Gerald Thomas e a (des)encenação do mundo: as paisagens visuais como grafia de intertextualidades, citações e hipertextos

This work is the result of a personal uneasy about the form and development taken by contemporaneous theater concerning its relationship with other media to create new hybrid organisms and organizing itself through new possibilities, connections, as well as with different levels of arrangements i...

ver descrição completa

Na minha lista:
Detalhes bibliográficos
Autor principal: Araújo, Rummenigge Medeiros
Outros Autores: Costa, Maria Helena Braga e Vaz da
Formato: Dissertação
Idioma:por
Publicado em: Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Assuntos:
Endereço do item:https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/12437
Tags: Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
id ri-123456789-12437
record_format dspace
spelling ri-123456789-124372021-01-07T18:49:35Z Gerald Thomas e a (des)encenação do mundo: as paisagens visuais como grafia de intertextualidades, citações e hipertextos Araújo, Rummenigge Medeiros Costa, Maria Helena Braga e Vaz da http://lattes.cnpq.br/7945050864628295 http://lattes.cnpq.br/5114110813711387 Cavalcante, Alex Beigui de Paiva http://lattes.cnpq.br/9638277622683373 Silva, Tânia Brandão http://lattes.cnpq.br/6160793117168659 Paisagens visuais Pós-dramático Hibridismo Gerald Thomas Visual landscapes Post-dramatic Hybridsm Gerald Thomas CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES This work is the result of a personal uneasy about the form and development taken by contemporaneous theater concerning its relationship with other media to create new hybrid organisms and organizing itself through new possibilities, connections, as well as with different levels of arrangements in the construction of the scene. The purpose of this research is to study the connections between the scene and the media within the context of the formation of hybrid organism wich is the key element. That stands for an aesthetic characteristic of the post-dramatic condition of contemporary theatre in Brazil. Thus, this work will investigate the concept of visual landscapes within the context of Gerald Thomas Sievers work in Brazil in the period of the first decade of twenty-first century having the play Rainha Mentira (2007) (Queen Liar, 2007) as the main empirical object of analysis, discussion and application of the framework developed in the text Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior Esta dissertação de mestrado é fruto de uma inquietação pessoal sobre os rumos e a forma do teatro na contemporaneidade e a sua relação com as mídias na formação de organismos híbridos em termos gerais, e mais especificamente sobre como se organizam e se apresentam as possíveis ligações, e os diferentes níveis de contato existentes entre elas na construção da cena. O objetivo da pesquisa é estudar as ligações entre cena e mídia (projeção de imagens) na formação de organismos híbridos como sendo uma das características estéticas da condição pós-dramática do teatro contemporâneo no Brasil. Como estudo de caso, propõe-se investigar o conceito de paisagens visuais no contexto da obra do encenador brasileiro Gerald Thomas Sievers, mais especificamente suas encenações realizadas no Brasil no período que compreende a primeira década do século XXI, sendo Rainha Mentira (2007) o objeto empírico de análise, aplicação e discussão dos conceitos desenvolvidos no corpo do texto 2014-12-17T14:00:12Z 2011-12-26 2014-12-17T14:00:12Z 2011-04-29 masterThesis ARAÚJO, Rummenigge Medeiros. Gerald Thomas e a (des)encenação do mundo: as paisagens visuais como grafia de intertextualidades, citações e hipertextos. 2011. 161 f. Dissertação (Mestrado em LINGUAGENS DA CENA E PEDAGOGIAS DA CENA) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2011. https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/12437 por Acesso Aberto application/pdf application/pdf Universidade Federal do Rio Grande do Norte BR UFRN Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas LINGUAGENS DA CENA E PEDAGOGIAS DA CENA
institution Repositório Institucional
collection RI - UFRN
language por
topic Paisagens visuais
Pós-dramático
Hibridismo
Gerald Thomas
Visual landscapes
Post-dramatic
Hybridsm
Gerald Thomas
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES
spellingShingle Paisagens visuais
Pós-dramático
Hibridismo
Gerald Thomas
Visual landscapes
Post-dramatic
Hybridsm
Gerald Thomas
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES
Araújo, Rummenigge Medeiros
Gerald Thomas e a (des)encenação do mundo: as paisagens visuais como grafia de intertextualidades, citações e hipertextos
description This work is the result of a personal uneasy about the form and development taken by contemporaneous theater concerning its relationship with other media to create new hybrid organisms and organizing itself through new possibilities, connections, as well as with different levels of arrangements in the construction of the scene. The purpose of this research is to study the connections between the scene and the media within the context of the formation of hybrid organism wich is the key element. That stands for an aesthetic characteristic of the post-dramatic condition of contemporary theatre in Brazil. Thus, this work will investigate the concept of visual landscapes within the context of Gerald Thomas Sievers work in Brazil in the period of the first decade of twenty-first century having the play Rainha Mentira (2007) (Queen Liar, 2007) as the main empirical object of analysis, discussion and application of the framework developed in the text
author2 Costa, Maria Helena Braga e Vaz da
author_facet Costa, Maria Helena Braga e Vaz da
Araújo, Rummenigge Medeiros
format masterThesis
author Araújo, Rummenigge Medeiros
author_sort Araújo, Rummenigge Medeiros
title Gerald Thomas e a (des)encenação do mundo: as paisagens visuais como grafia de intertextualidades, citações e hipertextos
title_short Gerald Thomas e a (des)encenação do mundo: as paisagens visuais como grafia de intertextualidades, citações e hipertextos
title_full Gerald Thomas e a (des)encenação do mundo: as paisagens visuais como grafia de intertextualidades, citações e hipertextos
title_fullStr Gerald Thomas e a (des)encenação do mundo: as paisagens visuais como grafia de intertextualidades, citações e hipertextos
title_full_unstemmed Gerald Thomas e a (des)encenação do mundo: as paisagens visuais como grafia de intertextualidades, citações e hipertextos
title_sort gerald thomas e a (des)encenação do mundo: as paisagens visuais como grafia de intertextualidades, citações e hipertextos
publisher Universidade Federal do Rio Grande do Norte
publishDate 2014
url https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/12437
work_keys_str_mv AT araujorummeniggemedeiros geraldthomaseadesencenacaodomundoaspaisagensvisuaiscomografiadeintertextualidadescitacoesehipertextos
_version_ 1773962867300630528