Ensinando e aprendendo a ler na escola infantil: reflexões sobre o saber-fazer de uma professora
Este trabalho objetivou uma reflexão sobre a ação mediadora no processo de ensino-aprendizagem da leitura, por mim vivenciada no Núcleo de Educação Infantil (NEI/UFRN) junto a crianças de 6/7 anos, tendo como proposta explicitar os elementos orientadores necessários a esse processo, que se tradu...
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Formato: | article |
Idioma: | other |
Publicado em: |
UESB
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Assuntos: | |
Endereço do item: | https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/11882 |
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Resumo: | Este trabalho objetivou uma reflexão sobre a ação mediadora no
processo de ensino-aprendizagem da leitura, por mim vivenciada no Núcleo
de Educação Infantil (NEI/UFRN) junto a crianças de 6/7 anos, tendo como
proposta explicitar os elementos orientadores necessários a esse processo,
que se traduzam como referência a outras práticas educativas. Sua realização
pressupôs as seguintes questões: que conteúdos estão envolvidos no ensinoaprendizado
da leitura? Como os alunos aprendem a ler? Que tarefas são
instrumentais no ensino e aprendizado da leitura? Nele foi adotada a concepção
de leitura enquanto atribuição de significados a um texto escrito através do
processo interativo entre leitor e texto, guiado pelos objetivos/finalidades
deste leitor. Adotou os princípios metodológicos da abordagem qualitativa,
entre cujas características salienta-se a primazia do interesse pelo processo do
que simplesmente pelos resultados ou produto. Seus resultados evidenciaram
que a leitura, enquanto prática cultural, pode ser aprendida na escola infantil,
espaço de apropriação de saberes mediados pela cultura. Constatou-se que, a
exemplo das demais aprendizagens, o aprendizado da leitura implica numa
atividade mediada em que o professor, administrando e organizando o meio social educativo, cria espaços de diálogo para as muitas vozes presentes nesse
meio. Gera, desse modo, um contexto polifônico, dialógico e de alteridade
pela ação de planejar/avaliar/replanejar a sua atuação e a de seus alunos. A
relevância deste estudo concerne à intenção de socializar uma vivência, cuja
tônica é a reflexão sobre a leitura enquanto prática cultural e as estratégias de
ensinar e aprender a ser leitor. |
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