Possibilidades de exploração da história da ciência na formação do professor de matemática: mobilizando saberes a partir da obra de Nicolau Copérnico de revolutionibus orbium coelestium

This study aims to analyze the implications that the knowledge of an important work for the History of Science, De revolutionibus orbium coelestium , by Nicholas Copernicus, can bring for the formation of Mathematics professors. The study focuses on Book I of Copernicus s work, where, in the final...

ver descrição completa

Na minha lista:
Detalhes bibliográficos
Autor principal: Mendes, Maria José de Freitas
Outros Autores: Morey, Bernadete Barbosa
Formato: doctoralThesis
Idioma:por
Publicado em: Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Assuntos:
Endereço do item:https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/14282
Tags: Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
id ri-123456789-14282
record_format dspace
institution Repositório Institucional
collection RI - UFRN
language por
topic Formação do professor de Matemática
História da Ciência e da Matemática
Nicolau Copérnico
Formation of Mathematics professors
History of Science and of Mathematics
Nicholas Copernicus work
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
spellingShingle Formação do professor de Matemática
História da Ciência e da Matemática
Nicolau Copérnico
Formation of Mathematics professors
History of Science and of Mathematics
Nicholas Copernicus work
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Mendes, Maria José de Freitas
Possibilidades de exploração da história da ciência na formação do professor de matemática: mobilizando saberes a partir da obra de Nicolau Copérnico de revolutionibus orbium coelestium
description This study aims to analyze the implications that the knowledge of an important work for the History of Science, De revolutionibus orbium coelestium , by Nicholas Copernicus, can bring for the formation of Mathematics professors. The study focuses on Book I of Copernicus s work, where, in the final part, is found the Table of the Subtense Straight Lines in a Circle, a true sine table constructed by the author. The study considers two theoretical references, the History of Science and of Mathematics, in the professor s formation searched amongst others in Miguel and Miorm, Brito, Neves and Martins, and Radford, and the necessary teaching knowledge professors mst have, on the basis of Gauthier, Schulman and Imbernón amongst others, through which it is established a net of knowledge grouped in dimensions such as mathematical, psycho pedagogical, cultural and practical diversity, that guide the study analysis. In the search for more necessary elements to enrich the analysis, beyond the theoretical research in Book I, it is carried through, with under graduation pupils, future Math professors, the construction of a sine table following the project used in De revolutionibus . The study still makes a description of the life and work of Nicholas Copernicus, detaching the historical context where the author lived and the conceptions about the Universe existing at that time. The research reveals that the studied work is an important source of culture, able to provide to the Mathematics professor in formation, beyond the conceptual and procedural mathematical knowledge, a cultural knowledge that allows him to be opened to the knowledge of other areas that not his specific area, and so to acquire knowledge about the world history, the development of sciences and of the society
author2 Morey, Bernadete Barbosa
author_facet Morey, Bernadete Barbosa
Mendes, Maria José de Freitas
format doctoralThesis
author Mendes, Maria José de Freitas
author_sort Mendes, Maria José de Freitas
title Possibilidades de exploração da história da ciência na formação do professor de matemática: mobilizando saberes a partir da obra de Nicolau Copérnico de revolutionibus orbium coelestium
title_short Possibilidades de exploração da história da ciência na formação do professor de matemática: mobilizando saberes a partir da obra de Nicolau Copérnico de revolutionibus orbium coelestium
title_full Possibilidades de exploração da história da ciência na formação do professor de matemática: mobilizando saberes a partir da obra de Nicolau Copérnico de revolutionibus orbium coelestium
title_fullStr Possibilidades de exploração da história da ciência na formação do professor de matemática: mobilizando saberes a partir da obra de Nicolau Copérnico de revolutionibus orbium coelestium
title_full_unstemmed Possibilidades de exploração da história da ciência na formação do professor de matemática: mobilizando saberes a partir da obra de Nicolau Copérnico de revolutionibus orbium coelestium
title_sort possibilidades de exploração da história da ciência na formação do professor de matemática: mobilizando saberes a partir da obra de nicolau copérnico de revolutionibus orbium coelestium
publisher Universidade Federal do Rio Grande do Norte
publishDate 2014
url https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/14282
