Construindo um modelo de referência ao despertar do interesse dos sujeitos em projetos educativos em ambiente on-line

This dissertation was written for the making of a model to be used as reference to the construction and diagnoses of educational projects in on-line environments. The model approaches a series of characteristics, technical and humans, which if considered can increase the potential of awake the inter...

ver descrição completa

Na minha lista:
Detalhes bibliográficos
Autor principal: Freire, Eugênio Paccelli Aguiar
Outros Autores: Andrade, Arnon Alberto Mascarenhas de
Formato: Dissertação
Idioma:por
Publicado em: Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Assuntos:
Endereço do item:https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/14416
Tags: Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
id ri-123456789-14416
record_format dspace
institution Repositório Institucional
collection RI - UFRN
language por
topic Tecnologia educacional
Educação em ambiente on-line
Modelo de referência
Interesse educativo
Educational technology
On-line education
Reference model
Educational interest
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
spellingShingle Tecnologia educacional
Educação em ambiente on-line
Modelo de referência
Interesse educativo
Educational technology
On-line education
Reference model
Educational interest
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Freire, Eugênio Paccelli Aguiar
Construindo um modelo de referência ao despertar do interesse dos sujeitos em projetos educativos em ambiente on-line
description This dissertation was written for the making of a model to be used as reference to the construction and diagnoses of educational projects in on-line environments. The model approaches a series of characteristics, technical and humans, which if considered can increase the potential of awake the interests to the active use of these projects for the students and build conditions to the development of an active posture by the students, fundamental factor to the educational advances. Focused in the students, not in the technology in use, we propose this model as a guide, reference to be used in a critical way in relation with every educational context. This research was made from the qualitative category, trough the method of study of case, using as reference to the analysis the use of the website guanabara.info - website outside of the school context - by it users, heard through the internet, by the use of semi-opened interview, in a data taken of the primary type. We follow as theoretical references Paulo Freire´s work, considering his vision of education and the building of knowledge as a process which occurs between man, and Celestín Freinet, in his pedagogy of humanized and critical insertion of the technologies in the school. At the end, we show the practical utilization of the model constructed using it for the diagnostics of an educational project in the on-line educational environmental moodle
author2 Andrade, Arnon Alberto Mascarenhas de
author_facet Andrade, Arnon Alberto Mascarenhas de
Freire, Eugênio Paccelli Aguiar
format masterThesis
author Freire, Eugênio Paccelli Aguiar
author_sort Freire, Eugênio Paccelli Aguiar
title Construindo um modelo de referência ao despertar do interesse dos sujeitos em projetos educativos em ambiente on-line
title_short Construindo um modelo de referência ao despertar do interesse dos sujeitos em projetos educativos em ambiente on-line
title_full Construindo um modelo de referência ao despertar do interesse dos sujeitos em projetos educativos em ambiente on-line
title_fullStr Construindo um modelo de referência ao despertar do interesse dos sujeitos em projetos educativos em ambiente on-line
title_full_unstemmed Construindo um modelo de referência ao despertar do interesse dos sujeitos em projetos educativos em ambiente on-line
title_sort construindo um modelo de referência ao despertar do interesse dos sujeitos em projetos educativos em ambiente on-line
publisher Universidade Federal do Rio Grande do Norte
publishDate 2014
url https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/14416
work_keys_str_mv AT freireeugeniopaccelliaguiar construindoummodelodereferenciaaodespertardointeressedossujeitosemprojetoseducativosemambienteonline
_version_ 1773965052819275776
spelling ri-123456789-144162017-11-02T01:33:37Z Construindo um modelo de referência ao despertar do interesse dos sujeitos em projetos educativos em ambiente on-line Freire, Eugênio Paccelli Aguiar Andrade, Arnon Alberto Mascarenhas de http://lattes.cnpq.br/6494297323272628 http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4798285U5 Aquino, Miriam de Albuquerque http://lattes.cnpq.br/2023496822513593 Pereira, Francisco de Assis Tecnologia educacional Educação em ambiente on-line Modelo de referência Interesse educativo Educational technology On-line education Reference model Educational interest CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO This dissertation was written for the making of a model to be used as reference to the construction and diagnoses of educational projects in on-line environments. The model approaches a series of characteristics, technical and humans, which if considered can increase the potential of awake the interests to the active use of these projects for the students and build conditions to the development of an active posture by the students, fundamental factor to the educational advances. Focused in the students, not in the technology in use, we propose this model as a guide, reference to be used in a critical way in relation with every educational context. This research was made from the qualitative category, trough the method of study of case, using as reference to the analysis the use of the website guanabara.info - website outside of the school context - by it users, heard through the internet, by the use of semi-opened interview, in a data taken of the primary type. We follow as theoretical references Paulo Freire´s work, considering his vision of education and the building of knowledge as a process which occurs between man, and Celestín Freinet, in his pedagogy of humanized and critical insertion of the technologies in the school. At the end, we show the practical utilization of the model constructed using it for the diagnostics of an educational project in the on-line educational environmental moodle Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior Esta dissertação foi realizada no intuito da elaboração de um modelo a ser usado como referência na construção e diagnóstico de projetos educativos em ambiente on-line. O modelo aborda uma série de características, técnicas e humanas, que, se trabalhadas, podem ampliar o potencial de despertar o interesse, além da simples obrigação institucional, ao uso desses projetos por parte dos alunos e, por consequência, criar condições propícias ao possível desenvolvimento de uma postura ativa desses, fator fundamental aos avanços educativos. Focando-se nos alunos, e não na tecnologia utilizada, propomos este modelo como guia, referência a ter sua aplicação realizada de forma crítica, relativizada a cada contexto educativo. Esta pesquisa foi realizada a partir da categoria qualitativa, pelo método de observação participante, utilizando como referência às análises o uso dos sujeitos participantes do site "guanabara.info" - site educativo fora do contexto escolar - entrevistados a distância, pela internet, a partir do uso da técnica de entrevista semi-aberta, em uma coleta de dados do tipo primários. Seguimos como referenciais teóricos os trabalhos de Paulo Freire, considerando sua visão de educação e formação do conhecimento como um processo entre os homens, e de Célestin Freinet, em sua pedagogia de inserção humanizada e crítica de tecnologias na escola. Ao final, demonstramos a utilização prática do modelo elaborado aplicando-o ao diagnóstico de um projeto educativo realizado na plataforma on-line moodle 2014-12-17T14:36:28Z 2010-12-17 2014-12-17T14:36:28Z 2010-10-28 masterThesis FREIRE, Eugênio Paccelli Aguiar. Construindo um modelo de referência ao despertar do interesse dos sujeitos em projetos educativos em ambiente on-line. 2010. 216 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2010. https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/14416 por Acesso Aberto application/pdf application/pdf Universidade Federal do Rio Grande do Norte BR UFRN Programa de Pós-Graduação em Educação Educação