Parâmetros Curriculares Nacionais: uma análise dos conceitos de cidadania, qualidade e diversidade cultural

O objetivo deste artigo é analisar os Parâmetros Curriculares Nacionais, tendo por foco (a) o conceito de currículo e as bases teóricas do documento, (b) o conceito de qualidade relacionado com o processo de ensino-aprendizagem, (c) a questão da cidadania e (d) a diversidade cultural e currículo. A...

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Detalhes bibliográficos
Principais autores: Tura, Maria de Lurdes, Macedo, Elizabete, Marcondes, Maria Inês
Formato: Online
Idioma:por
Publicado em: Portal de Periódicos Eletrônicos da UFRN
Endereço do item:https://periodicos.ufrn.br/educacaoemquestao/article/view/9949
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Descrição
Resumo:O objetivo deste artigo é analisar os Parâmetros Curriculares Nacionais, tendo por foco (a) o conceito de currículo e as bases teóricas do documento, (b) o conceito de qualidade relacionado com o processo de ensino-aprendizagem, (c) a questão da cidadania e (d) a diversidade cultural e currículo. A base teórica do documento pode ser identificada com a perspectiva do "desenvolvimento curricular." De acordo com este enfoque, o currículo é analisado sob um ponto de vista técnico, dando destaque ao seu desígn e à seleção de conteúdos. Observa-se a crença nas possibilidades de mudanças no campo educacional encetadas por mudanças no currículo escolar. Não há referências a relações de poder ou à natureza do conhecimento. Qualidade é entendida como qualidade do ensino- aprendizagem e se estabelece conexões apenas com a dimensão micro-sociológica. O documento entende a educação para a cidadania como um problema ligado ao aprendizado dos conteúdos básicos da educação fundamental ou ao acesso aos conhecimentos socialmente elaborados. O conceito de diversidade cultural é subsumido pelo de diferenças individuais, de acordo com o viés psicológico do documento. Enfim, a idéia do currículo nacional está associada à legitimação da política neoliberal e serve de orientação para a redistribuição dos fundos públicos cada vez mais escassos.