A Poética do corpo no mito e na dança butô: por uma educação sensível

The thesis presents the body poetry and its inscribing in the myth and Butô dance. The argumentation highlights the sensitive dimension present in these itineraries, as a possibility to operate the emergency of knowing inscribed in the body, bringing a kind of rationality that links the fragments, t...

ver descrição completa

Na minha lista:
Detalhes bibliográficos
Autor principal: Tibúrcio, Larissa Kelly de Oliveira Marques
Outros Autores: Nóbrega, Terezinha Petrucia da
Formato: doctoralThesis
Idioma:por
Publicado em: Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Assuntos:
Endereço do item:https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/14134
Tags: Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
id ri-123456789-14134
record_format dspace
institution Repositório Institucional
collection RI - UFRN
language por
topic Corpo
Mito
Dança Butô
Educação Sensível
Body
Myth
Butô Dance
Sensitive Education
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
spellingShingle Corpo
Mito
Dança Butô
Educação Sensível
Body
Myth
Butô Dance
Sensitive Education
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Tibúrcio, Larissa Kelly de Oliveira Marques
A Poética do corpo no mito e na dança butô: por uma educação sensível
description The thesis presents the body poetry and its inscribing in the myth and Butô dance. The argumentation highlights the sensitive dimension present in these itineraries, as a possibility to operate the emergency of knowing inscribed in the body, bringing a kind of rationality that links the fragments, that allows the knowing to break through the barriers of disciplinary isolation, that abandons the certainties and goes through the ways of creation and that gives the body new space and time, featuring epistemological elements, ethical and esthetical, that can permit a sensitive education. All along the way, we comprehend by sensitive education, a education that considers the relinking of logical, analogical, symbolic and artistic knowledge and therefore reconsiders the own act of knowing as a continuous and inconcluded process. That sensitive education is also understood as retaking the body experience, its sensitive nature, as well as being meaningful to reading the world. It includes the body memory, its history and creativity, opening it to innovation, change, sense amplification and dialogue with other bodies and world, because it is within them. It is about an investigation of phenomenologic nature, that dialogues philosophy and art, pointing breakdowns of this reflection foe the body and education studies. We find it necessary to notice the body language, that allows one to think through movements, articulate a thought that is risen from articulations, guts and all the body. This incarnated reason starts the expressive body action, that makes us move to mean, communicate, inaugurate senses. Among these senses, we present a possibility of approach of the elements of Butô dance teaching and physical education, as ways of sensitive education showings of body poetry
author2 Nóbrega, Terezinha Petrucia da
author_facet Nóbrega, Terezinha Petrucia da
Tibúrcio, Larissa Kelly de Oliveira Marques
format doctoralThesis
author Tibúrcio, Larissa Kelly de Oliveira Marques
author_sort Tibúrcio, Larissa Kelly de Oliveira Marques
title A Poética do corpo no mito e na dança butô: por uma educação sensível
title_short A Poética do corpo no mito e na dança butô: por uma educação sensível
title_full A Poética do corpo no mito e na dança butô: por uma educação sensível
title_fullStr A Poética do corpo no mito e na dança butô: por uma educação sensível
title_full_unstemmed A Poética do corpo no mito e na dança butô: por uma educação sensível
title_sort poética do corpo no mito e na dança butô: por uma educação sensível
publisher Universidade Federal do Rio Grande do Norte
publishDate 2014
url https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/14134
work_keys_str_mv AT tiburciolarissakellydeoliveiramarques apoeticadocorponomitoenadancabutoporumaeducacaosensivel
AT tiburciolarissakellydeoliveiramarques poeticadocorponomitoenadancabutoporumaeducacaosensivel
_version_ 1773964929153368064
