Educação complementar e desenvolvimento humano: alcances e limites da estratégia socioeducativa do projeto OASIS de intervivência universitária
Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico
Na minha lista:
Autor principal: | |
---|---|
Outros Autores: | |
Formato: | Dissertação |
Idioma: | por |
Publicado em: |
Universidade Federal do Rio Grande do Norte
|
Assuntos: | |
Endereço do item: | https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/12223 |
Tags: |
Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
|
id |
ri-123456789-12223 |
---|---|
record_format |
dspace |
spelling |
ri-123456789-122232019-01-29T21:02:32Z Educação complementar e desenvolvimento humano: alcances e limites da estratégia socioeducativa do projeto OASIS de intervivência universitária Nascimento, Marcos Adller de Almeida Araújo, Maria Arlete Duarte de http://lattes.cnpq.br/0390182192463372 http://lattes.cnpq.br/8538092783362714 Mól, Anderson Luiz Rezende http://lattes.cnpq.br/4968429773311336 Tacconi, Marli de Fátima Ferraz da Silva http://lattes.cnpq.br/9540733920831213 Alves, Marcia Cristina http://lattes.cnpq.br/2925821696721475 Educação complementar. Projetos socioeducativos. Desenvolvimento humano Complementary education. Socio-educative project s. Human development CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico A presente pesquisa tem por objetivo central mensurar a dimensão dos impactos do Projeto OASIS no desenvolvimento humano dos jovens de pequenos municípios potiguares e vinculados à rede pública de ensino, em decorrência de sua inserção na estratégia socioeducativa do projeto. O Projeto OASIS visa complementar atividades do ensino regular através de ações socioeducativas que contemplam temas como cidadania, participação social, empreendedorismo social. A plataforma teórica sobre a qual se assenta esta pesquisa é o modelo de Desenvolvimento na Escala Humana, do economista chileno Manfred Max-neef. No estudo, trabalhou-se com necessidades humanas de duas naturezas: as necessidades existenciais e as necessidades axiológicas. As necessidades existenciais são tomadas nesta dissertação como dimensões, as necessidades axiológicas, por sua vez, são as unidades de análise da investigação, denominadas de fatores. A amostra foi composta por 153 observações de um universo estimado de 190 jovens participantes do projeto. Ao todo, jovens de 9 municípios do Rio Grande do Norte foram abordados. As análises foram produzidas a partir dos resultados alcançados via Análise Fatorial Exploratória e via modelagem em Equações Estruturais. Observou-se que o Projeto OASIS provocou mudanças significativas no que se refere à necessidade axiológica de entendimento. As necessidades de criação e identidade sofreram a o menor nível alteração na avaliação dos alunos do projeto. Concluímos que a estratégia socioeducativa da intervivência universitária OASIS atende às expectativas de cumprimento de seu papel de complementaridade quando a identificamos como instrumento indutor do desenvolvimento humano a partir de mudanças atitudinais e comportamentais provocados junto aos jovens que a integram 2014-12-17T13:53:36Z 2014-01-28 2014-12-17T13:53:36Z 2013-02-21 masterThesis NASCIMENTO, Marcos Adller de Almeida. Educação complementar e desenvolvimento humano: alcances e limites da estratégia socioeducativa do projeto OASIS de intervivência universitária. 2013. 98 f. Dissertação (Mestrado em Políticas e Gestão Públicas; Gestão Organizacional) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2013. https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/12223 por Acesso Aberto application/pdf application/pdf Universidade Federal do Rio Grande do Norte BR UFRN Programa de Pós-Graduação em Administração Políticas e Gestão Públicas; Gestão Organizacional |
institution |
Repositório Institucional |
collection |
RI - UFRN |
language |
por |
topic |
Educação complementar. Projetos socioeducativos. Desenvolvimento humano Complementary education. Socio-educative project s. Human development CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO |
spellingShingle |
Educação complementar. Projetos socioeducativos. Desenvolvimento humano Complementary education. Socio-educative project s. Human development CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO Nascimento, Marcos Adller de Almeida Educação complementar e desenvolvimento humano: alcances e limites da estratégia socioeducativa do projeto OASIS de intervivência universitária |
description |
Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico |
author2 |
Araújo, Maria Arlete Duarte de |
author_facet |
Araújo, Maria Arlete Duarte de Nascimento, Marcos Adller de Almeida |
format |
masterThesis |
author |
Nascimento, Marcos Adller de Almeida |
author_sort |
Nascimento, Marcos Adller de Almeida |
title |
Educação complementar e desenvolvimento humano:
alcances e limites da estratégia socioeducativa do projeto
OASIS de intervivência universitária |
title_short |
Educação complementar e desenvolvimento humano:
alcances e limites da estratégia socioeducativa do projeto
OASIS de intervivência universitária |
title_full |
Educação complementar e desenvolvimento humano:
alcances e limites da estratégia socioeducativa do projeto
OASIS de intervivência universitária |
title_fullStr |
Educação complementar e desenvolvimento humano:
alcances e limites da estratégia socioeducativa do projeto
OASIS de intervivência universitária |
title_full_unstemmed |
Educação complementar e desenvolvimento humano:
alcances e limites da estratégia socioeducativa do projeto
OASIS de intervivência universitária |
title_sort |
educação complementar e desenvolvimento humano:
alcances e limites da estratégia socioeducativa do projeto
oasis de intervivência universitária |
publisher |
Universidade Federal do Rio Grande do Norte |
publishDate |
2014 |
url |
https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/12223 |
work_keys_str_mv |
AT nascimentomarcosadllerdealmeida educacaocomplementaredesenvolvimentohumanoalcanceselimitesdaestrategiasocioeducativadoprojetooasisdeintervivenciauniversitaria |
_version_ |
1773962436572872704 |