A Literatura de Cordel como recurso didático na orientação de usuários em uma biblioteca universitária

A Literatura de Cordel consiste numa forma de conhecimento que produz conteúdos importantes para serem inseridos nos mais diversos contextos educacionais. Através de sua linguagem simples, o cordel versa sobre os mais variados temas, proporcionando uma leitura prazerosa. Assim, o objetivo geral de...

ver descrição completa

Na minha lista:
Detalhes bibliográficos
Autor principal: Oliveira, Raimundo Muniz de
Formato: conferenceObject
Idioma:por
Publicado em: FEBAB
Assuntos:
Endereço do item:https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/1/11783
Tags: Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
id ri-1-11783
record_format dspace
spelling ri-1-117832017-11-03T01:26:14Z A Literatura de Cordel como recurso didático na orientação de usuários em uma biblioteca universitária Oliveira, Raimundo Muniz de Preservação de acervo Literatura de cordel Conservação de acervos A Literatura de Cordel consiste numa forma de conhecimento que produz conteúdos importantes para serem inseridos nos mais diversos contextos educacionais. Através de sua linguagem simples, o cordel versa sobre os mais variados temas, proporcionando uma leitura prazerosa. Assim, o objetivo geral desse trabalho é utilizar-se do cordel, com sua característica lúdica, para educar usuários e funcionários de bibliotecas, promovendo um espaço de formadores de habilidades e competências no uso consciente do acervo. A metodologia constou de abordagem aos alunos durante a visita guiada à Biblioteca Central da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, onde são prestadas informações dos serviços oferecidos e da importância do acervo de uma biblioteca na sua vida acadêmica, bem como de sua preservação. Ao final da visita, cada aluno recebe um folheto de cordel contendo informações sobre o uso consciente do acervo, além da recomendação de que após a leitura do cordel, o mesmo seja repassado sucessivamente para outros membros da comunidade, de forma a alcançar uma maior parcela de leitores. Os resultados apontam que o cordel destaca-se como um poderoso instrumento didático-pedagógico e disseminador de informações. Ademais, ele tem a facilidade de alcançar desde os mercados e feiras, que divulgam a ciência e a arte, bem como as tradições populares. Conclui-se que o uso do cordel, numa perspectiva educativa, permite transmitir para os usuários de uma biblioteca, bem como à comunidade em geral, as boas maneiras de utilização dos suportes informacionais. 2014-03-12T18:36:13Z 2014-03-12T18:36:13Z 2013-07 conferenceObject OLIVEIRA, Raimundo Muniz de. A literatura de cordel como recurso didático na orientação de usuários em uma biblioteca universitária. In: Congresso Brasileiro de Biblioteconomia, Documento e Ciência da Informação, 25., 2013, Florianópolis. Anais eletrônicos... Florianópolis, SC: editora,2013. https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/1/11783 por Acesso Aberto application/pdf FEBAB
institution Repositório Institucional
collection RI - UFRN
language por
topic Preservação de acervo
Literatura de cordel
Conservação de acervos
spellingShingle Preservação de acervo
Literatura de cordel
Conservação de acervos
Oliveira, Raimundo Muniz de
A Literatura de Cordel como recurso didático na orientação de usuários em uma biblioteca universitária
description A Literatura de Cordel consiste numa forma de conhecimento que produz conteúdos importantes para serem inseridos nos mais diversos contextos educacionais. Através de sua linguagem simples, o cordel versa sobre os mais variados temas, proporcionando uma leitura prazerosa. Assim, o objetivo geral desse trabalho é utilizar-se do cordel, com sua característica lúdica, para educar usuários e funcionários de bibliotecas, promovendo um espaço de formadores de habilidades e competências no uso consciente do acervo. A metodologia constou de abordagem aos alunos durante a visita guiada à Biblioteca Central da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, onde são prestadas informações dos serviços oferecidos e da importância do acervo de uma biblioteca na sua vida acadêmica, bem como de sua preservação. Ao final da visita, cada aluno recebe um folheto de cordel contendo informações sobre o uso consciente do acervo, além da recomendação de que após a leitura do cordel, o mesmo seja repassado sucessivamente para outros membros da comunidade, de forma a alcançar uma maior parcela de leitores. Os resultados apontam que o cordel destaca-se como um poderoso instrumento didático-pedagógico e disseminador de informações. Ademais, ele tem a facilidade de alcançar desde os mercados e feiras, que divulgam a ciência e a arte, bem como as tradições populares. Conclui-se que o uso do cordel, numa perspectiva educativa, permite transmitir para os usuários de uma biblioteca, bem como à comunidade em geral, as boas maneiras de utilização dos suportes informacionais.
format conferenceObject
author Oliveira, Raimundo Muniz de
author_facet Oliveira, Raimundo Muniz de
author_sort Oliveira, Raimundo Muniz de
title A Literatura de Cordel como recurso didático na orientação de usuários em uma biblioteca universitária
title_short A Literatura de Cordel como recurso didático na orientação de usuários em uma biblioteca universitária
title_full A Literatura de Cordel como recurso didático na orientação de usuários em uma biblioteca universitária
title_fullStr A Literatura de Cordel como recurso didático na orientação de usuários em uma biblioteca universitária
title_full_unstemmed A Literatura de Cordel como recurso didático na orientação de usuários em uma biblioteca universitária
title_sort literatura de cordel como recurso didático na orientação de usuários em uma biblioteca universitária
publisher FEBAB
publishDate 2014
url https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/1/11783
work_keys_str_mv AT oliveiraraimundomunizde aliteraturadecordelcomorecursodidaticonaorientacaodeusuariosemumabibliotecauniversitaria
AT oliveiraraimundomunizde literaturadecordelcomorecursodidaticonaorientacaodeusuariosemumabibliotecauniversitaria
_version_ 1773966429834444800