A cor ausente: um estudo sobre a presença do negro na formação de professores - Pará, 1970 1989

The subject of study of this work is the teacher spawning of the Instituto de Educação do Pará in the decades of 1970 and 1980. It aims the enablement offered by the institute concerning the racial issue. The thesis highlights the inferior condition to which the black student is relegated and the di...

ver descrição completa

Na minha lista:
Detalhes bibliográficos
Autor principal: Coelho, Wilma de Nazaré Baia
Outros Autores: Germano, José Willington
Formato: doctoralThesis
Idioma:por
Publicado em: Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Assuntos:
Endereço do item:https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/14118
Tags: Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
id ri-123456789-14118
record_format dspace
spelling ri-123456789-141182017-11-01T10:49:42Z A cor ausente: um estudo sobre a presença do negro na formação de professores - Pará, 1970 1989 Coelho, Wilma de Nazaré Baia Germano, José Willington http://lattes.cnpq.br/1035616337472088 alineguimaraes@hotmail.com Kulesza, Wojciech Andrzej http://lattes.cnpq.br/7408584269961175 Soares, Eliane Veras http://lattes.cnpq.br/8991148779865105 Marin, Rosa Elizabeth Acevedo http://lattes.cnpq.br/0087693866786684 Ribeiro, Márcia Maria Gurgel http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4785976J0 Educação Formação de professores Questão racial Preconceito Reprodução Education Teachers formation Racial issue Prejudice Reproduction CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO The subject of study of this work is the teacher spawning of the Instituto de Educação do Pará in the decades of 1970 and 1980. It aims the enablement offered by the institute concerning the racial issue. The thesis highlights the inferior condition to which the black student is relegated and the discrimination it suffers. Our argument is to affirm the omission of the curriculum and the reference resources as far as the racial issue is concerned. Before the singularity of the Brazilian case a country with a slavish background, with serious social unbalance problems, many of them resulting from the racial segregation implemented by that slavish system , this work claims that the preparation of the teachers for dealing with this issue is crucial, since the absence of this preparation leads to the reproduction of the prejudice inside the classroom. This thesis is based on the theory of Pierre Bourdieu on the notion of habitus and symbolic power Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior O tema de estudo deste trabalho é a formação de professores oferecida pelo Instituto de Educação do Estado do Pará, nas décadas de 1970 e 1980. Ele se ocupa com a capacitação oferecida pelo Instituto para o trato da questão racial. A tese evidencia a condição inferior a que o aluno negro é relegado e a discriminação de que ele é objeto. Nosso argumento se encaminha no sentido de afirmar a omissão presente nos processos de formação planos e na bibliografia de formação, em relação à questão racial. Diante da singularidade do caso brasileiro um país de passado escravista, com graves problemas de desigualdade social, muitos deles oriundos da segregação racial implementada por aquele sistema escravista , este trabalho argumenta ser crucial a preparação dos professores para o trato da questão, uma vez que a ausência desta leva à reprodução do preconceito em sala de aula. A tese tem como base teórica as formulações de Pierre Bourdieu, relativas à noção de habitus e poder simbólico 2014-12-17T14:35:47Z 2006-08-04 2014-12-17T14:35:47Z 2005-06-30 doctoralThesis COELHO, Wilma de Nazaré Baia. A cor ausente: um estudo sobre a presença do negro na formação de professores - Pará, 1970 1989. 2005. 253 f. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2005. https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/14118 por Acesso Aberto application/pdf application/pdf Universidade Federal do Rio Grande do Norte BR UFRN Programa de Pós-Graduação em Educação Educação
institution Repositório Institucional
collection RI - UFRN
language por
topic Educação
Formação de professores
Questão racial
Preconceito
Reprodução
Education
Teachers formation
Racial issue
Prejudice
Reproduction
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
spellingShingle Educação
Formação de professores
Questão racial
Preconceito
Reprodução
Education
Teachers formation
Racial issue
Prejudice
Reproduction
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Coelho, Wilma de Nazaré Baia
A cor ausente: um estudo sobre a presença do negro na formação de professores - Pará, 1970 1989
description The subject of study of this work is the teacher spawning of the Instituto de Educação do Pará in the decades of 1970 and 1980. It aims the enablement offered by the institute concerning the racial issue. The thesis highlights the inferior condition to which the black student is relegated and the discrimination it suffers. Our argument is to affirm the omission of the curriculum and the reference resources as far as the racial issue is concerned. Before the singularity of the Brazilian case a country with a slavish background, with serious social unbalance problems, many of them resulting from the racial segregation implemented by that slavish system , this work claims that the preparation of the teachers for dealing with this issue is crucial, since the absence of this preparation leads to the reproduction of the prejudice inside the classroom. This thesis is based on the theory of Pierre Bourdieu on the notion of habitus and symbolic power
author2 Germano, José Willington
author_facet Germano, José Willington
Coelho, Wilma de Nazaré Baia
format doctoralThesis
author Coelho, Wilma de Nazaré Baia
author_sort Coelho, Wilma de Nazaré Baia
title A cor ausente: um estudo sobre a presença do negro na formação de professores - Pará, 1970 1989
title_short A cor ausente: um estudo sobre a presença do negro na formação de professores - Pará, 1970 1989
title_full A cor ausente: um estudo sobre a presença do negro na formação de professores - Pará, 1970 1989
title_fullStr A cor ausente: um estudo sobre a presença do negro na formação de professores - Pará, 1970 1989
title_full_unstemmed A cor ausente: um estudo sobre a presença do negro na formação de professores - Pará, 1970 1989
title_sort cor ausente: um estudo sobre a presença do negro na formação de professores - pará, 1970 1989
publisher Universidade Federal do Rio Grande do Norte
publishDate 2014
url https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/14118
work_keys_str_mv AT coelhowilmadenazarebaia acorausenteumestudosobreapresencadonegronaformacaodeprofessorespara19701989
AT coelhowilmadenazarebaia corausenteumestudosobreapresencadonegronaformacaodeprofessorespara19701989
_version_ 1773964503538466816