Círculo de ação-reflexão-ação: uma possibilidade praxiológica para a prática pedagógica da formação problematizadora de professores

Considering the dialogue as a gnosiological act and teachers as a researchers of their own practice, this thesis deals with the contribution of Paulo Freire thoughts to teacher s formation process. The study was made over an intervention carried out at a regular Pedagogy Course, however directed to...

ver descrição completa

Na minha lista:
Detalhes bibliográficos
Autor principal: Nascimento, Hostina Maria Ferreira do
Outros Autores: Pernambuco, Marta Maria Castanho Almeida
Formato: doctoralThesis
Idioma:por
Publicado em: Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Assuntos:
Endereço do item:https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/14362
Tags: Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
id ri-123456789-14362
record_format dspace
institution Repositório Institucional
collection RI - UFRN
language por
topic Paulo Freire
Formação de professores
Diálogo
Problematização
Conscientização
Paulo Freire
Teacher s formation
Dialogue
Problematization
conscientization
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
spellingShingle Paulo Freire
Formação de professores
Diálogo
Problematização
Conscientização
Paulo Freire
Teacher s formation
Dialogue
Problematization
conscientization
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Nascimento, Hostina Maria Ferreira do
Círculo de ação-reflexão-ação: uma possibilidade praxiológica para a prática pedagógica da formação problematizadora de professores
description Considering the dialogue as a gnosiological act and teachers as a researchers of their own practice, this thesis deals with the contribution of Paulo Freire thoughts to teacher s formation process. The study was made over an intervention carried out at a regular Pedagogy Course, however directed to teachers on duty inside a program called PROFOMAÇÃO (Special program for professional formation on Basic Education) promoted by Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN). From Freire s ideas of problematizing education, action and reflection dialectics, conscientization and from the analysis of the course itself, I support the idea that the dynamics of collective construction of knowledge- three pedagogical moments (ANGOTTI, DELIZOICOV e PERNAMBUCO) when intermediated by individual reflection, provided by written register, permits the development of three important dimensions of knowledge about pedagogical practice; observation and selfobservation; understanding the theories witch grounds the action; and theorization. By these means, initial and permanent teacher s formation could materialize its political commitment in a concrete action of collective and participative act of conscientization and transformation of the reality of pedagogical practice at school ground, developing itself as a truly circle of action and reflection
author2 Pernambuco, Marta Maria Castanho Almeida
author_facet Pernambuco, Marta Maria Castanho Almeida
Nascimento, Hostina Maria Ferreira do
format doctoralThesis
author Nascimento, Hostina Maria Ferreira do
author_sort Nascimento, Hostina Maria Ferreira do
title Círculo de ação-reflexão-ação: uma possibilidade praxiológica para a prática pedagógica da formação problematizadora de professores
title_short Círculo de ação-reflexão-ação: uma possibilidade praxiológica para a prática pedagógica da formação problematizadora de professores
title_full Círculo de ação-reflexão-ação: uma possibilidade praxiológica para a prática pedagógica da formação problematizadora de professores
title_fullStr Círculo de ação-reflexão-ação: uma possibilidade praxiológica para a prática pedagógica da formação problematizadora de professores
title_full_unstemmed Círculo de ação-reflexão-ação: uma possibilidade praxiológica para a prática pedagógica da formação problematizadora de professores
title_sort círculo de ação-reflexão-ação: uma possibilidade praxiológica para a prática pedagógica da formação problematizadora de professores
publisher Universidade Federal do Rio Grande do Norte
publishDate 2014
url https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/14362
work_keys_str_mv AT nascimentohostinamariaferreirado circulodeacaoreflexaoacaoumapossibilidadepraxiologicaparaapraticapedagogicadaformacaoproblematizadoradeprofessores
_version_ 1773958537209184256
spelling ri-123456789-143622017-11-02T00:08:44Z Círculo de ação-reflexão-ação: uma possibilidade praxiológica para a prática pedagógica da formação problematizadora de professores Nascimento, Hostina Maria Ferreira do Pernambuco, Marta Maria Castanho Almeida http://lattes.cnpq.br/6441332554593185 http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4780490E9 Silva, Antonio Fernando Gouvêa da http://lattes.cnpq.br/9621931288117213 Santiago, Maria Eliete http://lattes.cnpq.br/6348134383110052 Ferreira, Maria Salonilde http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4787859Y0 Silva, Rosália de Fátima e http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4794938U8 Paulo Freire Formação de professores Diálogo Problematização Conscientização Paulo Freire Teacher s formation Dialogue Problematization conscientization CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO Considering the dialogue as a gnosiological act and teachers as a researchers of their own practice, this thesis deals with the contribution of Paulo Freire thoughts to teacher s formation process. The study was made over an intervention carried out at a regular Pedagogy Course, however directed to teachers on duty inside a program called PROFOMAÇÃO (Special program for professional formation on Basic Education) promoted by Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN). From Freire s ideas of problematizing education, action and reflection dialectics, conscientization and from the analysis of the course itself, I support the idea that the dynamics of collective construction of knowledge- three pedagogical moments (ANGOTTI, DELIZOICOV e PERNAMBUCO) when intermediated by individual reflection, provided by written register, permits the development of three important dimensions of knowledge about pedagogical practice; observation and selfobservation; understanding the theories witch grounds the action; and theorization. By these means, initial and permanent teacher s formation could materialize its political commitment in a concrete action of collective and participative act of conscientization and transformation of the reality of pedagogical practice at school ground, developing itself as a truly circle of action and reflection Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior Considerando o diálogo como um ato gnosiológico e o professor como um pesquisador de sua prática, esta tese aborda a contribuição do pensamento de Paulo Freire para a formação de professores, analisando uma intervenção realizada no Curso de Pedagogia voltado para a formação de professores em serviço através do Programa Especial de Formação Profissional Para a Educação Básica (PROFORMAÇÃO) da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN). A partir das ideias freireanas de educação problematizadora, ação-reflexão-ação, conscientização e da análise da intervenção, defendo que a dinâmica de construção coletiva de conhecimentos - três momentos pedagógicos, conforme José André Angotti, Demétrio Delizoicov e Marta Pernambuco - quando intermediada pela reflexão individual proporcionada pelo registro escrito, permite o desenvolvimento de três importantes dimensões do conhecimento sobre a prática pedagógica: a observação e auto-observação; a compreensão das teorias que fundamentam a ação; e a teorização. Assim, a formação inicial e permanente de professores pode materializar seu compromisso político numa ação concreta, coletiva e participativa de conscientização e transformação da realidade da prática pedagógica na escola, desenvolvendo-se como um verdadeiro círculo de ação-reflexão-ação 2014-12-17T14:36:21Z 2012-05-07 2014-12-17T14:36:21Z 2011-08-15 doctoralThesis NASCIMENTO, Hostina Maria Ferreira do. Círculo de ação-reflexão-ação: uma possibilidade praxiológica para a prática pedagógica da formação problematizadora de professores. 2011. 212 f. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2011. https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/14362 por Acesso Aberto application/pdf application/pdf Universidade Federal do Rio Grande do Norte BR UFRN Programa de Pós-Graduação em Educação Educação