A Relação professor-aluno e a afirmação do discente como sujeito do processo projetual: um estudo exploratório sobre a produção do trabalho final de graduação em arquitetura e urbanismo na UFC e na UFRN

This work deals with teacher-student relationship (TSR), held in a very special moment: the semester of graduation of architecture and urbanism, where students prepare the final work called Graduation Final Work (GFW). That is the last stage to obtain the title of architect and urban planner in Braz...

ver descrição completa

Na minha lista:
Detalhes bibliográficos
Autor principal: Marques, Ricardo Barros
Outros Autores: Elali, Gleice Virginia Medeiros de Azambuja
Formato: Dissertação
Idioma:por
Publicado em: Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Assuntos:
Endereço do item:https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/12351
Tags: Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
id ri-123456789-12351
record_format dspace
institution Repositório Institucional
collection RI - UFRN
language por
topic Didática
Processo projetual
Relação Professor Aluno
. Autonomia projetual
Didactic. Relationship. Autonomy. Process. Orientation
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ARQUITETURA E URBANISMO
spellingShingle Didática
Processo projetual
Relação Professor Aluno
. Autonomia projetual
Didactic. Relationship. Autonomy. Process. Orientation
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ARQUITETURA E URBANISMO
Marques, Ricardo Barros
A Relação professor-aluno e a afirmação do discente como sujeito do processo projetual: um estudo exploratório sobre a produção do trabalho final de graduação em arquitetura e urbanismo na UFC e na UFRN
description This work deals with teacher-student relationship (TSR), held in a very special moment: the semester of graduation of architecture and urbanism, where students prepare the final work called Graduation Final Work (GFW). That is the last stage to obtain the title of architect and urban planner in Brazil. The text discusses this problem in several ways, emphasing the relationship between graduated student and his/her mentors into the consolidation process of the student as an actor of the planning process, here defined as "autonomy". The work is focused on understanding the TSR in order to elucidate its importance for improvement of teaching bases on development of the GFW, more than the relation between curriculum and institution. Related with the exploratory characteristic of this master thesis, methodologically, the field work happened through: (i) observation of mentorship guidance, (ii) interviews, and (iii) application of questionnaires to teachers and students. Participated 10 pairs of student and mentors of two federal university of Northeast: 05 pairs of the Federal University of Ceará (UFC) and 05 pairs of the Federal University of Rio Grande do Norte (UFRN). The results presented the development of the GFW as a difficult process / fearful for students, highlighting the main problem situations: the difficulty in choosing the theme, the super-sizing of the process, students' insecurities, and parental relationship with the supervisor process. Summing up, the work indicates that the students has a limited autonomy on the GFW process, which calls for a revision in order to promote the consolidation of the student autonomy, which must be observed for some positions recognition of the role of each actor in the process of orientation
author2 Elali, Gleice Virginia Medeiros de Azambuja
author_facet Elali, Gleice Virginia Medeiros de Azambuja
Marques, Ricardo Barros
format masterThesis
author Marques, Ricardo Barros
author_sort Marques, Ricardo Barros
title A Relação professor-aluno e a afirmação do discente como sujeito do processo projetual: um estudo exploratório sobre a produção do trabalho final de graduação em arquitetura e urbanismo na UFC e na UFRN
title_short A Relação professor-aluno e a afirmação do discente como sujeito do processo projetual: um estudo exploratório sobre a produção do trabalho final de graduação em arquitetura e urbanismo na UFC e na UFRN
title_full A Relação professor-aluno e a afirmação do discente como sujeito do processo projetual: um estudo exploratório sobre a produção do trabalho final de graduação em arquitetura e urbanismo na UFC e na UFRN
title_fullStr A Relação professor-aluno e a afirmação do discente como sujeito do processo projetual: um estudo exploratório sobre a produção do trabalho final de graduação em arquitetura e urbanismo na UFC e na UFRN
title_full_unstemmed A Relação professor-aluno e a afirmação do discente como sujeito do processo projetual: um estudo exploratório sobre a produção do trabalho final de graduação em arquitetura e urbanismo na UFC e na UFRN
title_sort relação professor-aluno e a afirmação do discente como sujeito do processo projetual: um estudo exploratório sobre a produção do trabalho final de graduação em arquitetura e urbanismo na ufc e na ufrn
publisher Universidade Federal do Rio Grande do Norte
publishDate 2014
url https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/12351
work_keys_str_mv AT marquesricardobarros arelacaoprofessoralunoeaafirmacaododiscentecomosujeitodoprocessoprojetualumestudoexploratoriosobreaproducaodotrabalhofinaldegraduacaoemarquiteturaeurbanismonaufcenaufrn
