. A análise das evocações foi realizada pelo software EVOC 2000, este apresentou o quadro com os possíveis elementos do Núcleo Central da representação social para o grupo investigado: feliz, saúde, liberdade, e vida. Ao analisarmos a estrutura do conteúdo representacional, identificamos que as cognições feliz e liberdade estão associadas à natureza descritiva da representação social, enquanto as cognições vida e saúde referem-se a natureza prescritiva para os idosos. Constatamos que acontece a reprodução do discurso circulante e estereotipado da velhice como melhor idade e, ao mesmo tempo, como sinônimo de doenças; o que reproduz práticas estigmatizadas, com base em atividades recreativas e, por vezes, a infantilização dessa população. Assim, a representação social compreendida como um guia para a ação, nesta visão estigmatizada da pessoa idosa, resulta em práticas educativas esvaziadas do propósito de envelhecimento com dignidade, a despeito da legislação vigente que garante esse direito para o idoso brasileiro 2014-12-17T14:36:34Z 2014-08-07 2014-12-17T14:36:34Z 2014-11-29 doctoralThesis PAULA, Rouseane da Silva. Representações Sociais do ser idoso e suas implicações na assistência e nas práticas educativas voltadas à população idosa residente em Natal/RN. 2014. 136 f. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2014. https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/14472 por Acesso Aberto application/pdf application/pdf Universidade Federal do Rio Grande do Norte BR UFRN Programa de Pós-Graduação em Educação Educação |
institution |
Repositório Institucional |
collection |
RI - UFRN |
language |
por |
topic |
Representação Social. Velhice. Práticas Educativas CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
spellingShingle |
Representação Social. Velhice. Práticas Educativas CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO Paula, Rouseane da Silva Representações Sociais do ser idoso e suas implicações na assistência e nas práticas educativas voltadas à população idosa residente em Natal/RN |
description |
Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior |
author2 |
Domingos Sobrinho, Moisés |
author_facet |
Domingos Sobrinho, Moisés Paula, Rouseane da Silva |
format |
doctoralThesis |
author |
Paula, Rouseane da Silva |
author_sort |
Paula, Rouseane da Silva |
title |
Representações Sociais do ser idoso e suas implicações na assistência e nas práticas educativas voltadas à população idosa residente em Natal/RN |
title_short |
Representações Sociais do ser idoso e suas implicações na assistência e nas práticas educativas voltadas à população idosa residente em Natal/RN |
title_full |
Representações Sociais do ser idoso e suas implicações na assistência e nas práticas educativas voltadas à população idosa residente em Natal/RN |
title_fullStr |
Representações Sociais do ser idoso e suas implicações na assistência e nas práticas educativas voltadas à população idosa residente em Natal/RN |
title_full_unstemmed |
Representações Sociais do ser idoso e suas implicações na assistência e nas práticas educativas voltadas à população idosa residente em Natal/RN |
title_sort |
representações sociais do ser idoso e suas implicações na assistência e nas práticas educativas voltadas à população idosa residente em natal/rn |
publisher |
Universidade Federal do Rio Grande do Norte |
publishDate |
2014 |
url |
https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/14472 |
work_keys_str_mv |
AT paularouseanedasilva representacoessociaisdoseridosoesuasimplicacoesnaassistenciaenaspraticaseducativasvoltadasapopulacaoidosaresidenteemnatalrn |
_version_ |
1773958658251554816 |