Inserção da informática nos cursos de Arquitetura e Urbanismo do Brasil (1994 2006): diagnósticos, rebatimentos e perspectivas nas Instituições Federais de Ensino Superior do Nordeste: UFRN, UFPB e UFPE

This work supports the formalist education s improvement of the Brazilian architect and urban designer through a better application and systematization of the computer science s teaching potentialities. The research analyzes the discipline introduction in the Brazilian courses: Computer Science Appl...

ver descrição completa

Na minha lista:
Detalhes bibliográficos
Autor principal: Carreiro, Patricia de Oliveira Dias Porto
Outros Autores: Veloso, Maisa Fernandes Dutra
Formato: Dissertação
Idioma:por
Publicado em: Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Assuntos:
Endereço do item:https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/12335
Tags: Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
id ri-123456789-12335
record_format dspace
institution Repositório Institucional
collection RI - UFRN
language por
topic Informática
Ensino
Arquitetura
Urbanismo
Computer science
Teaching
Architecture and Urbanism
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ARQUITETURA E URBANISMO
spellingShingle Informática
Ensino
Arquitetura
Urbanismo
Computer science
Teaching
Architecture and Urbanism
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ARQUITETURA E URBANISMO
Carreiro, Patricia de Oliveira Dias Porto
Inserção da informática nos cursos de Arquitetura e Urbanismo do Brasil (1994 2006): diagnósticos, rebatimentos e perspectivas nas Instituições Federais de Ensino Superior do Nordeste: UFRN, UFPB e UFPE
description This work supports the formalist education s improvement of the Brazilian architect and urban designer through a better application and systematization of the computer science s teaching potentialities. The research analyzes the discipline introduction in the Brazilian courses: Computer Science Applied to Architecture and Urbanism (InfoAU) in the Architecture and Urbanism Courses of Brazil (CAUs). It goes since the discipline was obligated by the MEC s Regulation nr. 1.770 from 1994 until the CNE/CES Resolution nr. 6 from 2006; it comprehends the discipline implantation, development and current context, in order to get more detailed, the research analyses three federal universities from the Northeast of the country: UFRN, UFPB and UFPE. Once identified the historical educational needs in the CAUs, the study focus on the computer science s increasing potential as an agent of integration, communication, development and knowledge/data management. It points out new social perspectives for a better use of this tool/mechanism, which adequately structuralized and integrated, creates propitious educational and professional performance/recycling conditions and a propeller instrument of research and extension activities. Among this work, it is suggested the aggregation of elements, which are complementary to the InfoAU discipline s reorganization, throughout a computerization s plan for the CAUs, extensive to the professional formation, generating a virtuous cycle in several activities of the academic, administrative and, research and extension s departments. Therefore, the InfoAU in the Brazilian CAUs context was analyzed; the main solutions and problems found were systemized; the possibilities of computer science s uses inside AU ware structuralized, InfoAU discipline s improvement plan was also defined, as well as strategies for the implementation of the computerization s plan for the CAUs, which would guarantee its maintenance in a continuity perspective
author2 Veloso, Maisa Fernandes Dutra
author_facet Veloso, Maisa Fernandes Dutra
Carreiro, Patricia de Oliveira Dias Porto
format masterThesis
author Carreiro, Patricia de Oliveira Dias Porto
author_sort Carreiro, Patricia de Oliveira Dias Porto
title Inserção da informática nos cursos de Arquitetura e Urbanismo do Brasil (1994 2006): diagnósticos, rebatimentos e perspectivas nas Instituições Federais de Ensino Superior do Nordeste: UFRN, UFPB e UFPE
title_short Inserção da informática nos cursos de Arquitetura e Urbanismo do Brasil (1994 2006): diagnósticos, rebatimentos e perspectivas nas Instituições Federais de Ensino Superior do Nordeste: UFRN, UFPB e UFPE
title_full Inserção da informática nos cursos de Arquitetura e Urbanismo do Brasil (1994 2006): diagnósticos, rebatimentos e perspectivas nas Instituições Federais de Ensino Superior do Nordeste: UFRN, UFPB e UFPE
title_fullStr Inserção da informática nos cursos de Arquitetura e Urbanismo do Brasil (1994 2006): diagnósticos, rebatimentos e perspectivas nas Instituições Federais de Ensino Superior do Nordeste: UFRN, UFPB e UFPE
title_full_unstemmed Inserção da informática nos cursos de Arquitetura e Urbanismo do Brasil (1994 2006): diagnósticos, rebatimentos e perspectivas nas Instituições Federais de Ensino Superior do Nordeste: UFRN, UFPB e UFPE
title_sort inserção da informática nos cursos de arquitetura e urbanismo do brasil (1994 2006): diagnósticos, rebatimentos e perspectivas nas instituições federais de ensino superior do nordeste: ufrn, ufpb e ufpe
publisher Universidade Federal do Rio Grande do Norte
publishDate 2014
url https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/12335
