Inclusão digital: a inserção das tecnologias informacionais nas escolas públicas da RMNatal
This study aims to determine the influence of Digital Inclusion in school performance of students from public high school in the metropolitan area of Natal, through the use of computers in a pedagogical and Internet use.Throughout the paper we try to answer the question: The pedagogical use of co...
Na minha lista:
Autor principal: | |
---|---|
Outros Autores: | |
Formato: | Dissertação |
Idioma: | por |
Publicado em: |
Universidade Federal do Rio Grande do Norte
|
Assuntos: | |
Endereço do item: | https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/13619 |
Tags: |
Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
|
id |
ri-123456789-13619 |
---|---|
record_format |
dspace |
spelling |
ri-123456789-136192019-05-26T05:24:53Z Inclusão digital: a inserção das tecnologias informacionais nas escolas públicas da RMNatal Cruz, Aracely Xavier da http://lattes.cnpq.br/7773902247167837 http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4783271Y9&dataRevisao=null Aguirre, Moisés Alberto Calle http://lattes.cnpq.br/0743856406326460 Koslinski, Mariane Campelo http://lattes.cnpq.br/4896487821943193 Inclusão digital Escola pública Ensino médio - Região Metropolitana de Natal Tecnologia educacional Rendimento escolar Digital Inclusion Public Schools High school- the metropolitan area of Natal Educational technology School Performance CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS This study aims to determine the influence of Digital Inclusion in school performance of students from public high school in the metropolitan area of Natal, through the use of computers in a pedagogical and Internet use.Throughout the paper we try to answer the question: The pedagogical use of computers connected to the Internet contributes to improving the academic performance of students in public schools in the RMNatal? To answer the research question, we focus on the database INEP on the infrastructure of schools and the bank rates of school performance. For both technical procedures performed to obtain the relationship between Internet and School Performance. Then the School Settings have been configured for Digital Inclusion and made crosses with the approval rates, distortion and failure. The survey results indicate that according to the classification established in: Included in School Settings, School Settings deficit, Adverse Environments School and School Settings Deleted, which has prevailed in the metropolitan area of Natal are the schools that are provided outside. O presente trabalho tem por objetivo verificar a influência da Inclusão Digital no desempenho escolar dos alunos de Ensino Médio da rede pública na Região Metropolitana de Natal, através do uso do computador de forma pedagógica e da utilização da Internet. No decorrer do trabalho, tentamos responder à indagação: O uso pedagógico da informática, associado à Internet, contribui para a melhoria do desempenho escolar dos alunos das escolas públicas da Região Metropolitana de Natal? Para responder à indagação de pesquisa, debruçamo-nos diante do banco de dados do INEP relativo à infraestrutura das escolas e ao banco das taxas de desempenho escolar. Para tanto, realizamos procedimentos técnicos para obter a relação entre Internet e Desempenho Escolar. Em seguida, foram configurados os Ambientes Escolares de Inclusão Digital e realizados os cruzamentos com taxas de aprovação, distorção e reprovação. Os resultados da pesquisa apontam que, de acordo com a classificação estabelecida em Ambientes Escolares Incluídos, Ambientes Escolares Deficitários, Ambientes Escolares Adversos e Ambientes Escolares Excluídos, o que tem prevalecido na Região Metropolitana de Natal são as escolas que se encontram na condição de excluídas. 2014-12-17T14:20:00Z 2011-05-06 2014-12-17T14:20:00Z 2010-09-30 masterThesis CRUZ, Aracely Xavier da. Inclusão digital: a inserção das tecnologias informacionais nas escolas públicas da RMNatal. 2010. 129 f. Dissertação (Mestrado em Desenvolvimento Regional; Cultura e Representações) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2010. https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/13619 por Acesso Aberto application/pdf application/pdf Universidade Federal do Rio Grande do Norte BR UFRN Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais Desenvolvimento Regional; Cultura e Representações |
institution |
Repositório Institucional |
collection |
RI - UFRN |
language |
por |
topic |
Inclusão digital Escola pública Ensino médio - Região Metropolitana de Natal Tecnologia educacional Rendimento escolar Digital Inclusion Public Schools High school- the metropolitan area of Natal Educational technology School Performance CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS |
spellingShingle |
Inclusão digital Escola pública Ensino médio - Região Metropolitana de Natal Tecnologia educacional Rendimento escolar Digital Inclusion Public Schools High school- the metropolitan area of Natal Educational technology School Performance CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS Cruz, Aracely Xavier da Inclusão digital: a inserção das tecnologias informacionais nas escolas públicas da RMNatal |
description |
This study aims to determine the influence of Digital Inclusion in school performance
of students from public high school in the metropolitan area of Natal, through the use
of computers in a pedagogical and Internet use.Throughout the paper we try to
answer the question: The pedagogical use of computers connected to the Internet
contributes to improving the academic performance of students in public schools in
the RMNatal? To answer the research question, we focus on the database INEP on
the infrastructure of schools and the bank rates of school performance. For both
technical procedures performed to obtain the relationship between Internet and
School Performance. Then the School Settings have been configured for Digital
Inclusion and made crosses with the approval rates, distortion and failure. The
survey results indicate that according to the classification established in: Included in
School Settings, School Settings deficit, Adverse Environments School and School
Settings Deleted, which has prevailed in the metropolitan area of Natal are the
schools that are provided outside. |
author2 |
http://lattes.cnpq.br/7773902247167837 |
author_facet |
http://lattes.cnpq.br/7773902247167837 Cruz, Aracely Xavier da |
format |
masterThesis |
author |
Cruz, Aracely Xavier da |
author_sort |
Cruz, Aracely Xavier da |
title |
Inclusão digital: a inserção das tecnologias informacionais nas escolas públicas da RMNatal |
title_short |
Inclusão digital: a inserção das tecnologias informacionais nas escolas públicas da RMNatal |
title_full |
Inclusão digital: a inserção das tecnologias informacionais nas escolas públicas da RMNatal |
title_fullStr |
Inclusão digital: a inserção das tecnologias informacionais nas escolas públicas da RMNatal |
title_full_unstemmed |
Inclusão digital: a inserção das tecnologias informacionais nas escolas públicas da RMNatal |
title_sort |
inclusão digital: a inserção das tecnologias informacionais nas escolas públicas da rmnatal |
publisher |
Universidade Federal do Rio Grande do Norte |
publishDate |
2014 |
url |
https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/13619 |
work_keys_str_mv |
AT cruzaracelyxavierda inclusaodigitalainsercaodastecnologiasinformacionaisnasescolaspublicasdarmnatal |
_version_ |
1773958025478930432 |