Ateliês de história e pedagogia da matemática: contribuições para a formação de professores que ensinam matemática nos anos iniciais

This paper presents a discussion about the use of the History of Mathematics as an educational resource and conceptual mediator in the formation of teachers who teach mathematics in the years of elementary school. It was a qualitative action method, in order to show the importance of holding worksho...

ver descrição completa

Na minha lista:
Detalhes bibliográficos
Autor principal: Ferreira, Lúcia Helena Bezerra
Outros Autores: Mendes, Iran Abreu
Formato: doctoralThesis
Idioma:por
Publicado em: Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Assuntos:
Endereço do item:https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/14421
Tags: Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
id ri-123456789-14421
record_format dspace
institution Repositório Institucional
collection RI - UFRN
language por
topic Educação. História e Pedagogia da Matemática. Ensino Fundamental. Formação de Professores
Education. History and Pedagogy of Mathematics. Elementary School. Teacher Training
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
spellingShingle Educação. História e Pedagogia da Matemática. Ensino Fundamental. Formação de Professores
Education. History and Pedagogy of Mathematics. Elementary School. Teacher Training
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Ferreira, Lúcia Helena Bezerra
Ateliês de história e pedagogia da matemática: contribuições para a formação de professores que ensinam matemática nos anos iniciais
description This paper presents a discussion about the use of the History of Mathematics as an educational resource and conceptual mediator in the formation of teachers who teach mathematics in the years of elementary school. It was a qualitative action method, in order to show the importance of holding workshops of History and Pedagogy of Mathematics as contribution to overcome the conceptual difficulties of teaching and teachers regarding the content covered in the course of education and afterwards they have to teach in the early of elementary school. We assume that understanding the historical, social and cultural comprehension as a conceptual and didactic focus effectively nurture the pursuit of a teaching and learning of mathematics students safe and justified in order to contribute to overcoming the difficulties of teaching and learning usually occurred in the classroom of the early years. In this sense, we organized a study group formed by students of Bachelors in Education and Mathematics at the University of Piauí. We developed five training workshops in History and Pedagogy of Mathematics, with a workload of 20 hours each and four follow-up sessions and advicement, totalizing 180 hours. The purpose of workshops was to develop studies on the History of Mathematics that could support the formation of a conceptual and didactic group with a view to prepare teaching materials and activities based on information drawn from undertaken historical studies .The products designed were used in formation of the group itself and will later be used in training teachers of public school in Teresina, in the form of workshop of History and Pedagogy of Mathematics in order to overcome problems arising from teaching and conceptual this education degree in Education Based on the obtained informations it was possible to suggest new referrals procedural level of education and university extension that may contribute to the reorientation of initial and continuing training of teachers in the early years elementary school
author2 Mendes, Iran Abreu
author_facet Mendes, Iran Abreu
Ferreira, Lúcia Helena Bezerra
format doctoralThesis
author Ferreira, Lúcia Helena Bezerra
author_sort Ferreira, Lúcia Helena Bezerra
title Ateliês de história e pedagogia da matemática: contribuições para a formação de professores que ensinam matemática nos anos iniciais
title_short Ateliês de história e pedagogia da matemática: contribuições para a formação de professores que ensinam matemática nos anos iniciais
title_full Ateliês de história e pedagogia da matemática: contribuições para a formação de professores que ensinam matemática nos anos iniciais
title_fullStr Ateliês de história e pedagogia da matemática: contribuições para a formação de professores que ensinam matemática nos anos iniciais
title_full_unstemmed Ateliês de história e pedagogia da matemática: contribuições para a formação de professores que ensinam matemática nos anos iniciais
title_sort ateliês de história e pedagogia da matemática: contribuições para a formação de professores que ensinam matemática nos anos iniciais
publisher Universidade Federal do Rio Grande do Norte
publishDate 2014
url https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/14421
work_keys_str_mv AT ferreiraluciahelenabezerra ateliesdehistoriaepedagogiadamatematicacontribuicoesparaaformacaodeprofessoresqueensinammatematicanosanosiniciais
_version_ 1773966019794042880
