Círculo de ação-reflexão-ação: uma possibilidade praxiológica para a prática pedagógica da formação problematizadora de professores
Considering the dialogue as a gnosiological act and teachers as a researchers of their own practice, this thesis deals with the contribution of Paulo Freire thoughts to teacher s formation process. The study was made over an intervention carried out at a regular Pedagogy Course, however directed to...
Na minha lista:
Autor principal: | |
---|---|
Outros Autores: | |
Formato: | doctoralThesis |
Idioma: | por |
Publicado em: |
Universidade Federal do Rio Grande do Norte
|
Assuntos: | |
Endereço do item: | https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/14362 |
Tags: |
Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
|
id |
ri-123456789-14362 |
---|---|
record_format |
dspace |
institution |
Repositório Institucional |
collection |
RI - UFRN |
language |
por |
topic |
Paulo Freire Formação de professores Diálogo Problematização Conscientização Paulo Freire Teacher s formation Dialogue Problematization conscientization CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
spellingShingle |
Paulo Freire Formação de professores Diálogo Problematização Conscientização Paulo Freire Teacher s formation Dialogue Problematization conscientization CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO Nascimento, Hostina Maria Ferreira do Círculo de ação-reflexão-ação: uma possibilidade praxiológica para a prática pedagógica da formação problematizadora de professores |
description |
Considering the dialogue as a gnosiological act and teachers as a researchers of
their own practice, this thesis deals with the contribution of Paulo Freire thoughts to
teacher s formation process. The study was made over an intervention carried out at
a regular Pedagogy Course, however directed to teachers on duty inside a program
called PROFOMAÇÃO (Special program for professional formation on Basic
Education) promoted by Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN).
From Freire s ideas of problematizing education, action and reflection dialectics,
conscientization and from the analysis of the course itself, I support the idea that the
dynamics of collective construction of knowledge- three pedagogical moments
(ANGOTTI, DELIZOICOV e PERNAMBUCO) when intermediated by individual
reflection, provided by written register, permits the development of three important
dimensions of knowledge about pedagogical practice; observation and selfobservation;
understanding the theories witch grounds the action; and theorization.
By these means, initial and permanent teacher s formation could materialize its
political commitment in a concrete action of collective and participative act of
conscientization and transformation of the reality of pedagogical practice at school
ground, developing itself as a truly circle of action and reflection |
author2 |
Pernambuco, Marta Maria Castanho Almeida |
author_facet |
Pernambuco, Marta Maria Castanho Almeida Nascimento, Hostina Maria Ferreira do |
format |
doctoralThesis |
author |
Nascimento, Hostina Maria Ferreira do |
author_sort |
Nascimento, Hostina Maria Ferreira do |
title |
Círculo de ação-reflexão-ação: uma possibilidade praxiológica para
a prática pedagógica da formação problematizadora de professores |
title_short |
Círculo de ação-reflexão-ação: uma possibilidade praxiológica para
a prática pedagógica da formação problematizadora de professores |
title_full |
Círculo de ação-reflexão-ação: uma possibilidade praxiológica para
a prática pedagógica da formação problematizadora de professores |
title_fullStr |
Círculo de ação-reflexão-ação: uma possibilidade praxiológica para
a prática pedagógica da formação problematizadora de professores |
title_full_unstemmed |
Círculo de ação-reflexão-ação: uma possibilidade praxiológica para
a prática pedagógica da formação problematizadora de professores |
title_sort |
círculo de ação-reflexão-ação: uma possibilidade praxiológica para
a prática pedagógica da formação problematizadora de professores |
publisher |
Universidade Federal do Rio Grande do Norte |
publishDate |
2014 |
url |
https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/14362 |
work_keys_str_mv |
AT nascimentohostinamariaferreirado circulodeacaoreflexaoacaoumapossibilidadepraxiologicaparaapraticapedagogicadaformacaoproblematizadoradeprofessores |
_version_ |
1773958537209184256 |
spelling |
ri-123456789-143622017-11-02T00:08:44Z Círculo de ação-reflexão-ação: uma possibilidade praxiológica para a prática pedagógica da formação problematizadora de professores Nascimento, Hostina Maria Ferreira do Pernambuco, Marta Maria Castanho Almeida http://lattes.cnpq.br/6441332554593185 http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4780490E9 Silva, Antonio Fernando Gouvêa da http://lattes.cnpq.br/9621931288117213 Santiago, Maria Eliete http://lattes.cnpq.br/6348134383110052 Ferreira, Maria Salonilde http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4787859Y0 Silva, Rosália de Fátima e http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4794938U8 Paulo Freire Formação de professores Diálogo Problematização Conscientização Paulo Freire Teacher s formation Dialogue Problematization conscientization CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO Considering the dialogue as a gnosiological act and teachers as a researchers of their own practice, this thesis deals with the contribution of Paulo Freire thoughts to teacher s formation process. The study was made over an intervention carried out at a regular Pedagogy Course, however directed to teachers on duty inside a program called PROFOMAÇÃO (Special program for professional formation on Basic Education) promoted by Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN). From Freire s ideas of problematizing education, action and reflection dialectics, conscientization and from the analysis of the course itself, I support the idea that the dynamics of collective construction of knowledge- three pedagogical moments (ANGOTTI, DELIZOICOV e PERNAMBUCO) when intermediated by individual reflection, provided by written register, permits the development of three important dimensions of knowledge about pedagogical practice; observation and selfobservation; understanding the theories witch grounds the action; and theorization. By these means, initial and permanent teacher s formation could materialize its political commitment in a concrete action of collective and participative act of conscientization and transformation of the reality of pedagogical practice at school ground, developing itself as a truly circle of action and reflection Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior Considerando o diálogo como um ato gnosiológico e o professor como um pesquisador de sua prática, esta tese aborda a contribuição do pensamento de Paulo Freire para a formação de professores, analisando uma intervenção realizada no Curso de Pedagogia voltado para a formação de professores em serviço através do Programa Especial de Formação Profissional Para a Educação Básica (PROFORMAÇÃO) da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN). A partir das ideias freireanas de educação problematizadora, ação-reflexão-ação, conscientização e da análise da intervenção, defendo que a dinâmica de construção coletiva de conhecimentos - três momentos pedagógicos, conforme José André Angotti, Demétrio Delizoicov e Marta Pernambuco - quando intermediada pela reflexão individual proporcionada pelo registro escrito, permite o desenvolvimento de três importantes dimensões do conhecimento sobre a prática pedagógica: a observação e auto-observação; a compreensão das teorias que fundamentam a ação; e a teorização. Assim, a formação inicial e permanente de professores pode materializar seu compromisso político numa ação concreta, coletiva e participativa de conscientização e transformação da realidade da prática pedagógica na escola, desenvolvendo-se como um verdadeiro círculo de ação-reflexão-ação 2014-12-17T14:36:21Z 2012-05-07 2014-12-17T14:36:21Z 2011-08-15 doctoralThesis NASCIMENTO, Hostina Maria Ferreira do. Círculo de ação-reflexão-ação: uma possibilidade praxiológica para a prática pedagógica da formação problematizadora de professores. 2011. 212 f. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2011. https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/14362 por Acesso Aberto application/pdf application/pdf Universidade Federal do Rio Grande do Norte BR UFRN Programa de Pós-Graduação em Educação Educação |