O jogo que não foi jogado

MORAIS JUNIOR, Agamenon Clemente de. O jogo que não foi jogado. In: ENCONTRO REGIONAL DA ABEM NORDESTE, 7., Joao Pessoa, PB, 2008. Anais ... Joao Pessoa, PB, 2008.

Na minha lista:
Detalhes bibliográficos
Autor principal: Morais Júnior, Agamenon Clemente de
Formato: article
Idioma:por
Publicado em: Encontro Regional da ABEM Nordeste (Associação Brasileira de Educação Musical)
Assuntos:
Endereço do item:https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/1/3112
Tags: Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
id ri-1-3112
record_format dspace
spelling ri-1-31122017-11-02T22:26:50Z O jogo que não foi jogado Morais Júnior, Agamenon Clemente de Harmonia (Música) Educação musical MORAIS JUNIOR, Agamenon Clemente de. O jogo que não foi jogado. In: ENCONTRO REGIONAL DA ABEM NORDESTE, 7., Joao Pessoa, PB, 2008. Anais ... Joao Pessoa, PB, 2008. Enquanto monitor da disciplina de harmonia, observei grande dificuldade por parte dos alunos em acompanhar a mesma. Ao questionar-lhes as razões dessa situação, obtive respostas que orientaram a busca pela solução do problema. Alguns equivocadamente se achavam incapazes de acompanhar a disciplina. Considerei a hipótese de que o conteúdo deveria ser revisto. Com outros alunos, percebi que o estudo da teoria estava desvinculado da prática. Para solucionar esse problema, a análise de repertório mostrou-se essencial mas ao mesmo tempo contraditória porque os “erros” proibidos nos exercícios eram encontrados nas obras dos mestres. Simultaneamente constatei que alunos avançados conhecedores de harmonia funcional a tinham como importante para compreender determinados gêneros e para otimizar sua performance em momentos improvisatórios. Constatei que a harmonia tradicional, ao ver dos alunos, assemelhava-se a um jogo nunca jogado e que a harmonia funcional estava vinculada ao estudo de gêneros tonais que surgiram no século XX. Pareciam existir duas harmonias, mas minhas convicções me diziam o contrário. Como monitor, tentei transmitir essa convicção aos alunos. Após algumas reflexões, conclui que as regras da harmonia tradicional objetivam fazer reproduzir certa referência sonora que mantém o aluno sob disciplina tida como útil em estudos posteriores. O problema reside na forma proposta para o estudo do tonalismo obrigando o aluno a permanecer sob sua disciplina mais tempo que o necessário. Isso ocorre com a apresentação de regras de estilo e contraponto, de exceções e regras desnecessárias derivadas de outras regras primeiras que podem ser contadas com uma mão 2010-10-05T18:13:57Z 2010-10-05T18:13:57Z 2008-06-07 article MORAIS JUNIOR, A. C. (2008) https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/1/3112 por Acesso Aberto application/pdf Encontro Regional da ABEM Nordeste (Associação Brasileira de Educação Musical)
institution Repositório Institucional
collection RI - UFRN
language por
topic Harmonia (Música)
Educação musical
spellingShingle Harmonia (Música)
Educação musical
Morais Júnior, Agamenon Clemente de
O jogo que não foi jogado
description MORAIS JUNIOR, Agamenon Clemente de. O jogo que não foi jogado. In: ENCONTRO REGIONAL DA ABEM NORDESTE, 7., Joao Pessoa, PB, 2008. Anais ... Joao Pessoa, PB, 2008.
format article
author Morais Júnior, Agamenon Clemente de
author_facet Morais Júnior, Agamenon Clemente de
author_sort Morais Júnior, Agamenon Clemente de
title O jogo que não foi jogado
title_short O jogo que não foi jogado
title_full O jogo que não foi jogado
title_fullStr O jogo que não foi jogado
title_full_unstemmed O jogo que não foi jogado
title_sort o jogo que não foi jogado
publisher Encontro Regional da ABEM Nordeste (Associação Brasileira de Educação Musical)
publishDate 2010
url https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/1/3112
work_keys_str_mv AT moraisjunioragamenonclementede ojogoquenaofoijogado
_version_ 1773963943848443904