work_keys_str_mv AT carreiropatriciadeoliveiradiasporto insercaodainformaticanoscursosdearquiteturaeurbanismodobrasil19942006diagnosticosrebatimentoseperspectivasnasinstituicoesfederaisdeensinosuperiordonordesteufrnufpbeufpe
_version_ 1773960464447832064
spelling ri-123456789-123352019-01-29T17:42:26Z Inserção da informática nos cursos de Arquitetura e Urbanismo do Brasil (1994 2006): diagnósticos, rebatimentos e perspectivas nas Instituições Federais de Ensino Superior do Nordeste: UFRN, UFPB e UFPE Carreiro, Patricia de Oliveira Dias Porto Veloso, Maisa Fernandes Dutra http://lattes.cnpq.br/5058717751639039 http://lattes.cnpq.br/4974901249133556 Elali, Gleice Virginia Medeiros de Azambuja http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4760194P6&dataRevisao=null Rufino, Iana Alexandra Alves http://lattes.cnpq.br/7751984072554691 Informática Ensino Arquitetura Urbanismo Computer science Teaching Architecture and Urbanism CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ARQUITETURA E URBANISMO This work supports the formalist education s improvement of the Brazilian architect and urban designer through a better application and systematization of the computer science s teaching potentialities. The research analyzes the discipline introduction in the Brazilian courses: Computer Science Applied to Architecture and Urbanism (InfoAU) in the Architecture and Urbanism Courses of Brazil (CAUs). It goes since the discipline was obligated by the MEC s Regulation nr. 1.770 from 1994 until the CNE/CES Resolution nr. 6 from 2006; it comprehends the discipline implantation, development and current context, in order to get more detailed, the research analyses three federal universities from the Northeast of the country: UFRN, UFPB and UFPE. Once identified the historical educational needs in the CAUs, the study focus on the computer science s increasing potential as an agent of integration, communication, development and knowledge/data management. It points out new social perspectives for a better use of this tool/mechanism, which adequately structuralized and integrated, creates propitious educational and professional performance/recycling conditions and a propeller instrument of research and extension activities. Among this work, it is suggested the aggregation of elements, which are complementary to the InfoAU discipline s reorganization, throughout a computerization s plan for the CAUs, extensive to the professional formation, generating a virtuous cycle in several activities of the academic, administrative and, research and extension s departments. Therefore, the InfoAU in the Brazilian CAUs context was analyzed; the main solutions and problems found were systemized; the possibilities of computer science s uses inside AU ware structuralized, InfoAU discipline s improvement plan was also defined, as well as strategies for the implementation of the computerization s plan for the CAUs, which would guarantee its maintenance in a continuity perspective Este trabalho defende o aprimoramento da educação formal do arquiteto e urbanista brasileiro através de uma melhor aplicação e sistematização das potencialidades da informática. Nele analisou-se a inserção nacional da matéria: Informática Aplicada à Arquitetura e Urbanismo (InfoAU) nos Cursos de Arquitetura e Urbanismo (CAUs) desde sua obrigatoriedade pela Portaria MEC nº 1770 de 1994 até a Resolução CNE/CES nº 6 de 2006; através da implantação, desenvolvimento e contexto atual e, de forma mais detalhada, em três Instituições Federais de Ensino Superior (IFES) da Região Nordeste do Brasil: UFRN, UFPB e UFPE. O estudo focou no potencial crescente da informática como agente de integração, comunicação, desenvolvimento e gerenciamento de conhecimentos/informações e aponta novas perspectivas para o melhor uso desta ferramenta/mecanismo, adequadamente estruturado e integrado, permitindo condições propiciais de ensino, atuação/atualização profissional e instrumento propulsor de atividades de pesquisa e de extensão. Com este trabalho propôs se a agregação de elementos complementares à reestruturação da matéria de InfoAU obtendo um plano de informatização dos CAUs, extensiva á formação profissional gerando um ciclo virtuoso nas diversas atividades acadêmicas, administrativas, de pesquisa e extensão dos cursos. Assim, seqüencialmente, foi analisado o contexto de InfoAU em CAUs brasileiros; sistematizados os principais problemas e soluções encontrados; estruturadas as possibilidades de usos da informática dentro de Arquitetura e Urbanismo (AU), bem como definidas recomendações de melhorias no ensino de InfoAU e de estratégias para implementação de um plano de informatização dos CAUs, que venham a garantir sua manutenção em uma perspectiva de continuidade 2014-12-17T13:56:58Z 2009-04-20 2014-12-17T13:56:58Z 2007-02-06 masterThesis CARREIRO, Patricia de Oliveira Dias Porto. Inserção da informática nos cursos de Arquitetura e Urbanismo do Brasil (1994 2006): diagnósticos, rebatimentos e perspectivas nas Instituições Federais de Ensino Superior do Nordeste: UFRN, UFPB e UFPE. 2007. 205 f. Dissertação (Mestrado em Conforto no Ambiente Construído; Forma Urbana e Habitação) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2007. https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/12335 por Acesso Aberto application/pdf application/pdf Universidade Federal do Rio Grande do Norte BR UFRN Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo Conforto no Ambiente Construído; Forma Urbana e Habitação