Compreendendo a educação para a inclusão digital: uma análise dos sentidos atribuidos pelos monitores das escolas de inclusão digital e cidadania da EMATER-RN

According to the methodological presuppositions of the understanding interview (KAUFMAAN, 1996), the present work aims to understand the Digital Inclusion starting from the oral speeches of eight monitors of Digital Inclusion and Citizenship Schools of the Technical Assistance and Rural Extension Co...

ver descrição completa

Na minha lista:
Detalhes bibliográficos
Autor principal: Liberato, Antonio Carlos Teixeira
Outros Autores: Coelho, Maria das Graças Pinto
Formato: Dissertação
Idioma:por
Publicado em: Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Assuntos:
Endereço do item:https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/14373
Tags: Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
id ri-123456789-14373
record_format dspace
institution Repositório Institucional
collection RI - UFRN
language por
topic Inclusão digital
formação social
cidadania
monitor
Digital inclusion
social formation
citizenship
monitor
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
spellingShingle Inclusão digital
formação social
cidadania
monitor
Digital inclusion
social formation
citizenship
monitor
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Liberato, Antonio Carlos Teixeira
Compreendendo a educação para a inclusão digital: uma análise dos sentidos atribuidos pelos monitores das escolas de inclusão digital e cidadania da EMATER-RN
description According to the methodological presuppositions of the understanding interview (KAUFMAAN, 1996), the present work aims to understand the Digital Inclusion starting from the oral speeches of eight monitors of Digital Inclusion and Citizenship Schools of the Technical Assistance and Rural Extension Company EMATER, located in municipal districts that belong to six regions of the state of Rio Grande do Norte. It also had the intention to analyze it (the Digital Inclusion), while educational process and its relation with the citizenship. In its first part, an analysis of the discussions about digital inclusion was developed, and a reflection about the new technologies in current times, followed by a contextualization of the rural space and the methodological course of the study, when its guiding axis and the travelled roads were presented, where the object of study is built slowly and progressively through a theoretical elaboration that increases day by day, as of the technologies forged in the field of research and formation of the subject. The second part presents the study of the collected information, that is organized in three chapters denominated as follows: Conceptions of the local context; What does digital inclusion mean? and The monitor as an educator. The reports do evidence a peculiar dissatisfaction with the social reality where they are found, that contradicts the positive reflections and perspectives of the studied authors, once that, within the actual conjuncture, the rural space has acquired another meaning, no longer being seen as a far late place. By trying to define the digital inclusion, the monitors make an association with change, the access to knowledge, active participation in society and improvement of the life conditions. Here a mission sense stands out, related to the ideological precept, which has been managing its activities. Towards the monitor‟s relation within the classroom, the senses evidence how they are and how they have been developing their daily activities. Tensions, fears and insecurities are identified, but at the same time, a compromise. The final considerations implicate to the need of reorientations in the formative process of this professionals, detaching the importance of their activities while agents of inclusion and social transformation
author2 Coelho, Maria das Graças Pinto
author_facet Coelho, Maria das Graças Pinto
Liberato, Antonio Carlos Teixeira
format masterThesis
author Liberato, Antonio Carlos Teixeira
author_sort Liberato, Antonio Carlos Teixeira
title Compreendendo a educação para a inclusão digital: uma análise dos sentidos atribuidos pelos monitores das escolas de inclusão digital e cidadania da EMATER-RN
title_short Compreendendo a educação para a inclusão digital: uma análise dos sentidos atribuidos pelos monitores das escolas de inclusão digital e cidadania da EMATER-RN
title_full Compreendendo a educação para a inclusão digital: uma análise dos sentidos atribuidos pelos monitores das escolas de inclusão digital e cidadania da EMATER-RN
title_fullStr Compreendendo a educação para a inclusão digital: uma análise dos sentidos atribuidos pelos monitores das escolas de inclusão digital e cidadania da EMATER-RN
title_full_unstemmed Compreendendo a educação para a inclusão digital: uma análise dos sentidos atribuidos pelos monitores das escolas de inclusão digital e cidadania da EMATER-RN
title_sort compreendendo a educação para a inclusão digital: uma análise dos sentidos atribuidos pelos monitores das escolas de inclusão digital e cidadania da emater-rn
publisher Universidade Federal do Rio Grande do Norte
publishDate 2014
url https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/14373
work_keys_str_mv AT liberatoantoniocarlosteixeira compreendendoaeducacaoparaainclusaodigitalumaanalisedossentidosatribuidospelosmonitoresdasescolasdeinclusaodigitalecidadaniadaematerrn
_version_ 1773959918867447808