spelling ri-123456789-141342017-11-01T11:35:07Z A Poética do corpo no mito e na dança butô: por uma educação sensível Tibúrcio, Larissa Kelly de Oliveira Marques Nóbrega, Terezinha Petrucia da http://lattes.cnpq.br/2272256149121710 http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4792996P7 Carvalho, Edgard de Assis http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4780806E2 Soares, Carmen Lúcia http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4785802E0 Almeida, Maria da Conceição Xavier de http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4787342H4 Porpino, Karenine de Oliveira http://lattes.cnpq.br/5255588024266396 Corpo Mito Dança Butô Educação Sensível Body Myth Butô Dance Sensitive Education CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO The thesis presents the body poetry and its inscribing in the myth and Butô dance. The argumentation highlights the sensitive dimension present in these itineraries, as a possibility to operate the emergency of knowing inscribed in the body, bringing a kind of rationality that links the fragments, that allows the knowing to break through the barriers of disciplinary isolation, that abandons the certainties and goes through the ways of creation and that gives the body new space and time, featuring epistemological elements, ethical and esthetical, that can permit a sensitive education. All along the way, we comprehend by sensitive education, a education that considers the relinking of logical, analogical, symbolic and artistic knowledge and therefore reconsiders the own act of knowing as a continuous and inconcluded process. That sensitive education is also understood as retaking the body experience, its sensitive nature, as well as being meaningful to reading the world. It includes the body memory, its history and creativity, opening it to innovation, change, sense amplification and dialogue with other bodies and world, because it is within them. It is about an investigation of phenomenologic nature, that dialogues philosophy and art, pointing breakdowns of this reflection foe the body and education studies. We find it necessary to notice the body language, that allows one to think through movements, articulate a thought that is risen from articulations, guts and all the body. This incarnated reason starts the expressive body action, that makes us move to mean, communicate, inaugurate senses. Among these senses, we present a possibility of approach of the elements of Butô dance teaching and physical education, as ways of sensitive education showings of body poetry A tese apresenta a poética do corpo e sua inscrição no mito e na dança butô. A argumentação ressalta a dimensão sensível presente nesses itinerários, como possibilidade de operar a emergência dos saberes inscritos no corpo, instaurando um tipo de racionalidade que une os fragmentos, permite que os saberes atravessem as fronteiras do isolamento disciplinar, abandona as certezas e envereda pelos caminhos inusitados da criação, ressignificando o espaço e o tempo do corpo, configurando elementos epistemológicos, éticos e estéticos que possam favorecer uma educação sensível. Em todo o percurso, compreendemos por educação sensível uma educação que considera a religação dos conhecimentos lógicos, analógicos, simbólicos, artísticos, que considera a inscrição corporal do conhecimento e como tal redimensiona o próprio ato de conhecer como um processo contínuo e inconcluso. Essa educação sensível é também entendida como aquela que retoma a experiência do corpo, sua natureza sensível, como significativa para a leitura do mundo. Inclui a memória do corpo, a sua história, a sua criatividade, abrindo-se à inovação, à mudança, à amplificação dos sentidos e ao diálogo com os outros corpos e com o mundo, porque neles também se constitui. Trata-se de uma investigação de natureza fenomenológica, que dialoga filosofia e arte, apontando desdobramentos dessa reflexão para os estudos do corpo e da educação. Consideramos necessário perceber a linguagem dos gestos, a qual possibilita pensar por movimentos, permite articular um pensamento que nasce das articulações, das vísceras, de todo o corpo. Essa razão encarnada aciona a ação expressiva do corpo, que faz com que nos movamos para significar, para comunicar, para inaugurar sentidos. Dentre esses sentidos, apresentamos uma possibilidade de abordagem dos elementos da dança butô para o ensino da Dança e da Educação Física, como modos de educação sensível elucidativos da poética do corpo 2014-12-17T14:35:50Z 2006-08-06 2014-12-17T14:35:50Z 2005-06-30 doctoralThesis TIBÚRCIO, Larissa Kelly de Oliveira Marques. A Poética do corpo no mito e na dança butô: por uma educação sensível. 2005. 167 f. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2005. https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/14134 por Acesso Aberto application/pdf application/pdf Universidade Federal do Rio Grande do Norte BR UFRN Programa de Pós-Graduação em Educação Educação