Desempenho e background familiar: um estudo no acesso a uma instituição de ensino técnico federal no Brasil

This paper comprises an investigation on the influence of the variable family backgrounds (father school level, mother school level and family income) over the pupil s performance in admissions examination (entrance test or PROITEC) at Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grand...

ver descrição completa

Na minha lista:
Detalhes bibliográficos
Autor principal: Assunção, Marcus Vinicius Dantas de
Outros Autores: Araújo, Afrânio Galdino de
Formato: Dissertação
Idioma:por
Publicado em: Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Assuntos:
Endereço do item:https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/12235
Tags: Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
id ri-123456789-12235
record_format dspace
institution Repositório Institucional
collection RI - UFRN
language por
topic Background familiar. Educação. Ensino técnico. Processos seletivos
Family background. Education. Technical education. Admissions examination
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO
spellingShingle Background familiar. Educação. Ensino técnico. Processos seletivos
Family background. Education. Technical education. Admissions examination
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO
Assunção, Marcus Vinicius Dantas de
Desempenho e background familiar: um estudo no acesso a uma instituição de ensino técnico federal no Brasil
description This paper comprises an investigation on the influence of the variable family backgrounds (father school level, mother school level and family income) over the pupil s performance in admissions examination (entrance test or PROITEC) at Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN). From that point of view, the main goal of this research is to analyze the influence of the family background as a determiner of the pupil´s performance in the access to Technical and Professional education at IFRN. Secondary data were used from two databases (entrance test and PROITEC) adding up to 19.226 observations to the vacancies offered in the year of 2013. Aiming at achieving the proposed goal, a conceptual model composed of three hypothesis was developed. The results were presented in four stages: stage I presentation of the descriptive statistical results of the two databases; stage II separation of the campi in clusters; stage III analysis of multiple regressions; stage IV analysis of the logistics regressions. Two statistical tests were used to validate the hypothesis: T-test and Wald test. Hypothesis 1 and 2 were confirmed and H3 was refused. The results presented favorable causal connections to the family income and the father school level variables (with bigger effect for fathers with a higher education degree). The mother school level variable did not provide statistical significance for this research. Based on this result, after this work, this institution is to develop a strategic plan to assist in the success rate of students preparing diagnoses in order to diminish the effects of the variables that impacted negatively
author2 Araújo, Afrânio Galdino de
author_facet Araújo, Afrânio Galdino de
Assunção, Marcus Vinicius Dantas de
format masterThesis
author Assunção, Marcus Vinicius Dantas de
author_sort Assunção, Marcus Vinicius Dantas de
title Desempenho e background familiar: um estudo no acesso a uma instituição de ensino técnico federal no Brasil
title_short Desempenho e background familiar: um estudo no acesso a uma instituição de ensino técnico federal no Brasil
title_full Desempenho e background familiar: um estudo no acesso a uma instituição de ensino técnico federal no Brasil
title_fullStr Desempenho e background familiar: um estudo no acesso a uma instituição de ensino técnico federal no Brasil
title_full_unstemmed Desempenho e background familiar: um estudo no acesso a uma instituição de ensino técnico federal no Brasil
title_sort desempenho e background familiar: um estudo no acesso a uma instituição de ensino técnico federal no brasil
publisher Universidade Federal do Rio Grande do Norte
publishDate 2014
url https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/12235
work_keys_str_mv AT assuncaomarcusviniciusdantasde desempenhoebackgroundfamiliarumestudonoacessoaumainstituicaodeensinotecnicofederalnobrasil
AT assuncaomarcusviniciusdantasde theinfuenceoffamilybackgroundintheaccesstofederaltechnicaleducationinbrazil
_version_ 1773965043706101760
