Muitas histórias, uma imagem: a percepção sócio-ambiental de alunos residentes da Escola Agrícola de Jundiaí

Tendo como base os conceitos de espaço, lugar, ambiente e imagem, sob as vertentes da Arquitetura e Urbanismo, Geografia e Psicologia Ambiental, esta pesquisa teve como objetivo averiguar a percepção de estudantes da Escola Agrícola de Jundiaí (EAJ UFRN) a fim de identificar aspectos das interrel...

Fuld beskrivelse

Na minha lista:
Bibliografiske detaljer
Hovedforfatter: Oliveira, Cinthia Soares de
Andre forfattere: Elali, Gleice Virginia Medeiros de Azambuja
Format: Dissertação
Sprog:por
Udgivet: Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Fag:
Online adgang:https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/12301
Tags: Tilføj Tag
Ingen Tags, Vær først til at tagge denne postø!
id ri-123456789-12301
record_format dspace
spelling ri-123456789-123012019-01-29T17:39:53Z Muitas histórias, uma imagem: a percepção sócio-ambiental de alunos residentes da Escola Agrícola de Jundiaí Oliveira, Cinthia Soares de Elali, Gleice Virginia Medeiros de Azambuja http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4760194P6&dataRevisao=null Borges, Amadja Henrique http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4787154J7 Sales, Luis Carlos http://lattes.cnpq.br/3467660796249780 Percepção ambiental Relação pessoa-ambiente Escola Imagem sócio-ambiental Environmental perception Personal and ambience relationship School Social-environmental image CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ARQUITETURA E URBANISMO Tendo como base os conceitos de espaço, lugar, ambiente e imagem, sob as vertentes da Arquitetura e Urbanismo, Geografia e Psicologia Ambiental, esta pesquisa teve como objetivo averiguar a percepção de estudantes da Escola Agrícola de Jundiaí (EAJ UFRN) a fim de identificar aspectos das interrelações pessoa-ambiente que diferenciam tal escola de outras instituições. A coleta de dados utilizou multimétodos e investigou um grupo de alunos residentes na Escola que cursavam o ensino médio e técnico em agropecuária em 2006, analisando seus discursos, comportamentos e atitudes de modo a identificar os principais elementos da imagem sócio-ambiental da EAJ. Os resultados apontaram locais, práticas sociais e símbolos representativos da instituição, indicando espaços (construídos e naturais) adequados/inadequados às necessidades/expectativas dos estudantes incluindo a ampliação da interdisciplinaridade no conjunto de suas atividades. Além disso, a fim de incrementar a análise sócio-ambiental em instituições que promovem experiências exitosas, recomenda-se que os aspectos cotidiano e tempo sejam mais profundamente investigados em estudos futuros na área 2014-12-17T13:56:51Z 2014-12-11 2014-12-17T13:56:51Z 2008-01-03 masterThesis OLIVEIRA, Cinthia Soares de. Muitas histórias, uma imagem: a percepção sócio-ambiental de alunos residentes da Escola Agrícola de Jundiaí. 2008. 129 f. Dissertação (Mestrado em Conforto no Ambiente Construído; Forma Urbana e Habitação) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2008. https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/12301 por Acesso Aberto application/pdf application/pdf Universidade Federal do Rio Grande do Norte BR UFRN Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo Conforto no Ambiente Construído; Forma Urbana e Habitação
institution Repositório Institucional
collection RI - UFRN
language por
topic Percepção ambiental
Relação pessoa-ambiente
Escola
Imagem sócio-ambiental
Environmental perception
Personal and ambience relationship
School
Social-environmental image
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ARQUITETURA E URBANISMO
spellingShingle Percepção ambiental
Relação pessoa-ambiente
Escola
Imagem sócio-ambiental
Environmental perception
Personal and ambience relationship
School
Social-environmental image
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ARQUITETURA E URBANISMO
Oliveira, Cinthia Soares de
Muitas histórias, uma imagem: a percepção sócio-ambiental de alunos residentes da Escola Agrícola de Jundiaí
description Tendo como base os conceitos de espaço, lugar, ambiente e imagem, sob as vertentes da Arquitetura e Urbanismo, Geografia e Psicologia Ambiental, esta pesquisa teve como objetivo averiguar a percepção de estudantes da Escola Agrícola de Jundiaí (EAJ UFRN) a fim de identificar aspectos das interrelações pessoa-ambiente que diferenciam tal escola de outras instituições. A coleta de dados utilizou multimétodos e investigou um grupo de alunos residentes na Escola que cursavam o ensino médio e técnico em agropecuária em 2006, analisando seus discursos, comportamentos e atitudes de modo a identificar os principais elementos da imagem sócio-ambiental da EAJ. Os resultados apontaram locais, práticas sociais e símbolos representativos da instituição, indicando espaços (construídos e naturais) adequados/inadequados às necessidades/expectativas dos estudantes incluindo a ampliação da interdisciplinaridade no conjunto de suas atividades. Além disso, a fim de incrementar a análise sócio-ambiental em instituições que promovem experiências exitosas, recomenda-se que os aspectos cotidiano e tempo sejam mais profundamente investigados em estudos futuros na área
author2 Elali, Gleice Virginia Medeiros de Azambuja
author_facet Elali, Gleice Virginia Medeiros de Azambuja
Oliveira, Cinthia Soares de
format masterThesis
author Oliveira, Cinthia Soares de
author_sort Oliveira, Cinthia Soares de
title Muitas histórias, uma imagem: a percepção sócio-ambiental de alunos residentes da Escola Agrícola de Jundiaí
title_short Muitas histórias, uma imagem: a percepção sócio-ambiental de alunos residentes da Escola Agrícola de Jundiaí
title_full Muitas histórias, uma imagem: a percepção sócio-ambiental de alunos residentes da Escola Agrícola de Jundiaí
title_fullStr Muitas histórias, uma imagem: a percepção sócio-ambiental de alunos residentes da Escola Agrícola de Jundiaí
title_full_unstemmed Muitas histórias, uma imagem: a percepção sócio-ambiental de alunos residentes da Escola Agrícola de Jundiaí
title_sort muitas histórias, uma imagem: a percepção sócio-ambiental de alunos residentes da escola agrícola de jundiaí
publisher Universidade Federal do Rio Grande do Norte
publishDate 2014
url https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/12301
work_keys_str_mv AT oliveiracinthiasoaresde muitashistoriasumaimagemapercepcaosocioambientaldealunosresidentesdaescolaagricoladejundiai
_version_ 1773961013465448448