A Literatura de Cordel como recurso didático na orientação de usuários em uma biblioteca universitária
A Literatura de Cordel consiste numa forma de conhecimento que produz conteúdos importantes para serem inseridos nos mais diversos contextos educacionais. Através de sua linguagem simples, o cordel versa sobre os mais variados temas, proporcionando uma leitura prazerosa. Assim, o objetivo geral de...
Na minha lista:
Autor principal: | |
---|---|
Formato: | conferenceObject |
Idioma: | por |
Publicado em: |
FEBAB
|
Assuntos: | |
Endereço do item: | https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/1/11783 |
Tags: |
Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
|
id |
ri-1-11783 |
---|---|
record_format |
dspace |
spelling |
ri-1-117832017-11-03T01:26:14Z A Literatura de Cordel como recurso didático na orientação de usuários em uma biblioteca universitária Oliveira, Raimundo Muniz de Preservação de acervo Literatura de cordel Conservação de acervos A Literatura de Cordel consiste numa forma de conhecimento que produz conteúdos importantes para serem inseridos nos mais diversos contextos educacionais. Através de sua linguagem simples, o cordel versa sobre os mais variados temas, proporcionando uma leitura prazerosa. Assim, o objetivo geral desse trabalho é utilizar-se do cordel, com sua característica lúdica, para educar usuários e funcionários de bibliotecas, promovendo um espaço de formadores de habilidades e competências no uso consciente do acervo. A metodologia constou de abordagem aos alunos durante a visita guiada à Biblioteca Central da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, onde são prestadas informações dos serviços oferecidos e da importância do acervo de uma biblioteca na sua vida acadêmica, bem como de sua preservação. Ao final da visita, cada aluno recebe um folheto de cordel contendo informações sobre o uso consciente do acervo, além da recomendação de que após a leitura do cordel, o mesmo seja repassado sucessivamente para outros membros da comunidade, de forma a alcançar uma maior parcela de leitores. Os resultados apontam que o cordel destaca-se como um poderoso instrumento didático-pedagógico e disseminador de informações. Ademais, ele tem a facilidade de alcançar desde os mercados e feiras, que divulgam a ciência e a arte, bem como as tradições populares. Conclui-se que o uso do cordel, numa perspectiva educativa, permite transmitir para os usuários de uma biblioteca, bem como à comunidade em geral, as boas maneiras de utilização dos suportes informacionais. 2014-03-12T18:36:13Z 2014-03-12T18:36:13Z 2013-07 conferenceObject OLIVEIRA, Raimundo Muniz de. A literatura de cordel como recurso didático na orientação de usuários em uma biblioteca universitária. In: Congresso Brasileiro de Biblioteconomia, Documento e Ciência da Informação, 25., 2013, Florianópolis. Anais eletrônicos... Florianópolis, SC: editora,2013. https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/1/11783 por Acesso Aberto application/pdf FEBAB |
institution |
Repositório Institucional |
collection |
RI - UFRN |
language |
por |
topic |
Preservação de acervo Literatura de cordel Conservação de acervos |
spellingShingle |
Preservação de acervo Literatura de cordel Conservação de acervos Oliveira, Raimundo Muniz de A Literatura de Cordel como recurso didático na orientação de usuários em uma biblioteca universitária |
description |
A Literatura de Cordel consiste numa forma de conhecimento que produz conteúdos
importantes para serem inseridos nos mais diversos contextos educacionais. Através de sua
linguagem simples, o cordel versa sobre os mais variados temas, proporcionando uma leitura prazerosa. Assim, o objetivo geral desse trabalho é utilizar-se do cordel, com sua característica lúdica, para educar usuários e funcionários de bibliotecas, promovendo um espaço de
formadores de habilidades e competências no uso consciente do acervo. A metodologia
constou de abordagem aos alunos durante a visita guiada à Biblioteca Central da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, onde são prestadas informações dos serviços oferecidos e da importância do acervo de uma biblioteca na sua vida acadêmica, bem como de sua preservação. Ao final da visita, cada aluno recebe um folheto de cordel contendo informações sobre o uso consciente do acervo, além da recomendação de que após a leitura do cordel, o
mesmo seja repassado sucessivamente para outros membros da comunidade, de forma a
alcançar uma maior parcela de leitores. Os resultados apontam que o cordel destaca-se como um poderoso instrumento didático-pedagógico e disseminador de informações. Ademais, ele tem a facilidade de alcançar desde os mercados e feiras, que divulgam a ciência e a arte, bem
como as tradições populares. Conclui-se que o uso do cordel, numa perspectiva educativa,
permite transmitir para os usuários de uma biblioteca, bem como à comunidade em geral, as boas maneiras de utilização dos suportes informacionais. |
format |
conferenceObject |
author |
Oliveira, Raimundo Muniz de |
author_facet |
Oliveira, Raimundo Muniz de |
author_sort |
Oliveira, Raimundo Muniz de |
title |
A Literatura de Cordel como recurso didático na orientação de usuários em uma biblioteca universitária |
title_short |
A Literatura de Cordel como recurso didático na orientação de usuários em uma biblioteca universitária |
title_full |
A Literatura de Cordel como recurso didático na orientação de usuários em uma biblioteca universitária |
title_fullStr |
A Literatura de Cordel como recurso didático na orientação de usuários em uma biblioteca universitária |
title_full_unstemmed |
A Literatura de Cordel como recurso didático na orientação de usuários em uma biblioteca universitária |
title_sort |
literatura de cordel como recurso didático na orientação de usuários em uma biblioteca universitária |
publisher |
FEBAB |
publishDate |
2014 |
url |
https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/1/11783 |
work_keys_str_mv |
AT oliveiraraimundomunizde aliteraturadecordelcomorecursodidaticonaorientacaodeusuariosemumabibliotecauniversitaria AT oliveiraraimundomunizde literaturadecordelcomorecursodidaticonaorientacaodeusuariosemumabibliotecauniversitaria |
_version_ |
1773966429834444800 |