Uma visão local de um projeto nacional: o curso mídias na educação

The essay "A local view of a national project: the course in Media Education" presents a research aimed at analyzing how the course Media in Education is being implemented by both Federal University of Rio Grande do Norte and State University of Rio Grande do Norte, with the intention of p...

ver descrição completa

Na minha lista:
Detalhes bibliográficos
Autor principal: Bento, Maria Dalvaci
Outros Autores: Andrade, Arnon Alberto Mascarenhas de
Formato: Dissertação
Idioma:por
Publicado em: Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Assuntos:
Endereço do item:https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/14445
Tags: Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
id ri-123456789-14445
record_format dspace
institution Repositório Institucional
collection RI - UFRN
language por
topic Educação a distância
Formação de professores
Ambiente virtual de aprendizagem
Distance learning
Teacher training
Virtual learning environment
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
spellingShingle Educação a distância
Formação de professores
Ambiente virtual de aprendizagem
Distance learning
Teacher training
Virtual learning environment
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Bento, Maria Dalvaci
Uma visão local de um projeto nacional: o curso mídias na educação
description The essay "A local view of a national project: the course in Media Education" presents a research aimed at analyzing how the course Media in Education is being implemented by both Federal University of Rio Grande do Norte and State University of Rio Grande do Norte, with the intention of pointing out weaknesses in its use, which should be resolved in order to contribute to the design of other courses along these lines. Therefore, we performed a survey in which data collection, have used open questionnaires available in online pages created specifically for this purpose and administered to alumni and former participants, course participants and tutors from the two universities involved in the research. Through these questionnaires, we identified, especially, those aspects that negatively affect the provision of course related to the student's profile, the virtual learning environment where the course is hosted, the meetings, the contents and activities, the mentoring and the dropout, and the changes to improve the implementation of the course. The research collaborators are professors of public basic education. To understand the continuing education of teachers, conducted through distance education, using the virtual learning environment, we contextualize this from the nineties, in the context of the Brazilian educational reform took place in that decade. The Media in Education course is presented as a different proposition because it allows teachers to follow different pathways, materialized in the learning cycle. At the end of the study, we conclude that the implementation of this course, of the RN, the conditions for dialogue to happen, specifically, are not given
author2 Andrade, Arnon Alberto Mascarenhas de
author_facet Andrade, Arnon Alberto Mascarenhas de
Bento, Maria Dalvaci
format masterThesis
author Bento, Maria Dalvaci
author_sort Bento, Maria Dalvaci
title Uma visão local de um projeto nacional: o curso mídias na educação
title_short Uma visão local de um projeto nacional: o curso mídias na educação
title_full Uma visão local de um projeto nacional: o curso mídias na educação
title_fullStr Uma visão local de um projeto nacional: o curso mídias na educação
title_full_unstemmed Uma visão local de um projeto nacional: o curso mídias na educação
title_sort uma visão local de um projeto nacional: o curso mídias na educação
publisher Universidade Federal do Rio Grande do Norte
publishDate 2014
url https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/14445
work_keys_str_mv AT bentomariadalvaci umavisaolocaldeumprojetonacionalocursomidiasnaeducacao
_version_ 1773967232092602368
spelling ri-123456789-144452017-11-02T00:55:01Z Uma visão local de um projeto nacional: o curso mídias na educação Bento, Maria Dalvaci Andrade, Arnon Alberto Mascarenhas de http://lattes.cnpq.br/3274917486378391 http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4798285U5 Tavares, Otávio Augusto de Araújo Araujo, Sandra Kelly de http://lattes.cnpq.br/7027607396877603 Educação a distância Formação de professores Ambiente virtual de aprendizagem Distance learning Teacher training Virtual learning environment CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO The essay "A local view of a national project: the course in Media Education" presents a research aimed at analyzing how the course Media in Education is being implemented by both Federal University of Rio Grande do Norte and State University of Rio Grande do Norte, with the intention of pointing out weaknesses in its use, which should be resolved in order to contribute to the design of other courses along these lines. Therefore, we performed a survey in which data collection, have used open questionnaires available in online pages created specifically for this purpose and administered to alumni and former participants, course participants and tutors from the two universities involved in the research. Through these questionnaires, we identified, especially, those aspects that negatively affect the provision of course related to the student's profile, the virtual learning environment where the course is hosted, the meetings, the contents and activities, the mentoring and the dropout, and the changes to improve the implementation of the course. The research collaborators are professors of public basic education. To understand the continuing education of teachers, conducted through distance education, using the virtual learning environment, we contextualize this from the nineties, in the context of the Brazilian educational reform took place in that decade. The Media in Education course is presented as a different proposition because it allows teachers to follow different pathways, materialized in the learning cycle. At the end of the study, we conclude that the implementation of this course, of the RN, the conditions for dialogue to happen, specifically, are not given A dissertação Uma visão local de um projeto nacional: o curso Mídias na Educação apresenta uma pesquisa que visa fazer uma análise de como vem sendo implementado o curso Mídias na Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte e Universidade Estadual do Rio Grande do Norte, com a intenção de apontar lacunas em sua oferta, que devem ser sanadas na perspectiva de contribuir para o desenho de outros cursos nesses moldes. Para tanto, realizamos uma pesquisa participante em que na coleta dos dados, utilizamo-nos de questionários abertos disponibilizados em páginas online criadas, especificamente, para esse fim e respondidos por cursistas que concluíram o curso, cursistas que desistiram bem como tutores das duas universidades envolvidas na pesquisa. Através destes questionários, procuramos identificar, principalmente, os aspectos que interferem de forma negativa na oferta do curso, relacionados ao perfil do cursista, o ambiente virtual de aprendizagem onde o curso está hospedado, os encontros presenciais, os conteúdos e atividades, a tutoria e a evasão, assim como as mudanças para melhorar a implementação do curso. Os colaboradores da pesquisa são professores da educação básica pública do RN. Para entendermos a formação continuada de professores, desenvolvida através da educação a distância, utilizando-se de ambiente virtual de aprendizagem, fizemos uma contextualização desta a partir da década de noventa, no contexto da reforma educacional brasileira ocorrida na referida década. O curso Mídias na Educação se apresenta como uma proposta diferente por possibilitar aos professores seguir diferentes percursos, materializados em ciclos de aprendizagem. Ao final da pesquisa, concluímos que na implementação deste curso, no RN, as condições para que aconteça o diálogo, concretamente, não são dadas 2014-12-17T14:36:31Z 2012-09-27 2014-12-17T14:36:31Z 2011-05-18 masterThesis BENTO, Maria Dalvaci. Uma visão local de um projeto nacional: o curso mídias na educação. 2011. 149 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2011. https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/14445 por Acesso Aberto application/pdf application/pdf Universidade Federal do Rio Grande do Norte BR UFRN Programa de Pós-Graduação em Educação Educação