Muitas histórias, uma imagem: a percepção sócio-ambiental de alunos residentes da Escola Agrícola de Jundiaí
Tendo como base os conceitos de espaço, lugar, ambiente e imagem, sob as vertentes da Arquitetura e Urbanismo, Geografia e Psicologia Ambiental, esta pesquisa teve como objetivo averiguar a percepção de estudantes da Escola Agrícola de Jundiaí (EAJ UFRN) a fim de identificar aspectos das interrel...
Na minha lista:
Hovedforfatter: | |
---|---|
Andre forfattere: | |
Format: | Dissertação |
Sprog: | por |
Udgivet: |
Universidade Federal do Rio Grande do Norte
|
Fag: | |
Online adgang: | https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/12301 |
Tags: |
Tilføj Tag
Ingen Tags, Vær først til at tagge denne postø!
|
id |
ri-123456789-12301 |
---|---|
record_format |
dspace |
spelling |
ri-123456789-123012019-01-29T17:39:53Z Muitas histórias, uma imagem: a percepção sócio-ambiental de alunos residentes da Escola Agrícola de Jundiaí Oliveira, Cinthia Soares de Elali, Gleice Virginia Medeiros de Azambuja http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4760194P6&dataRevisao=null Borges, Amadja Henrique http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4787154J7 Sales, Luis Carlos http://lattes.cnpq.br/3467660796249780 Percepção ambiental Relação pessoa-ambiente Escola Imagem sócio-ambiental Environmental perception Personal and ambience relationship School Social-environmental image CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ARQUITETURA E URBANISMO Tendo como base os conceitos de espaço, lugar, ambiente e imagem, sob as vertentes da Arquitetura e Urbanismo, Geografia e Psicologia Ambiental, esta pesquisa teve como objetivo averiguar a percepção de estudantes da Escola Agrícola de Jundiaí (EAJ UFRN) a fim de identificar aspectos das interrelações pessoa-ambiente que diferenciam tal escola de outras instituições. A coleta de dados utilizou multimétodos e investigou um grupo de alunos residentes na Escola que cursavam o ensino médio e técnico em agropecuária em 2006, analisando seus discursos, comportamentos e atitudes de modo a identificar os principais elementos da imagem sócio-ambiental da EAJ. Os resultados apontaram locais, práticas sociais e símbolos representativos da instituição, indicando espaços (construídos e naturais) adequados/inadequados às necessidades/expectativas dos estudantes incluindo a ampliação da interdisciplinaridade no conjunto de suas atividades. Além disso, a fim de incrementar a análise sócio-ambiental em instituições que promovem experiências exitosas, recomenda-se que os aspectos cotidiano e tempo sejam mais profundamente investigados em estudos futuros na área 2014-12-17T13:56:51Z 2014-12-11 2014-12-17T13:56:51Z 2008-01-03 masterThesis OLIVEIRA, Cinthia Soares de. Muitas histórias, uma imagem: a percepção sócio-ambiental de alunos residentes da Escola Agrícola de Jundiaí. 2008. 129 f. Dissertação (Mestrado em Conforto no Ambiente Construído; Forma Urbana e Habitação) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2008. https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/12301 por Acesso Aberto application/pdf application/pdf Universidade Federal do Rio Grande do Norte BR UFRN Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo Conforto no Ambiente Construído; Forma Urbana e Habitação |
institution |
Repositório Institucional |
collection |
RI - UFRN |
language |
por |
topic |
Percepção ambiental Relação pessoa-ambiente Escola Imagem sócio-ambiental Environmental perception Personal and ambience relationship School Social-environmental image CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ARQUITETURA E URBANISMO |
spellingShingle |
Percepção ambiental Relação pessoa-ambiente Escola Imagem sócio-ambiental Environmental perception Personal and ambience relationship School Social-environmental image CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ARQUITETURA E URBANISMO Oliveira, Cinthia Soares de Muitas histórias, uma imagem: a percepção sócio-ambiental de alunos residentes da Escola Agrícola de Jundiaí |
description |
Tendo como base os conceitos de espaço, lugar, ambiente e imagem, sob as vertentes da Arquitetura e Urbanismo, Geografia e Psicologia Ambiental, esta pesquisa teve como objetivo averiguar a percepção de estudantes da Escola
Agrícola de Jundiaí (EAJ UFRN) a fim de identificar aspectos das interrelações pessoa-ambiente que diferenciam tal escola de outras instituições. A coleta de dados utilizou multimétodos e investigou um grupo de alunos residentes na Escola que cursavam o ensino médio e técnico em agropecuária em 2006, analisando seus discursos, comportamentos e atitudes de modo a identificar os principais elementos da imagem sócio-ambiental da EAJ. Os
resultados apontaram locais, práticas sociais e símbolos representativos da instituição, indicando espaços (construídos e naturais) adequados/inadequados às necessidades/expectativas dos estudantes incluindo a ampliação da interdisciplinaridade no conjunto de suas atividades. Além disso, a fim de incrementar a análise sócio-ambiental em instituições que promovem experiências exitosas, recomenda-se que os aspectos cotidiano e tempo
sejam mais profundamente investigados em estudos futuros na área |
author2 |
Elali, Gleice Virginia Medeiros de Azambuja |
author_facet |
Elali, Gleice Virginia Medeiros de Azambuja Oliveira, Cinthia Soares de |
format |
masterThesis |
author |
Oliveira, Cinthia Soares de |
author_sort |
Oliveira, Cinthia Soares de |
title |
Muitas histórias, uma imagem: a percepção sócio-ambiental de alunos residentes da Escola Agrícola de Jundiaí |
title_short |
Muitas histórias, uma imagem: a percepção sócio-ambiental de alunos residentes da Escola Agrícola de Jundiaí |
title_full |
Muitas histórias, uma imagem: a percepção sócio-ambiental de alunos residentes da Escola Agrícola de Jundiaí |
title_fullStr |
Muitas histórias, uma imagem: a percepção sócio-ambiental de alunos residentes da Escola Agrícola de Jundiaí |
title_full_unstemmed |
Muitas histórias, uma imagem: a percepção sócio-ambiental de alunos residentes da Escola Agrícola de Jundiaí |
title_sort |
muitas histórias, uma imagem: a percepção sócio-ambiental de alunos residentes da escola agrícola de jundiaí |
publisher |
Universidade Federal do Rio Grande do Norte |
publishDate |
2014 |
url |
https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/12301 |
work_keys_str_mv |
AT oliveiracinthiasoaresde muitashistoriasumaimagemapercepcaosocioambientaldealunosresidentesdaescolaagricoladejundiai |
_version_ |
1773961013465448448 |