O jogo que não foi jogado
MORAIS JUNIOR, Agamenon Clemente de. O jogo que não foi jogado. In: ENCONTRO REGIONAL DA ABEM NORDESTE, 7., Joao Pessoa, PB, 2008. Anais ... Joao Pessoa, PB, 2008.
Na minha lista:
Autor principal: | |
---|---|
Formato: | article |
Idioma: | por |
Publicado em: |
Encontro Regional da ABEM Nordeste (Associação Brasileira de Educação Musical)
|
Assuntos: | |
Endereço do item: | https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/1/3112 |
Tags: |
Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
|
id |
ri-1-3112 |
---|---|
record_format |
dspace |
spelling |
ri-1-31122017-11-02T22:26:50Z O jogo que não foi jogado Morais Júnior, Agamenon Clemente de Harmonia (Música) Educação musical MORAIS JUNIOR, Agamenon Clemente de. O jogo que não foi jogado. In: ENCONTRO REGIONAL DA ABEM NORDESTE, 7., Joao Pessoa, PB, 2008. Anais ... Joao Pessoa, PB, 2008. Enquanto monitor da disciplina de harmonia, observei grande dificuldade por parte dos alunos em acompanhar a mesma. Ao questionar-lhes as razões dessa situação, obtive respostas que orientaram a busca pela solução do problema. Alguns equivocadamente se achavam incapazes de acompanhar a disciplina. Considerei a hipótese de que o conteúdo deveria ser revisto. Com outros alunos, percebi que o estudo da teoria estava desvinculado da prática. Para solucionar esse problema, a análise de repertório mostrou-se essencial mas ao mesmo tempo contraditória porque os “erros” proibidos nos exercícios eram encontrados nas obras dos mestres. Simultaneamente constatei que alunos avançados conhecedores de harmonia funcional a tinham como importante para compreender determinados gêneros e para otimizar sua performance em momentos improvisatórios. Constatei que a harmonia tradicional, ao ver dos alunos, assemelhava-se a um jogo nunca jogado e que a harmonia funcional estava vinculada ao estudo de gêneros tonais que surgiram no século XX. Pareciam existir duas harmonias, mas minhas convicções me diziam o contrário. Como monitor, tentei transmitir essa convicção aos alunos. Após algumas reflexões, conclui que as regras da harmonia tradicional objetivam fazer reproduzir certa referência sonora que mantém o aluno sob disciplina tida como útil em estudos posteriores. O problema reside na forma proposta para o estudo do tonalismo obrigando o aluno a permanecer sob sua disciplina mais tempo que o necessário. Isso ocorre com a apresentação de regras de estilo e contraponto, de exceções e regras desnecessárias derivadas de outras regras primeiras que podem ser contadas com uma mão 2010-10-05T18:13:57Z 2010-10-05T18:13:57Z 2008-06-07 article MORAIS JUNIOR, A. C. (2008) https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/1/3112 por Acesso Aberto application/pdf Encontro Regional da ABEM Nordeste (Associação Brasileira de Educação Musical) |
institution |
Repositório Institucional |
collection |
RI - UFRN |
language |
por |
topic |
Harmonia (Música) Educação musical |
spellingShingle |
Harmonia (Música) Educação musical Morais Júnior, Agamenon Clemente de O jogo que não foi jogado |
description |
MORAIS JUNIOR, Agamenon Clemente de. O jogo que não foi jogado. In: ENCONTRO REGIONAL DA ABEM NORDESTE, 7., Joao Pessoa, PB, 2008. Anais ... Joao Pessoa, PB, 2008. |
format |
article |
author |
Morais Júnior, Agamenon Clemente de |
author_facet |
Morais Júnior, Agamenon Clemente de |
author_sort |
Morais Júnior, Agamenon Clemente de |
title |
O jogo que não foi jogado |
title_short |
O jogo que não foi jogado |
title_full |
O jogo que não foi jogado |
title_fullStr |
O jogo que não foi jogado |
title_full_unstemmed |
O jogo que não foi jogado |
title_sort |
o jogo que não foi jogado |
publisher |
Encontro Regional da ABEM Nordeste (Associação Brasileira de Educação Musical) |
publishDate |
2010 |
url |
https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/1/3112 |
work_keys_str_mv |
AT moraisjunioragamenonclementede ojogoquenaofoijogado |
_version_ |
1773963943848443904 |