Política pública e educação digital no ensino fundamental em Natal/RN: análise de eficácia da atuação dos objetivos do Proinfo Municipal
The present work turns on the public politics of digital inclusion and of the impact of the Technologies of the Information and Communication in the formation of the citizenship. For this, it was opted for doing an analysis of effectiveness of the performance of the objectives of the Proinfo (Nation...
Na minha lista:
Autor principal: | |
---|---|
Outros Autores: | |
Formato: | Dissertação |
Idioma: | por |
Publicado em: |
Universidade Federal do Rio Grande do Norte
|
Assuntos: | |
Endereço do item: | https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/12143 |
Tags: |
Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
|
id |
ri-123456789-12143 |
---|---|
record_format |
dspace |
spelling |
ri-123456789-121432019-01-29T20:36:38Z Política pública e educação digital no ensino fundamental em Natal/RN: análise de eficácia da atuação dos objetivos do Proinfo Municipal Martins, Iris Laura Batista Borges, Djalma Freire http://lattes.cnpq.br/6100293739403896 http://lattes.cnpq.br/3216184364856265 Alloufa, Jomária Mata de Lima http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4780080H5 Sá, Maria Auxiliadora Diniz de http://lattes.cnpq.br/0029801994632322 Currículos Digitais Inclusão Digital Professores Alunos Digital Résumé Digital inclusion Teachers Students CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO The present work turns on the public politics of digital inclusion and of the impact of the Technologies of the Information and Communication in the formation of the citizenship. For this, it was opted for doing an analysis of effectiveness of the performance of the objectives of the Proinfo (National Program of Computer Science in the Education) municipal district of Natal-RN. As instrument of collection of data, three types of questionnaires were used. The collected data were analyzed and discussed starting from it analyzes it descriptive of averages and analyze of multiple regression. The results of the research pointed that the teachers and the students use the computer science in a restricted way. On the other hand, the digital education is not still totally contemplated in the schools beneficiaries' digital rérumé by Proinfo municipal and thus, the inefficacy of the program was verified with relationship the educational training and the students' digital inclusion O presente estudo discorre sobre a política pública de inclusão digital e do impacto das Tecnologias da Informação e comunicação na formação da cidadania. Para tanto, optou-se por fazer uma análise de eficácia da atuação dos objetivos do Proinfo (Programa Nacional de Informática na Educação) do município de Natal-RN. Como instrumento de coleta de dados, foram utilizados três tipos de questionários. Os dados coletados foram analisados e discutidos a partir da analise descritiva de médias e analise de regressão múltipla. Os resultados da pesquisa apontaram que tanto os professores quanto os alunos utilizam a informática de forma restrita. Por outro lado, a educação digital ainda não está totalmente contemplada nos currículos digitais das escolas beneficiadas pelo Proinfo municipal e assim, constatou-se a ineficácia do programa com relação a capacitação docente e inclusão digital dos alunos 2014-12-17T13:53:25Z 2010-06-24 2014-12-17T13:53:25Z 2010-08-26 masterThesis MARTINS, Iris Laura Batista. Política pública e educação digital no ensino fundamental em Natal/RN: análise de eficácia da atuação dos objetivos do Proinfo Municipal. 2010. 106 f. Dissertação (Mestrado em Políticas e Gestão Públicas; Gestão Organizacional) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2010. https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/12143 por Acesso Aberto application/pdf application/pdf Universidade Federal do Rio Grande do Norte BR UFRN Programa de Pós-Graduação em Administração Políticas e Gestão Públicas; Gestão Organizacional |
institution |
Repositório Institucional |
collection |
RI - UFRN |
language |
por |
topic |
Currículos Digitais Inclusão Digital Professores Alunos Digital Résumé Digital inclusion Teachers Students CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO |
spellingShingle |
Currículos Digitais Inclusão Digital Professores Alunos Digital Résumé Digital inclusion Teachers Students CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO Martins, Iris Laura Batista Política pública e educação digital no ensino fundamental em Natal/RN: análise de eficácia da atuação dos objetivos do Proinfo Municipal |
description |
The present work turns on the public politics of digital inclusion and of the impact of the Technologies of the Information and Communication in the formation of the citizenship. For this, it was opted for doing an analysis of effectiveness of the performance of the objectives of the Proinfo (National Program of Computer Science in the Education) municipal district of Natal-RN. As instrument of collection of data, three types of questionnaires were used. The collected data were analyzed and discussed starting from it analyzes it descriptive of averages and analyze of multiple regression. The results of the research pointed that the teachers and the students use the computer science in a restricted way. On the other hand, the digital education is not still totally contemplated in the schools beneficiaries' digital rérumé by Proinfo municipal and thus, the inefficacy of the program was verified with relationship the educational training and the students' digital inclusion |
author2 |
Borges, Djalma Freire |
author_facet |
Borges, Djalma Freire Martins, Iris Laura Batista |
format |
masterThesis |
author |
Martins, Iris Laura Batista |
author_sort |
Martins, Iris Laura Batista |
title |
Política pública e educação digital no ensino fundamental em Natal/RN: análise de eficácia da atuação dos objetivos do Proinfo Municipal |
title_short |
Política pública e educação digital no ensino fundamental em Natal/RN: análise de eficácia da atuação dos objetivos do Proinfo Municipal |
title_full |
Política pública e educação digital no ensino fundamental em Natal/RN: análise de eficácia da atuação dos objetivos do Proinfo Municipal |
title_fullStr |
Política pública e educação digital no ensino fundamental em Natal/RN: análise de eficácia da atuação dos objetivos do Proinfo Municipal |
title_full_unstemmed |
Política pública e educação digital no ensino fundamental em Natal/RN: análise de eficácia da atuação dos objetivos do Proinfo Municipal |
title_sort |
política pública e educação digital no ensino fundamental em natal/rn: análise de eficácia da atuação dos objetivos do proinfo municipal |
publisher |
Universidade Federal do Rio Grande do Norte |
publishDate |
2014 |
url |
https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/12143 |
work_keys_str_mv |
AT martinsirislaurabatista politicapublicaeeducacaodigitalnoensinofundamentalemnatalrnanalisedeeficaciadaatuacaodosobjetivosdoproinfomunicipal |
_version_ |
1773961465551650816 |