Ciência como montagem, montagem como ciência

The thesis describes parallel possibilities between the knowledge built in theatre and in Science. The narrative is constructed through a reflexive observation of the process of making a threatical play, specifically O Tempo da Chuva by Grupo Beira de Teatro , in analogy to the process of making...

ver descrição completa

Na minha lista:
Detalhes bibliográficos
Autor principal: Fontes, Carlos Henrique Lisboa
Outros Autores: http://lattes.cnpq.br/6005368427406988
Formato: Dissertação
Idioma:por
Publicado em: Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Assuntos:
Endereço do item:https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/13752
Tags: Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
id ri-123456789-13752
record_format dspace
spelling ri-123456789-137522019-05-26T05:30:21Z Ciência como montagem, montagem como ciência Ciência como montagem, montagem como ciência Fontes, Carlos Henrique Lisboa http://lattes.cnpq.br/6005368427406988 http://lattes.cnpq.br/9961862139964562 Dantas, Alexsandro Galeno Araújo http://lattes.cnpq.br/2568499843473943 Carvalho, Edgard de Assis http://lattes.cnpq.br/5615241034525485 Teatro Ciência Estratégia Complexidade Ética Theatre Science Strategy Complexity Ethics CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::SOCIOLOGIA The thesis describes parallel possibilities between the knowledge built in theatre and in Science. The narrative is constructed through a reflexive observation of the process of making a threatical play, specifically O Tempo da Chuva by Grupo Beira de Teatro , in analogy to the process of making a scientific theory, specifically the one described by Werner Heisenberg in his book Physics and Beyond: encounters and conversations . It sets a dialog with authors/actors from various areas of knowledge, such as Edgar Morin, Werner Heisenberg, René Descartes, Paul Feyerabend, Paul Caro, Juremir Machado da Silva, Maria da Conceição de Almeida, Renato Ferracini, among others. It discusses the hypothesis that Science is the process of building and the theatrical process of building a play can also be systematized, likewise science. The thesis defends, as the complexities science may suggest, a method as a strategy. Developed throughout the process, such method could only be verified at the end, when the elements of the setting of atomic physics theories and theatre were correlated. Questions such as: the place of theatre and science in our contemporary society and the political and ethical role of artists and scientists are at the episthemological basis of this narrative which we have started, but it is not even close to a conclusion Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior A dissertação narra possíveis paralelos entre os saberes do teatro e da ciência. A narrativa é construída a partir de uma reflexão do processo de montagem do espetáculo teatral O Tempo da Chuva do Grupo Beira de Teatro, em analogia ao processo de construção de uma teoria científica, descrita por Werner Heisenberg em seu livro A Parte e o Todo . Tem como interlocutores autores/atores de várias áreas do conhecimento, como Edgar Morin, Werner Heisenberg, René Descartes, Paul Feyerabend, Paul Caro, Juremir Machado da Silva, Maria da Conceição de Almeida, Renato Ferracini, entre outros. Discute a hipótese de que ciência é montagem e de que uma montagem teatral também pode ser sistematizada, a exemplo da ciência. A dissertação defende, como sugerem as ciências da complexidade, o método como estratégia. Criado no processo, esse método só pode ser verificado ao final, quando os elementos de montagem das teorias da física atômica e do teatro foram interrelacionados. Questionamentos como: o lugar do teatro e da ciência na sociedade sobremoderna e o papel político e ético dos artistas e dos cientistas estão na base epistemológica desta narrativa que aqui começamos, mas que nem de longe está perto de uma conclusão 2014-12-17T14:20:18Z 2014-12-09 2014-12-17T14:20:18Z 2006-04-12 masterThesis FONTES, Carlos Henrique Lisboa. Ciência como montagem, montagem como ciência. 2006. 132 f. Dissertação (Mestrado em Desenvolvimento Regional; Cultura e Representações) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2006. https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/13752 por Acesso Aberto application/pdf application/pdf Universidade Federal do Rio Grande do Norte BR UFRN Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais Desenvolvimento Regional; Cultura e Representações
institution Repositório Institucional
collection RI - UFRN
language por
topic Teatro
Ciência
Estratégia
Complexidade
Ética
Theatre
Science
Strategy
Complexity
Ethics
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::SOCIOLOGIA
spellingShingle Teatro
Ciência
Estratégia
Complexidade
Ética
Theatre
Science
Strategy
Complexity
Ethics
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::SOCIOLOGIA
Fontes, Carlos Henrique Lisboa
Ciência como montagem, montagem como ciência
description The thesis describes parallel possibilities between the knowledge built in theatre and in Science. The narrative is constructed through a reflexive observation of the process of making a threatical play, specifically O Tempo da Chuva by Grupo Beira de Teatro , in analogy to the process of making a scientific theory, specifically the one described by Werner Heisenberg in his book Physics and Beyond: encounters and conversations . It sets a dialog with authors/actors from various areas of knowledge, such as Edgar Morin, Werner Heisenberg, René Descartes, Paul Feyerabend, Paul Caro, Juremir Machado da Silva, Maria da Conceição de Almeida, Renato Ferracini, among others. It discusses the hypothesis that Science is the process of building and the theatrical process of building a play can also be systematized, likewise science. The thesis defends, as the complexities science may suggest, a method as a strategy. Developed throughout the process, such method could only be verified at the end, when the elements of the setting of atomic physics theories and theatre were correlated. Questions such as: the place of theatre and science in our contemporary society and the political and ethical role of artists and scientists are at the episthemological basis of this narrative which we have started, but it is not even close to a conclusion
author2 http://lattes.cnpq.br/6005368427406988
author_facet http://lattes.cnpq.br/6005368427406988
Fontes, Carlos Henrique Lisboa
format masterThesis
author Fontes, Carlos Henrique Lisboa
author_sort Fontes, Carlos Henrique Lisboa
title Ciência como montagem, montagem como ciência
title_short Ciência como montagem, montagem como ciência
title_full Ciência como montagem, montagem como ciência
title_fullStr Ciência como montagem, montagem como ciência
title_full_unstemmed Ciência como montagem, montagem como ciência
title_sort ciência como montagem, montagem como ciência
publisher Universidade Federal do Rio Grande do Norte
publishDate 2014
url https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/13752
work_keys_str_mv AT fontescarloshenriquelisboa cienciacomomontagemmontagemcomociencia
_version_ 1773966738256297984