A dinâmica do pensamento geométrico :aprendendo a enxergar meias verdades e a construir novos significados

This work is a case study to investigate the dynamics of the historians thought as they produce a knowledge about the history of the area measurement systems as forms of historical expressions and representations. We refer to some of the ideas of David Bohm (1989, 1992, 1994, 1996) to support our t...

ver descrição completa

Na minha lista:
Detalhes bibliográficos
Autor principal: Gomes, Ana Lúcia Assunção Aragão
Outros Autores: http://lattes.cnpq.br/2056678007333419
Formato: doctoralThesis
Idioma:por
Publicado em: Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Assuntos:
Endereço do item:https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/14470
Tags: Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
id ri-123456789-14470
record_format dspace
spelling ri-123456789-144702019-07-28T05:07:37Z A dinâmica do pensamento geométrico :aprendendo a enxergar meias verdades e a construir novos significados Gomes, Ana Lúcia Assunção Aragão http://lattes.cnpq.br/2056678007333419 http://lattes.cnpq.br/8292624249192354 Martins, Isabel Gomes Rodrigues http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4768886E0 Kulesza, Wojciech Andrzej http://lattes.cnpq.br/7408584269961175 Fossa, John Andrew http://lattes.cnpq.br/2466525106349625 Almeida, Maria da Conceição Xavier de http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4787342H4 Educação Ensino de Ciências Pensamento geométrico Análise histórica Education Education of sciences Geometrical thought Historical analysis CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO This work is a case study to investigate the dynamics of the historians thought as they produce a knowledge about the history of the area measurement systems as forms of historical expressions and representations. We refer to some of the ideas of David Bohm (1989, 1992, 1994, 1996) to support our theoretical understanding about the operation of thought. We chose a period that is recognized by the theorists as the origin of the geometrical thought -embracing the knowledge developed by the Egyptians, Babylonians, Chinese, Hindus, Greeks and Romans- and is referred to as containing a cycle in the development of this knowledge, described as beginning, apogee and decline. We assume this history, as told by the theorists, as a version that we organize and tell with the help of three sets of categories. The first refers to the elements that take part in the measurement practices; the second refers to the historians understanding about the development of the scientific knowledge. This exercise allowed us to extract the theorists main beliefs, that we criticized in the light of the knowledge about Cubação (Dal Pian, 1990). We stress the importance of the methodological approach adopted in this study to the teaching of Geometry and its history Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior Este trabalho se propõe a investigar a dinâmica do pensamento dos historiadores ao comporem um conhecimento sobre história dos sistemas de medidas de área, enquanto formas de expressões e representações históricas, através de um estudo de caso. Para subsidiar teoricamente o nosso entendimento sobre a operação do pensamento, recorremos a algumas idéias de David Bohm (1989, 1992, 1994, 1996). Elegemos um período reconhecido pelos teóricos como contendo as origens do pensamento geométrico -abrangendo os conhecimentos desenvolvidos pelos egípcios, babilônios, chineses, hindus, gregos e romanos- e referido como comportando um ciclo de desenvolvimento desse conhecimento, descrito como iniciação, apogeu e declínio. Assumimos essa história, tal como contada pelos teóricos, como uma versão, que organizamos e relatamos com o auxílio de três conjuntos de categorias. Um referente aos elementos envolvidos nas práticas de mensuração, outro referente ao entendimento dos historiadores sobre o desenvolvimento do conhecimento geométrico e o terceiro, referente à natureza do desenvolvimento do conhecimento científico. Este exercício nos possibilitou extrair as principais crenças dos teóricos que criticamos à luz do conhecimento sobre cubação (Dal Pian, 1994). Destacamos a importância da abordagem metodológica adotada neste estudo para o ensino da geometria e de sua história 2014-12-17T14:36:34Z 2007-07-16 2014-12-17T14:36:34Z 1998-03-11 doctoralThesis GOMES, Ana Lúcia Assunção Aragão. A dinâmica do pensamento geométrico :aprendendo a enxergar meias verdades e a construir novos significados. 1998. 229 f. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 1998. https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/14470 por Acesso Aberto application/pdf application/pdf Universidade Federal do Rio Grande do Norte BR UFRN Programa de Pós-Graduação em Educação Educação
institution Repositório Institucional
collection RI - UFRN
language por
topic Educação
Ensino de Ciências
Pensamento geométrico
Análise histórica
Education
Education of sciences
Geometrical thought
Historical analysis
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
spellingShingle Educação
Ensino de Ciências
Pensamento geométrico
Análise histórica
Education
Education of sciences
Geometrical thought
Historical analysis
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Gomes, Ana Lúcia Assunção Aragão
A dinâmica do pensamento geométrico :aprendendo a enxergar meias verdades e a construir novos significados
description This work is a case study to investigate the dynamics of the historians thought as they produce a knowledge about the history of the area measurement systems as forms of historical expressions and representations. We refer to some of the ideas of David Bohm (1989, 1992, 1994, 1996) to support our theoretical understanding about the operation of thought. We chose a period that is recognized by the theorists as the origin of the geometrical thought -embracing the knowledge developed by the Egyptians, Babylonians, Chinese, Hindus, Greeks and Romans- and is referred to as containing a cycle in the development of this knowledge, described as beginning, apogee and decline. We assume this history, as told by the theorists, as a version that we organize and tell with the help of three sets of categories. The first refers to the elements that take part in the measurement practices; the second refers to the historians understanding about the development of the scientific knowledge. This exercise allowed us to extract the theorists main beliefs, that we criticized in the light of the knowledge about Cubação (Dal Pian, 1990). We stress the importance of the methodological approach adopted in this study to the teaching of Geometry and its history
author2 http://lattes.cnpq.br/2056678007333419
author_facet http://lattes.cnpq.br/2056678007333419
Gomes, Ana Lúcia Assunção Aragão
format doctoralThesis
author Gomes, Ana Lúcia Assunção Aragão
author_sort Gomes, Ana Lúcia Assunção Aragão
title A dinâmica do pensamento geométrico :aprendendo a enxergar meias verdades e a construir novos significados
title_short A dinâmica do pensamento geométrico :aprendendo a enxergar meias verdades e a construir novos significados
title_full A dinâmica do pensamento geométrico :aprendendo a enxergar meias verdades e a construir novos significados
title_fullStr A dinâmica do pensamento geométrico :aprendendo a enxergar meias verdades e a construir novos significados
title_full_unstemmed A dinâmica do pensamento geométrico :aprendendo a enxergar meias verdades e a construir novos significados
title_sort dinâmica do pensamento geométrico :aprendendo a enxergar meias verdades e a construir novos significados
publisher Universidade Federal do Rio Grande do Norte
publishDate 2014
url https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/14470
work_keys_str_mv AT gomesanaluciaassuncaoaragao adinamicadopensamentogeometricoaprendendoaenxergarmeiasverdadeseaconstruirnovossignificados
AT gomesanaluciaassuncaoaragao dinamicadopensamentogeometricoaprendendoaenxergarmeiasverdadeseaconstruirnovossignificados
_version_ 1773958142544052224