work_keys_str_mv AT mendesmariajosedefreitas possibilidadesdeexploracaodahistoriadaciencianaformacaodoprofessordematematicamobilizandosaberesapartirdaobradenicolaucopernicoderevolutionibusorbiumcoelestium
_version_ 1773958657102315520
spelling ri-123456789-142822017-11-01T16:44:05Z Possibilidades de exploração da história da ciência na formação do professor de matemática: mobilizando saberes a partir da obra de Nicolau Copérnico de revolutionibus orbium coelestium Mendes, Maria José de Freitas Morey, Bernadete Barbosa http://lattes.cnpq.br/4608940740054670 http://lattes.cnpq.br/7554818862651491 Mendes, Iran Abreu http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4704236U8 Braga, Marco Antonio Barbosa http://lattes.cnpq.br/5370405194554703 Gonçalves, Tadeu Oliver http://lattes.cnpq.br/6789250569319668 Gutierre, Liliane dos Santos http://lattes.cnpq.br/8693761992237347 Formação do professor de Matemática História da Ciência e da Matemática Nicolau Copérnico Formation of Mathematics professors History of Science and of Mathematics Nicholas Copernicus work CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO This study aims to analyze the implications that the knowledge of an important work for the History of Science, De revolutionibus orbium coelestium , by Nicholas Copernicus, can bring for the formation of Mathematics professors. The study focuses on Book I of Copernicus s work, where, in the final part, is found the Table of the Subtense Straight Lines in a Circle, a true sine table constructed by the author. The study considers two theoretical references, the History of Science and of Mathematics, in the professor s formation searched amongst others in Miguel and Miorm, Brito, Neves and Martins, and Radford, and the necessary teaching knowledge professors mst have, on the basis of Gauthier, Schulman and Imbernón amongst others, through which it is established a net of knowledge grouped in dimensions such as mathematical, psycho pedagogical, cultural and practical diversity, that guide the study analysis. In the search for more necessary elements to enrich the analysis, beyond the theoretical research in Book I, it is carried through, with under graduation pupils, future Math professors, the construction of a sine table following the project used in De revolutionibus . The study still makes a description of the life and work of Nicholas Copernicus, detaching the historical context where the author lived and the conceptions about the Universe existing at that time. The research reveals that the studied work is an important source of culture, able to provide to the Mathematics professor in formation, beyond the conceptual and procedural mathematical knowledge, a cultural knowledge that allows him to be opened to the knowledge of other areas that not his specific area, and so to acquire knowledge about the world history, the development of sciences and of the society Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior O objetivo deste estudo é analisar as implicações que o conhecimento de uma obra importante para a História da Ciência, como De revolutionibus orbium coelestium, de Nicolau Copérnico, pode trazer para a formação do professor de Matemática. O estudo tem como foco o Livro I da obra de Copérnico, onde em seu final, encontra-se a Tabela das Linhas Retas Subtensas num Círculo, uma verdadeira tabela de senos, construída pelo autor. O estudo considera dois referenciais teóricos, a História da Ciência e da Matemática na formação do professor e os saberes docentes necessários à formação do professor de Matemática, com base nos quais é estabelecida uma teia de saberes agrupados nas dimensões matemática, psicopedagógica, diversidade cultural e prática, que norteiam a análise do estudo. Na busca de elementos mais precisos para enriquecer a análise, além da pesquisa teórica no Livro I, é realizada, com alunos da graduação, futuros professores de Matemática, a construção de uma tabela de senos seguindo o esquema usado em De revolutionibus. O estudo faz ainda uma descrição sobre a vida e a obra de Nicolau Copérnico, destaca o contexto histórico em que o autor viveu e as concepções sobre o Universo existentes àquela época. A pesquisa realizada revela ser a obra estudada uma importante fonte de cultura, capaz de proporcionar, ao professor de Matemática em formação, além do conhecimento matemático conceitual e procedimental, um conhecimento cultural que lhe permite estar aberto aos saberes de áreas outras que não a de sua área específica, e desse modo conhecer acerca da história do mundo, do desenvolvimento das ciências e da sociedade 2014-12-17T14:36:11Z 2010-11-18 2014-12-17T14:36:11Z 2010-05-06 doctoralThesis MENDES, Maria José de Freitas. Possibilidades de exploração da história da ciência na formação do professor de matemática: mobilizando saberes a partir da obra de Nicolau Copérnico de revolutionibus orbium coelestium. 2010. 194 f. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2010. https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/14282 por Acesso Aberto application/pdf application/pdf Universidade Federal do Rio Grande do Norte BR UFRN Programa de Pós-Graduação em Educação Educação