Cinematografando o consumo :as narrativas e práticas culturais dos clientes de videolocadoras de Natal (RN)

The present work is an exercise of analysis of cultural practices related to movie consume by the clients of video rental stores in Natal city (Rio Grande do Norte, Brazil). With sociology of practice as support, especially that one which develops from the seminal works of Anthony Giddens and Pierre...

ver descrição completa

Na minha lista:
Detalhes bibliográficos
Autor principal: Gomes, Jochen Mass Xavier
Outros Autores: http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4756561Y7
Formato: Dissertação
Idioma:por
Publicado em: Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Assuntos:
Endereço do item:https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/13758
Tags: Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
id ri-123456789-13758
record_format dspace
spelling ri-123456789-137582019-05-26T05:29:38Z Cinematografando o consumo :as narrativas e práticas culturais dos clientes de videolocadoras de Natal (RN) Gomes, Jochen Mass Xavier http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4756561Y7 http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4703249P4 Barreto, Maria Cristina Rocha http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/index.jsp Oliveira, João Emanuel Evangelista de http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/index.jsp Cinema Consumo Narrativas Videolocadoras Cinema Consume Narratives Movie Rental CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::SOCIOLOGIA The present work is an exercise of analysis of cultural practices related to movie consume by the clients of video rental stores in Natal city (Rio Grande do Norte, Brazil). With sociology of practice as support, especially that one which develops from the seminal works of Anthony Giddens and Pierre Bourdieu, we have searched, from the apprehension of the narratives build up by these actors from the movies they attend, to point the way they build exercises of reflexivity and creativity in the reception of works commonly identified as products of the so called mass culture . This path allows us, in the steps of Nestor Garcia Canclini, researcher in reception within Latin-American context, create and, somehow confirm the hypothesis that consume is also useful for thinking . In order to get to this result, we have carried out a camp research that used instruments and techniques both quantitative and qualitative. After the data analysis we came to the conclusion that consume of movies taken as commercial type and as not very noble in the environment of cultural production, also impels exercises of creativity and social reflexivity Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior O presente trabalho é um exercício de análise das práticas culturais relacionadas ao consumo de filmes pelos clientes de videolocadoras da cidade de Natal (RN). Tendo por suporte uma sociologia da prática, especialmente aquela que se desdobra a partir das obras seminais de Anthony Giddens e Pierre Bourdieu, buscamos, a partir da apreensão das narrativas construídas por esses atores dos filmes a que assistem, apontar como eles constroem exercícios de reflexividade e criatividade na recepção de obras comumente identificadas como produtos da chamada cultura de massas . Esse caminho nos possibilita, seguindo as indicações de Nestor Garcia Canclini, estudioso da recepção no contexto latino-americano, construir, e, de algum modo comprovar, a hipótese de que o consumo também serve para pensar . Para chegar a esse resultado, realizamos uma pesquisa de campo que se serviu de instrumentos e técnicas tanto quantitativos quanto qualitativos. Após a análise dos dados, chegamos à conclusão de que o consumo de filmes tidos como comerciais e como produtos pouco nobres no âmbito da produção cultural, também impulsiona exercícios de criatividade e reflexividade social 2014-12-17T14:20:20Z 2006-08-01 2014-12-17T14:20:20Z 2005-10-11 masterThesis GOMES, Jochen Mass Xavier. Cinematografando o consumo :as narrativas e práticas culturais dos clientes de videolocadoras de Natal (RN). 2005. 111 f. Dissertação (Mestrado em Desenvolvimento Regional; Cultura e Representações) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2005. https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/13758 por Acesso Aberto application/pdf application/pdf Universidade Federal do Rio Grande do Norte BR UFRN Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais Desenvolvimento Regional; Cultura e Representações
institution Repositório Institucional
collection RI - UFRN
language por
topic Cinema
Consumo
Narrativas
Videolocadoras
Cinema
Consume
Narratives
Movie Rental
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::SOCIOLOGIA
spellingShingle Cinema
Consumo
Narrativas
Videolocadoras
Cinema
Consume
Narratives
Movie Rental
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::SOCIOLOGIA
Gomes, Jochen Mass Xavier
Cinematografando o consumo :as narrativas e práticas culturais dos clientes de videolocadoras de Natal (RN)
description The present work is an exercise of analysis of cultural practices related to movie consume by the clients of video rental stores in Natal city (Rio Grande do Norte, Brazil). With sociology of practice as support, especially that one which develops from the seminal works of Anthony Giddens and Pierre Bourdieu, we have searched, from the apprehension of the narratives build up by these actors from the movies they attend, to point the way they build exercises of reflexivity and creativity in the reception of works commonly identified as products of the so called mass culture . This path allows us, in the steps of Nestor Garcia Canclini, researcher in reception within Latin-American context, create and, somehow confirm the hypothesis that consume is also useful for thinking . In order to get to this result, we have carried out a camp research that used instruments and techniques both quantitative and qualitative. After the data analysis we came to the conclusion that consume of movies taken as commercial type and as not very noble in the environment of cultural production, also impels exercises of creativity and social reflexivity
author2 http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4756561Y7
author_facet http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4756561Y7
Gomes, Jochen Mass Xavier
format masterThesis
author Gomes, Jochen Mass Xavier
author_sort Gomes, Jochen Mass Xavier
title Cinematografando o consumo :as narrativas e práticas culturais dos clientes de videolocadoras de Natal (RN)
title_short Cinematografando o consumo :as narrativas e práticas culturais dos clientes de videolocadoras de Natal (RN)
title_full Cinematografando o consumo :as narrativas e práticas culturais dos clientes de videolocadoras de Natal (RN)
title_fullStr Cinematografando o consumo :as narrativas e práticas culturais dos clientes de videolocadoras de Natal (RN)
title_full_unstemmed Cinematografando o consumo :as narrativas e práticas culturais dos clientes de videolocadoras de Natal (RN)
title_sort cinematografando o consumo :as narrativas e práticas culturais dos clientes de videolocadoras de natal (rn)
publisher Universidade Federal do Rio Grande do Norte
publishDate 2014
url https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/13758
work_keys_str_mv AT gomesjochenmassxavier cinematografandooconsumoasnarrativasepraticasculturaisdosclientesdevideolocadorasdenatalrn
_version_ 1773960309371830272