spelling ri-123456789-144212019-08-04T05:19:42Z Ateliês de história e pedagogia da matemática: contribuições para a formação de professores que ensinam matemática nos anos iniciais Ferreira, Lúcia Helena Bezerra Mendes, Iran Abreu http://lattes.cnpq.br/0287865024067821 http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4704236U8 Quaresma, João Cláudio Brandemberg http://lattes.cnpq.br/3873561463033176 Moura, Maria da Glória Carvalho http://lattes.cnpq.br/7771877551818435 Brito, Antonia Edna http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4138897Y2 Fossa, John Andrew http://lattes.cnpq.br/2466525106349625 Sousa, Giselle Costa de http://lattes.cnpq.br/1300121866958282 Educação. História e Pedagogia da Matemática. Ensino Fundamental. Formação de Professores Education. History and Pedagogy of Mathematics. Elementary School. Teacher Training CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO This paper presents a discussion about the use of the History of Mathematics as an educational resource and conceptual mediator in the formation of teachers who teach mathematics in the years of elementary school. It was a qualitative action method, in order to show the importance of holding workshops of History and Pedagogy of Mathematics as contribution to overcome the conceptual difficulties of teaching and teachers regarding the content covered in the course of education and afterwards they have to teach in the early of elementary school. We assume that understanding the historical, social and cultural comprehension as a conceptual and didactic focus effectively nurture the pursuit of a teaching and learning of mathematics students safe and justified in order to contribute to overcoming the difficulties of teaching and learning usually occurred in the classroom of the early years. In this sense, we organized a study group formed by students of Bachelors in Education and Mathematics at the University of Piauí. We developed five training workshops in History and Pedagogy of Mathematics, with a workload of 20 hours each and four follow-up sessions and advicement, totalizing 180 hours. The purpose of workshops was to develop studies on the History of Mathematics that could support the formation of a conceptual and didactic group with a view to prepare teaching materials and activities based on information drawn from undertaken historical studies .The products designed were used in formation of the group itself and will later be used in training teachers of public school in Teresina, in the form of workshop of History and Pedagogy of Mathematics in order to overcome problems arising from teaching and conceptual this education degree in Education Based on the obtained informations it was possible to suggest new referrals procedural level of education and university extension that may contribute to the reorientation of initial and continuing training of teachers in the early years elementary school Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior O presente trabalho apresenta uma discussão a respeito da utilização da História da Matemática como um recurso mediador didático e conceitual, na formação de professores que ensinam Matemática nos anos iniciais do Ensino Fundamental. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, na modalidade pesquisa-ação, com o intuito de mostrar a importância da realização de Ateliês de História e Pedagogia da Matemática como contribuição na superação das dificuldades didáticas e conceituais desses professores com relação aos conteúdos abordados no Curso de Pedagogia, e que, posteriormente, eles têm de ensinar nos anos iniciais do Ensino Fundamental. Deste modo, partimos do princípio de que a compreensão histórica, social e cultural, sob um enfoque conceitual e didático, oportuniza aos alunos, de forma efetiva, o exercício seguro e justificado do ensino e aprendizagem da Matemática, de modo a contribuir para a superação das dificuldades de ensino e de aprendizagem, costumeiramente ocorridas nas salas de aula dos anos iniciais. Neste sentido, organizamos um grupo de estudos, formados por alunos de Licenciatura em Pedagogia e em Matemática da Universidade Federal do Piauí, desenvolvemos cinco ateliês formativos em História e Pedagogia da Matemática, com carga horária de 20 horas cada um e quatro sessões de acompanhamento e assessoramento, perfazendo um total de 180 horas. A finalidade dos ateliês foi desenvolver estudos sobre a história da Matemática que pudessem subsidiar a formação conceitual e didática de um grupo de alunos das licenciaturas em Matemática e Pedagogia, com vistas à elaboração de materiais didáticos e atividades baseadas nas informações extraídas dos estudos históricos realizados. Os produtos finais elaboradas foram utilizados na formação do próprio grupo, para, posteriormente, serem aplicados à formação de professores da rede pública de ensino de Teresina, na forma de um ateliê de História e Pedagogia da Matemática, visando superar problemas didáticos e conceituais decorrentes de sua formação de Licenciatura em Pedagogia. Com base nas informações obtidas, sugerimos novos encaminhamentos processuais em nível de ensino e extensão universitária que possam contribuir para a reorientação da formação inicial e continuada dos professores dos anos iniciais do Ensino Fundamental. Palavras-chaves: Educação. História e Pedagogia da Matemática. Ensino Fundamental. Formação de Professores 2014-12-17T14:36:29Z 2013-04-15 2014-12-17T14:36:29Z 2011-12-28 doctoralThesis FERREIRA, Lúcia Helena Bezerra. Ateliês de história e pedagogia da matemática: contribuições para a formação de professores que ensinam matemática nos anos iniciais. 2011. 216 f. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2011. https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/14421 por Acesso Aberto application/pdf application/pdf Universidade Federal do Rio Grande do Norte BR UFRN Programa de Pós-Graduação em Educação Educação