spelling ri-123456789-143732017-11-01T22:37:32Z Compreendendo a educação para a inclusão digital: uma análise dos sentidos atribuidos pelos monitores das escolas de inclusão digital e cidadania da EMATER-RN Liberato, Antonio Carlos Teixeira Coelho, Maria das Graças Pinto http://lattes.cnpq.br/3997047974075434 http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4704292T6 Silva, Aldenor Gomes da http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/index.jsp Silva, Rosália de Fátima e http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4794938U8 Pereira, Francisco de Assis Inclusão digital formação social cidadania monitor Digital inclusion social formation citizenship monitor CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO According to the methodological presuppositions of the understanding interview (KAUFMAAN, 1996), the present work aims to understand the Digital Inclusion starting from the oral speeches of eight monitors of Digital Inclusion and Citizenship Schools of the Technical Assistance and Rural Extension Company EMATER, located in municipal districts that belong to six regions of the state of Rio Grande do Norte. It also had the intention to analyze it (the Digital Inclusion), while educational process and its relation with the citizenship. In its first part, an analysis of the discussions about digital inclusion was developed, and a reflection about the new technologies in current times, followed by a contextualization of the rural space and the methodological course of the study, when its guiding axis and the travelled roads were presented, where the object of study is built slowly and progressively through a theoretical elaboration that increases day by day, as of the technologies forged in the field of research and formation of the subject. The second part presents the study of the collected information, that is organized in three chapters denominated as follows: Conceptions of the local context; What does digital inclusion mean? and The monitor as an educator. The reports do evidence a peculiar dissatisfaction with the social reality where they are found, that contradicts the positive reflections and perspectives of the studied authors, once that, within the actual conjuncture, the rural space has acquired another meaning, no longer being seen as a far late place. By trying to define the digital inclusion, the monitors make an association with change, the access to knowledge, active participation in society and improvement of the life conditions. Here a mission sense stands out, related to the ideological precept, which has been managing its activities. Towards the monitor‟s relation within the classroom, the senses evidence how they are and how they have been developing their daily activities. Tensions, fears and insecurities are identified, but at the same time, a compromise. The final considerations implicate to the need of reorientations in the formative process of this professionals, detaching the importance of their activities while agents of inclusion and social transformation O presente trabalho objetivou, seguindo os pressupostos metodológicos da análise compreensiva do discurso, compreender a inclusão digital a partir dos discursos orais de oito monitores de Escolas de Inclusão Digital e Cidadania da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural EMATER, situadas em municípios pertencentes a seis regiões do estado do Rio Grande do Norte. Também teve a intenção de analisá-la enquanto processo educativo e sua relação com a cidadania. Na primeira parte do trabalho, foi desenvolvida uma breve retrospectiva histórica em que se encontram as discussões sobre a inclusão digital, que caminha para uma reflexão sobre as novas tecnologias na contemporaneidade, seguido de uma contextualização sobre o espaço rural e do percurso metodológico da pesquisa, quando apresentaram-se seus eixos norteadores e os caminhos percorridos, onde objeto de estudo se constrói pouco a pouco por meio de uma elaboração teórica que aumenta dia a dia, a partir das hipóteses forjadas no campo da pesquisa e da palavra dos sujeitos. A segunda parte do trabalho apresenta o estudo dos dados coletados organizados em três capítulos:concepções do contexto local;o que significa inclusão digital? e o monitor como um educador. Os relatos evidenciaram uma peculiar insatisfação com a realidade social onde vivem, que contradiz as reflexões e perspectivas positivas dos autores estudados,uma vez que na atual conjuntura, o espaço rural vem sendo ressignificado, deixando de ser visto como um lugar atrasado. Ao tentarem definir inclusão digital, os monitores fazem uma associação com mudança, o acesso ao conhecimento, participação ativa na sociedade e melhoria das condições de vida. Destaca-se um sentido de missão que tem relação com o preceito ideológico, o qual vem regendo suas atividades. Em relação à atuação do monitor em sala de aula, os sentidos evidenciam como são e como estão desempenhando suas atividades diárias. Identificam-se tensões, medos, inseguranças, mas ao mesmo tempo, um comprometimento. As considerações finais implicam analisar os sentidos que os monitores atribuíram a inclusão digital e assinala para a necessidade de reorientações no processo formativo dos monitores, destacando a importância das suas atividades enquanto agentes de inclusão e transformação social 2014-12-17T14:36:23Z 2010-08-20 2014-12-17T14:36:23Z 2010-05-13 masterThesis LIBERATO, Antonio Carlos Teixeira. Compreendendo a educação para a inclusão digital: uma análise dos sentidos atribuidos pelos monitores das escolas de inclusão digital e cidadania da EMATER-RN. 2010. 133 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2010. https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/14373 por Acesso Aberto application/pdf application/pdf Universidade Federal do Rio Grande do Norte BR UFRN Programa de Pós-Graduação em Educação Educação