spelling ri-123456789-122352019-01-29T21:01:27Z Desempenho e background familiar: um estudo no acesso a uma instituição de ensino técnico federal no Brasil The infuence of Family background in the access to Federal Technical Education in Brazil Assunção, Marcus Vinicius Dantas de Araújo, Afrânio Galdino de http://lattes.cnpq.br/8053565362025903 http://lattes.cnpq.br/9062687501625890 Almeida, Mariana Rodrigues de http://lattes.cnpq.br/7356242205950550 Ferreira, Luciano Tacconi, Marli de Fátima Ferraz da Silva http://lattes.cnpq.br/9540733920831213 Background familiar. Educação. Ensino técnico. Processos seletivos Family background. Education. Technical education. Admissions examination CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO This paper comprises an investigation on the influence of the variable family backgrounds (father school level, mother school level and family income) over the pupil s performance in admissions examination (entrance test or PROITEC) at Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN). From that point of view, the main goal of this research is to analyze the influence of the family background as a determiner of the pupil´s performance in the access to Technical and Professional education at IFRN. Secondary data were used from two databases (entrance test and PROITEC) adding up to 19.226 observations to the vacancies offered in the year of 2013. Aiming at achieving the proposed goal, a conceptual model composed of three hypothesis was developed. The results were presented in four stages: stage I presentation of the descriptive statistical results of the two databases; stage II separation of the campi in clusters; stage III analysis of multiple regressions; stage IV analysis of the logistics regressions. Two statistical tests were used to validate the hypothesis: T-test and Wald test. Hypothesis 1 and 2 were confirmed and H3 was refused. The results presented favorable causal connections to the family income and the father school level variables (with bigger effect for fathers with a higher education degree). The mother school level variable did not provide statistical significance for this research. Based on this result, after this work, this institution is to develop a strategic plan to assist in the success rate of students preparing diagnoses in order to diminish the effects of the variables that impacted negatively Este trabalho compreende uma investigação acerca da influência que as variáveis de background familiar (escolaridade do pai, escolaridade da mãe e renda familiar) exercem sobre o desempenho de um estudante, candidato às vagas dos processos de seleção (Exame de seleção e PROITEC) do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN). Nessa perspectiva, o objetivo geral da pesquisa consiste em analisar a influência do background familiar, como determinante de desempenho do aluno, no acesso ao Ensino Técnico Profissional do IFRN. Utilizaram-se dados secundários correspondentes a dois bancos de dados (Exame de seleção e PROITEC) perfazendo um total de 19.226 observações referente às vagas ofertadas no ano de 2013. Buscando alcançar o objetivo proposto, formulou-se um modelo conceitual composto por três hipóteses. Os resultados foram apresentados em quatro etapas: etapa I apresentação dos resultados das estatísticas descritivas referentes aos dois bancos de dados; etapa II separação dos campi em clusters; etapa III análise das regressões múltiplas; e, etapa IV análise das regressões logísticas. Utilizaram-se dois testes estatísticos para validação das hipóteses: teste T e teste de Wald. As hipóteses 1 e 2 foram confirmadas e, a H3, refutada. Os resultados apresentaram uma causalidade positiva das variáveis renda familiar e escolaridade do pai (com maior efeito para os pais com ensino superior completo). Já a variável escolaridade mãe não obteve significância estatística para este estudo. Com base nesse resultado, após esse trabalho, essa instituição tem como elaborar um planejamento estratégico para auxiliar na taxa de sucesso dos alunos elaborando diagnósticos a fim de diminuir os efeitos das variáveis que impactaram de maneira negativa 2014-12-17T13:53:38Z 2014-02-24 2014-12-17T13:53:38Z 2013-12-12 masterThesis ASSUNÇÃO, Marcus Vinicius Dantas de. The infuence of Family background in the access to Federal Technical Education in Brazil. 2013. 126 f. Dissertação (Mestrado em Políticas e Gestão Públicas; Gestão Organizacional) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2013. https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/12235 por Acesso Aberto application/pdf application/pdf Universidade Federal do Rio Grande do Norte BR UFRN Programa de Pós-Graduação em Administração Políticas e Gestão Públicas; Gestão Organizacional