Espaços transversais em educação matemática :uma contribuição para a formação de professores na perspectiva etnomatemática

This PH.D. thesis is an attempt to show the beginning, evolution and unfolding of the making of a pedagogical work proposal based on culturally-built knowings in the heart of a traditional community, having as one of its starting points the knowings and doings experienced by dish-making women from M...

ver descrição completa

Na minha lista:
Detalhes bibliográficos
Autor principal: Mafra, José Ricardo e Souza
Outros Autores: Fossa, John Andrew
Formato: doctoralThesis
Idioma:por
Publicado em: Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Assuntos:
Endereço do item:https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/14258
Tags: Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
id ri-123456789-14258
record_format dspace
institution Repositório Institucional
collection RI - UFRN
language por
topic Educação
Educação aatemática
Educação etnomatemática
Saberes tradicionais
Cerâmica Maruanum
Education
Mathematical education
Ethnomathematical education
Traditional knowings
Maruanum Ceramics
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
spellingShingle Educação
Educação aatemática
Educação etnomatemática
Saberes tradicionais
Cerâmica Maruanum
Education
Mathematical education
Ethnomathematical education
Traditional knowings
Maruanum Ceramics
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Mafra, José Ricardo e Souza
Espaços transversais em educação matemática :uma contribuição para a formação de professores na perspectiva etnomatemática
description This PH.D. thesis is an attempt to show the beginning, evolution and unfolding of the making of a pedagogical work proposal based on culturally-built knowings in the heart of a traditional community, having as one of its starting points the knowings and doings experienced by dish-making women from Maruanum living in the city of Macapá, State of Amapá, Brazil. This proposal is strongly associated with the need we have to think about the nature of (ethnological)-mathematical knowledge generated by particular communities and about the way such knowledge can be discussed, worked out, and validated in learning environments, regardless of the level of instruction and the constraints imposed by government programs and educational institutions. Among its theoretical foundations are studies on instrumental activities that are typical of the Maruanum ceramics and investigative studies from the point of view of ethnomathematics. Methodological development took place with the application of activities, where traditional and instrumental knowledge observed in the production of ceramics had been adapted for and brought into the school environment , participative observation, as well as data collecting and organization techniques, such as interviews, statements, and audio an visual recordings. Analysis of the data collected focused on the relationship between the data-generating potential and the purpose of this study. Our aim is to make and estimate of the potential contributions from local situations and/or problems it would possibly bring to the formative learning of people involved in the educational processes of these communities, with a view to a spatial and temporal transformation of reality
author2 Fossa, John Andrew
author_facet Fossa, John Andrew
Mafra, José Ricardo e Souza
format doctoralThesis
author Mafra, José Ricardo e Souza
author_sort Mafra, José Ricardo e Souza
title Espaços transversais em educação matemática :uma contribuição para a formação de professores na perspectiva etnomatemática
title_short Espaços transversais em educação matemática :uma contribuição para a formação de professores na perspectiva etnomatemática
title_full Espaços transversais em educação matemática :uma contribuição para a formação de professores na perspectiva etnomatemática
title_fullStr Espaços transversais em educação matemática :uma contribuição para a formação de professores na perspectiva etnomatemática
title_full_unstemmed Espaços transversais em educação matemática :uma contribuição para a formação de professores na perspectiva etnomatemática
title_sort espaços transversais em educação matemática :uma contribuição para a formação de professores na perspectiva etnomatemática
publisher Universidade Federal do Rio Grande do Norte
publishDate 2014
url https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/14258
work_keys_str_mv AT mafrajosericardoesouza espacostransversaisemeducacaomatematicaumacontribuicaoparaaformacaodeprofessoresnaperspectivaetnomatematica
_version_ 1773965171317800960
spelling ri-123456789-142582017-11-01T16:40:48Z Espaços transversais em educação matemática :uma contribuição para a formação de professores na perspectiva etnomatemática Mafra, José Ricardo e Souza Fossa, John Andrew http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4736119A6 http://lattes.cnpq.br/2466525106349625 Nacarato, Adair Mendes http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4763838T3 Ferreira, Eduardo Sebastiani http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4787129E7 Morey, Bernadete Barbosa http://lattes.cnpq.br/7554818862651491 Mendes, Iran Abreu http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4704236U8 Educação Educação aatemática Educação etnomatemática Saberes tradicionais Cerâmica Maruanum Education Mathematical education Ethnomathematical education Traditional knowings Maruanum Ceramics CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO This PH.D. thesis is an attempt to show the beginning, evolution and unfolding of the making of a pedagogical work proposal based on culturally-built knowings in the heart of a traditional community, having as one of its starting points the knowings and doings experienced by dish-making women from Maruanum living in the city of Macapá, State of Amapá, Brazil. This proposal is strongly associated with the need we have to think about the nature of (ethnological)-mathematical knowledge generated by particular communities and about the way such knowledge can be discussed, worked out, and validated in learning environments, regardless of the level of instruction and the constraints imposed by government programs and educational institutions. Among its theoretical foundations are studies on instrumental activities that are typical of the Maruanum ceramics and investigative studies from the point of view of ethnomathematics. Methodological development took place with the application of activities, where traditional and instrumental knowledge observed in the production of ceramics had been adapted for and brought into the school environment , participative observation, as well as data collecting and organization techniques, such as interviews, statements, and audio an visual recordings. Analysis of the data collected focused on the relationship between the data-generating potential and the purpose of this study. Our aim is to make and estimate of the potential contributions from local situations and/or problems it would possibly bring to the formative learning of people involved in the educational processes of these communities, with a view to a spatial and temporal transformation of reality Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior A presente tese de doutoramento procura mostrar o início, a evolução e o desdobramento da constituição de uma proposta de trabalho pedagógico, baseada em saberes culturalmente construídos no seio de uma comunidade tradicional, tendo como um dos pontos de partida os saberes e fazeres evidenciados pelas louceiras do Maruanum, residentes na cidade de Macapá, Estado do Amapá, Brasil. Tal proposta está fortemente vinculada à necessidade de refletirmos sobre a natureza do conhecimento (etno)matemático produzido por populações específicas e sobre a forma como esse saber pode ser discutido, trabalhado e validado em ambientes de aprendizagem, independente dos níveis de ensino e das limitações impostas por programas de governos e instituições educacionais. Entre as suas bases teóricas estão estudos sobre atividades instrumentais características da cerâmica Maruanum e estudos investigativos na perspectiva da etnomatemática. O encaminhamento metodológico foi desenvolvido a partir da aplicação de atividades, - em que os conhecimentos tradicionais e instrumentais evidenciados na produção ceramista foram adaptados e transpostos para o ambiente escolar -, observação participante e técnicas de reunião e organização de dados, como entrevistas, depoimentos e registros em áudio e vídeo. A análise das informações obtidas centrou-se na relação estabelecida entre o potencial de geração de dados e os objetivos assumidos no presente trabalho. Com isso, objetivamos ponderar suas possíveis contribuições, originadas de situações e/ou problemáticas locais para o aprendizado formativo das pessoas envolvidas nos processos educacionais dessas populações, com vistas a uma transformação espaço-temporal da realidade 2014-12-17T14:36:08Z 2006-09-18 2014-12-17T14:36:08Z 2006-07-21 doctoralThesis MAFRA, José Ricardo e Souza. Espaços transversais em educação matemática :uma contribuição para a formação de professores na perspectiva etnomatemática. 2006. 210 f. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2006. https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/14258 por Acesso Aberto application/pdf application/pdf Universidade Federal do Rio Grande do Norte BR UFRN Programa de Pós-Graduação em Educação Educação