Inclusão digital: a inserção das tecnologias informacionais nas escolas públicas da RMNatal

This study aims to determine the influence of Digital Inclusion in school performance of students from public high school in the metropolitan area of Natal, through the use of computers in a pedagogical and Internet use.Throughout the paper we try to answer the question: The pedagogical use of co...

ver descrição completa

Na minha lista:
Detalhes bibliográficos
Autor principal: Cruz, Aracely Xavier da
Outros Autores: http://lattes.cnpq.br/7773902247167837
Formato: Dissertação
Idioma:por
Publicado em: Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Assuntos:
Endereço do item:https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/13619
Tags: Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
id ri-123456789-13619
record_format dspace
spelling ri-123456789-136192019-05-26T05:24:53Z Inclusão digital: a inserção das tecnologias informacionais nas escolas públicas da RMNatal Cruz, Aracely Xavier da http://lattes.cnpq.br/7773902247167837 http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4783271Y9&dataRevisao=null Aguirre, Moisés Alberto Calle http://lattes.cnpq.br/0743856406326460 Koslinski, Mariane Campelo http://lattes.cnpq.br/4896487821943193 Inclusão digital Escola pública Ensino médio - Região Metropolitana de Natal Tecnologia educacional Rendimento escolar Digital Inclusion Public Schools High school- the metropolitan area of ​ ​ Natal Educational technology School Performance CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS This study aims to determine the influence of Digital Inclusion in school performance of students from public high school in the metropolitan area of Natal, through the use of computers in a pedagogical and Internet use.Throughout the paper we try to answer the question: The pedagogical use of computers connected to the Internet contributes to improving the academic performance of students in public schools in the RMNatal? To answer the research question, we focus on the database INEP on the infrastructure of schools and the bank rates of school performance. For both technical procedures performed to obtain the relationship between Internet and School Performance. Then the School Settings have been configured for Digital Inclusion and made crosses with the approval rates, distortion and failure. The survey results indicate that according to the classification established in: Included in School Settings, School Settings deficit, Adverse Environments School and School Settings Deleted, which has prevailed in the metropolitan area of Natal are the schools that are provided outside. O presente trabalho tem por objetivo verificar a influência da Inclusão Digital no desempenho escolar dos alunos de Ensino Médio da rede pública na Região Metropolitana de Natal, através do uso do computador de forma pedagógica e da utilização da Internet. No decorrer do trabalho, tentamos responder à indagação: O uso pedagógico da informática, associado à Internet, contribui para a melhoria do desempenho escolar dos alunos das escolas públicas da Região Metropolitana de Natal? Para responder à indagação de pesquisa, debruçamo-nos diante do banco de dados do INEP relativo à infraestrutura das escolas e ao banco das taxas de desempenho escolar. Para tanto, realizamos procedimentos técnicos para obter a relação entre Internet e Desempenho Escolar. Em seguida, foram configurados os Ambientes Escolares de Inclusão Digital e realizados os cruzamentos com taxas de aprovação, distorção e reprovação. Os resultados da pesquisa apontam que, de acordo com a classificação estabelecida em Ambientes Escolares Incluídos, Ambientes Escolares Deficitários, Ambientes Escolares Adversos e Ambientes Escolares Excluídos, o que tem prevalecido na Região Metropolitana de Natal são as escolas que se encontram na condição de excluídas. 2014-12-17T14:20:00Z 2011-05-06 2014-12-17T14:20:00Z 2010-09-30 masterThesis CRUZ, Aracely Xavier da. Inclusão digital: a inserção das tecnologias informacionais nas escolas públicas da RMNatal. 2010. 129 f. Dissertação (Mestrado em Desenvolvimento Regional; Cultura e Representações) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2010. https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/13619 por Acesso Aberto application/pdf application/pdf Universidade Federal do Rio Grande do Norte BR UFRN Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais Desenvolvimento Regional; Cultura e Representações
institution Repositório Institucional
collection RI - UFRN
language por
topic Inclusão digital
Escola pública
Ensino médio - Região Metropolitana de Natal
Tecnologia educacional
Rendimento escolar
Digital Inclusion
Public Schools
High school- the metropolitan area of ​

Natal
Educational technology
School Performance
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS
spellingShingle Inclusão digital
Escola pública
Ensino médio - Região Metropolitana de Natal
Tecnologia educacional
Rendimento escolar
Digital Inclusion
Public Schools
High school- the metropolitan area of ​

Natal
Educational technology
School Performance
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS
Cruz, Aracely Xavier da
Inclusão digital: a inserção das tecnologias informacionais nas escolas públicas da RMNatal
description This study aims to determine the influence of Digital Inclusion in school performance of students from public high school in the metropolitan area of Natal, through the use of computers in a pedagogical and Internet use.Throughout the paper we try to answer the question: The pedagogical use of computers connected to the Internet contributes to improving the academic performance of students in public schools in the RMNatal? To answer the research question, we focus on the database INEP on the infrastructure of schools and the bank rates of school performance. For both technical procedures performed to obtain the relationship between Internet and School Performance. Then the School Settings have been configured for Digital Inclusion and made crosses with the approval rates, distortion and failure. The survey results indicate that according to the classification established in: Included in School Settings, School Settings deficit, Adverse Environments School and School Settings Deleted, which has prevailed in the metropolitan area of Natal are the schools that are provided outside.
author2 http://lattes.cnpq.br/7773902247167837
author_facet http://lattes.cnpq.br/7773902247167837
Cruz, Aracely Xavier da
format masterThesis
author Cruz, Aracely Xavier da
author_sort Cruz, Aracely Xavier da
title Inclusão digital: a inserção das tecnologias informacionais nas escolas públicas da RMNatal
title_short Inclusão digital: a inserção das tecnologias informacionais nas escolas públicas da RMNatal
title_full Inclusão digital: a inserção das tecnologias informacionais nas escolas públicas da RMNatal
title_fullStr Inclusão digital: a inserção das tecnologias informacionais nas escolas públicas da RMNatal
title_full_unstemmed Inclusão digital: a inserção das tecnologias informacionais nas escolas públicas da RMNatal
title_sort inclusão digital: a inserção das tecnologias informacionais nas escolas públicas da rmnatal
publisher Universidade Federal do Rio Grande do Norte
publishDate 2014
url https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/13619
work_keys_str_mv AT cruzaracelyxavierda inclusaodigitalainsercaodastecnologiasinformacionaisnasescolaspublicasdarmnatal
_version_ 1773958025478930432