Educação complementar e desenvolvimento humano: alcances e limites da estratégia socioeducativa do projeto OASIS de intervivência universitária

Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico

Na minha lista:
Detalhes bibliográficos
Autor principal: Nascimento, Marcos Adller de Almeida
Outros Autores: Araújo, Maria Arlete Duarte de
Formato: Dissertação
Idioma:por
Publicado em: Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Assuntos:
Endereço do item:https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/12223
Tags: Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
id ri-123456789-12223
record_format dspace
spelling ri-123456789-122232019-01-29T21:02:32Z Educação complementar e desenvolvimento humano: alcances e limites da estratégia socioeducativa do projeto OASIS de intervivência universitária Nascimento, Marcos Adller de Almeida Araújo, Maria Arlete Duarte de http://lattes.cnpq.br/0390182192463372 http://lattes.cnpq.br/8538092783362714 Mól, Anderson Luiz Rezende http://lattes.cnpq.br/4968429773311336 Tacconi, Marli de Fátima Ferraz da Silva http://lattes.cnpq.br/9540733920831213 Alves, Marcia Cristina http://lattes.cnpq.br/2925821696721475 Educação complementar. Projetos socioeducativos. Desenvolvimento humano Complementary education. Socio-educative project s. Human development CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico A presente pesquisa tem por objetivo central mensurar a dimensão dos impactos do Projeto OASIS no desenvolvimento humano dos jovens de pequenos municípios potiguares e vinculados à rede pública de ensino, em decorrência de sua inserção na estratégia socioeducativa do projeto. O Projeto OASIS visa complementar atividades do ensino regular através de ações socioeducativas que contemplam temas como cidadania, participação social, empreendedorismo social. A plataforma teórica sobre a qual se assenta esta pesquisa é o modelo de Desenvolvimento na Escala Humana, do economista chileno Manfred Max-neef. No estudo, trabalhou-se com necessidades humanas de duas naturezas: as necessidades existenciais e as necessidades axiológicas. As necessidades existenciais são tomadas nesta dissertação como dimensões, as necessidades axiológicas, por sua vez, são as unidades de análise da investigação, denominadas de fatores. A amostra foi composta por 153 observações de um universo estimado de 190 jovens participantes do projeto. Ao todo, jovens de 9 municípios do Rio Grande do Norte foram abordados. As análises foram produzidas a partir dos resultados alcançados via Análise Fatorial Exploratória e via modelagem em Equações Estruturais. Observou-se que o Projeto OASIS provocou mudanças significativas no que se refere à necessidade axiológica de entendimento. As necessidades de criação e identidade sofreram a o menor nível alteração na avaliação dos alunos do projeto. Concluímos que a estratégia socioeducativa da intervivência universitária OASIS atende às expectativas de cumprimento de seu papel de complementaridade quando a identificamos como instrumento indutor do desenvolvimento humano a partir de mudanças atitudinais e comportamentais provocados junto aos jovens que a integram 2014-12-17T13:53:36Z 2014-01-28 2014-12-17T13:53:36Z 2013-02-21 masterThesis NASCIMENTO, Marcos Adller de Almeida. Educação complementar e desenvolvimento humano: alcances e limites da estratégia socioeducativa do projeto OASIS de intervivência universitária. 2013. 98 f. Dissertação (Mestrado em Políticas e Gestão Públicas; Gestão Organizacional) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2013. https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/12223 por Acesso Aberto application/pdf application/pdf Universidade Federal do Rio Grande do Norte BR UFRN Programa de Pós-Graduação em Administração Políticas e Gestão Públicas; Gestão Organizacional
institution Repositório Institucional
collection RI - UFRN
language por
topic Educação complementar. Projetos socioeducativos. Desenvolvimento humano
Complementary education. Socio-educative project s. Human development
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO
spellingShingle Educação complementar. Projetos socioeducativos. Desenvolvimento humano
Complementary education. Socio-educative project s. Human development
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO
Nascimento, Marcos Adller de Almeida
Educação complementar e desenvolvimento humano: alcances e limites da estratégia socioeducativa do projeto OASIS de intervivência universitária
description Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico
author2 Araújo, Maria Arlete Duarte de
author_facet Araújo, Maria Arlete Duarte de
Nascimento, Marcos Adller de Almeida
format masterThesis
author Nascimento, Marcos Adller de Almeida
author_sort Nascimento, Marcos Adller de Almeida
title Educação complementar e desenvolvimento humano: alcances e limites da estratégia socioeducativa do projeto OASIS de intervivência universitária
title_short Educação complementar e desenvolvimento humano: alcances e limites da estratégia socioeducativa do projeto OASIS de intervivência universitária
title_full Educação complementar e desenvolvimento humano: alcances e limites da estratégia socioeducativa do projeto OASIS de intervivência universitária
title_fullStr Educação complementar e desenvolvimento humano: alcances e limites da estratégia socioeducativa do projeto OASIS de intervivência universitária
title_full_unstemmed Educação complementar e desenvolvimento humano: alcances e limites da estratégia socioeducativa do projeto OASIS de intervivência universitária
title_sort educação complementar e desenvolvimento humano: alcances e limites da estratégia socioeducativa do projeto oasis de intervivência universitária
publisher Universidade Federal do Rio Grande do Norte
publishDate 2014
url https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/12223
work_keys_str_mv AT nascimentomarcosadllerdealmeida educacaocomplementaredesenvolvimentohumanoalcanceselimitesdaestrategiasocioeducativadoprojetooasisdeintervivenciauniversitaria
_version_ 1773962436572872704