AT marquesricardobarros relacaoprofessoralunoeaafirmacaododiscentecomosujeitodoprocessoprojetualumestudoexploratoriosobreaproducaodotrabalhofinaldegraduacaoemarquiteturaeurbanismonaufcenaufrn
_version_ 1773965601917632512
spelling ri-123456789-123512019-01-29T18:47:03Z A Relação professor-aluno e a afirmação do discente como sujeito do processo projetual: um estudo exploratório sobre a produção do trabalho final de graduação em arquitetura e urbanismo na UFC e na UFRN Marques, Ricardo Barros Elali, Gleice Virginia Medeiros de Azambuja http://lattes.cnpq.br/2582590694305718 http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4760194P6&dataRevisao=null Veloso, Maisa Fernandes Dutra http://lattes.cnpq.br/4974901249133556 Rheingantz, Paulo Afonso http://lattes.cnpq.br/7765118835668681 Didática Processo projetual Relação Professor Aluno . Autonomia projetual Didactic. Relationship. Autonomy. Process. Orientation CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ARQUITETURA E URBANISMO This work deals with teacher-student relationship (TSR), held in a very special moment: the semester of graduation of architecture and urbanism, where students prepare the final work called Graduation Final Work (GFW). That is the last stage to obtain the title of architect and urban planner in Brazil. The text discusses this problem in several ways, emphasing the relationship between graduated student and his/her mentors into the consolidation process of the student as an actor of the planning process, here defined as "autonomy". The work is focused on understanding the TSR in order to elucidate its importance for improvement of teaching bases on development of the GFW, more than the relation between curriculum and institution. Related with the exploratory characteristic of this master thesis, methodologically, the field work happened through: (i) observation of mentorship guidance, (ii) interviews, and (iii) application of questionnaires to teachers and students. Participated 10 pairs of student and mentors of two federal university of Northeast: 05 pairs of the Federal University of Ceará (UFC) and 05 pairs of the Federal University of Rio Grande do Norte (UFRN). The results presented the development of the GFW as a difficult process / fearful for students, highlighting the main problem situations: the difficulty in choosing the theme, the super-sizing of the process, students' insecurities, and parental relationship with the supervisor process. Summing up, the work indicates that the students has a limited autonomy on the GFW process, which calls for a revision in order to promote the consolidation of the student autonomy, which must be observed for some positions recognition of the role of each actor in the process of orientation A presente dissertação registra um estudo centrado na relação professoraluno (RPA) realizado em um momento muito particular: o semestre de conclusão do curso de arquitetura e urbanismo, quando os estudantes elaboram o denominado Trabalho Final de Graduação (TFG), última etapa para a obtenção do título de arquiteto e urbanista no Brasil. O texto discorre sobre essa problemática sob diversos aspectos, com ênfase para a relação orientador-orientando e para o processo de afirmação do discente como sujeito do processo projetual, aqui definido como autonomia . Afastando-se de uma análise da relação currículo-instituição, o trabalho está focado no entendimento da RPA, de modo a elucidar sua importância para melhoria das bases pedagógicas relativas ao desenvolvimento do TFG. Assumindo seu caráter exploratório, metodologicamente a pesquisa de campo ocorreu a: (i) observação de seções de orientação; (ii) realização de entrevistas e (iii) aplicação de questionários a professores e estudantes. Participaram 10 duplas orientador(a)/orientando(a) vinculadas a duas instituições de ensino superior federais do nordeste: 05 da Universidade Federal do Ceará (UFC) e 05 da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Os resultados obtidos mostraram a elaboração do TFG como um processo difícil/temeroso para os alunos, evidenciando como principais situações-problema: a escolha do tema; o superdimensionamento do processo; inseguranças estudantis; e relação paternal do orientador com o processo. De modo geral, verificou-se que os discentes demonstraram ter uma autonomia ainda restrita; isso indica que a atividade projetual desenvolvida pelo aluno na produção do TFG é um processo que merece ser revisto, de modo a promover a consolidação da autonomia do discente, para o que precisam ser observadas algumas posturas relativas ao reconhecimento do papel de cada agente no processo de orientação 2014-12-17T13:57:02Z 2010-12-14 2014-12-17T13:57:02Z 2010-03-26 masterThesis MARQUES, Ricardo Barros. A Relação professor-aluno e a afirmação do discente como sujeito do processo projetual: um estudo exploratório sobre a produção do trabalho final de graduação em arquitetura e urbanismo na UFC e na UFRN. 2010. 180 f. Dissertação (Mestrado em Conforto no Ambiente Construído; Forma Urbana e Habitação) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2010. https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/12351 por Acesso Aberto application/pdf application/pdf Universidade Federal do Rio Grande do Norte BR UFRN Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo Conforto no Ambiente Construído; Forma Urbana e Habitação