Processo de formulação estratégica sob a perspectiva dos decisores da CAERN
Os estudos sobre estratégia têm se difundido há muitos anos e seu processo de formulação também está inserido no cotidiano dos gestores. O objetivo do presente trabalho é constatar se há relação entre o pensamento, formulação e mudança estratégica e o nível acadêmico, hierárquico e tempo no cargo...
Na minha lista:
Autor principal: | |
---|---|
Outros Autores: | |
Formato: | Dissertação |
Idioma: | por |
Publicado em: |
Universidade Federal do Rio Grande do Norte
|
Assuntos: | |
Endereço do item: | https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/12231 |
Tags: |
Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
|
Resumo: | Os estudos sobre estratégia têm se difundido há muitos anos e seu processo de
formulação também está inserido no cotidiano dos gestores. O objetivo do presente
trabalho é constatar se há relação entre o pensamento, formulação e mudança
estratégica e o nível acadêmico, hierárquico e tempo no cargo dos decisores da
CAERN. A abordagem teórica é realizada com os seguintes pontos: estratégia,
Decisão e liderança organizacional e o processo de formação da estratégia
(Pensamento estratégico; Formulação da estratégia; Mudança estratégica). O
estudo é de caráter exploratório descritivo. Para a tabulação e análise dos
dados, utilizou-se um programa estatístico em que foi adotada a técnica de análise
fatorial, e verificou-se a confiabilidade da escala de Likert utilizada no questionário
através do teste Alfa de Cronbach e análise de Spearman a fim de constatar a
correlação das variáveis e proporcionar uma abordagem quantitativa à
pesquisa. Todos os respondentes da pesquisa são tomadores de decisão
cujos níveis hierárquicos que obtiveram representatividade na
amostra foram coordenadores, gerentes e chefes de seção. A partir das análises dos
resultados do estudo, constatou-se que, das hipóteses levantadas, apenas uma se
mostrou coerente com a realidade dos profissionais responsáveis pela estratégia
organizacional da empresa: Há correlação entre a formulação estratégica e o nível
acadêmico dos decisores (no constructo de formulação deliberada). Notouse
também que o nível de formação acadêmica (nível superior) é importante e
influencia diretamente no processo da formulação estratégica. Conclui-se que na
organização em estudo o conhecimento dos gestores interfere na formulação
estratégica |
---|