Um jogo de espelhos partidos? O cotidiano escolar e as políticas educacionais na América Latina

O artigo caracteriza a distância que historicamente tem existido entre as orientações oficiais dirigidas ao sistema educacional e o cotidiano escolar. Destaca, no entanto, que quando as políticas consideraram os professores como intelectuais capazes de se responsabilizarem por um trabalho de qualida...

ver descrição completa

Na minha lista:
Detalhes bibliográficos
Autor principal: Zibas, Dagmar M. L.
Formato: Online
Idioma:por
Publicado em: Portal de Periódicos Eletrônicos da UFRN
Endereço do item:https://periodicos.ufrn.br/educacaoemquestao/article/view/9946
Tags: Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
id oai:periodicos.ufrn.br:article-9946
record_format ojs
spelling oai:periodicos.ufrn.br:article-99462019-06-27T17:04:21Z Um jogo de espelhos partidos? O cotidiano escolar e as políticas educacionais na América Latina Zibas, Dagmar M. L. Política educaciona. Práticas escolares. Relação entre política educacional e micropolítica da escola. O artigo caracteriza a distância que historicamente tem existido entre as orientações oficiais dirigidas ao sistema educacional e o cotidiano escolar. Destaca, no entanto, que quando as políticas consideraram os professores como intelectuais capazes de se responsabilizarem por um trabalho de qualidade, houve grande melhoria do desempenho docente. Levanta dados para indicar que, nos anos 90, a autonomia escolar, recomendada por organismos internacionais -como o Banco Mundial -vem vinculada a novas formas de controle e à economia com gastos nas áreas sociais. Conclui que, mesmo quando aspectos modernizadores das novas políticas conseguem quebrar alguns núcleos retrógrados da cultura escolar, o viés economicista das atuais propostas introduz outros elementos discriminatórios na micropolítica da instituição, comprometendo os declarados objetivos de qualidade e equidade. Portal de Periódicos Eletrônicos da UFRN 1999-06-15 info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion application/pdf https://periodicos.ufrn.br/educacaoemquestao/article/view/9946 Revista Educação em Questão; v. 9 n. 2 (1999): n. 2/1, v. 8 e 9 jul./dez. 1998 - jan./jun. 1999; 10-35 1981-1802 0102-7735 por https://periodicos.ufrn.br/educacaoemquestao/article/view/9946/7044
institution Periódicos UFRN
collection Portal de Pediódicos Eletrônicos da UFRN
language por
format Online
author Zibas, Dagmar M. L.
spellingShingle Zibas, Dagmar M. L.
Um jogo de espelhos partidos? O cotidiano escolar e as políticas educacionais na América Latina
author_facet Zibas, Dagmar M. L.
author_sort Zibas, Dagmar M. L.
title Um jogo de espelhos partidos? O cotidiano escolar e as políticas educacionais na América Latina
title_short Um jogo de espelhos partidos? O cotidiano escolar e as políticas educacionais na América Latina
title_full Um jogo de espelhos partidos? O cotidiano escolar e as políticas educacionais na América Latina
title_fullStr Um jogo de espelhos partidos? O cotidiano escolar e as políticas educacionais na América Latina
title_full_unstemmed Um jogo de espelhos partidos? O cotidiano escolar e as políticas educacionais na América Latina
title_sort um jogo de espelhos partidos? o cotidiano escolar e as políticas educacionais na américa latina
description O artigo caracteriza a distância que historicamente tem existido entre as orientações oficiais dirigidas ao sistema educacional e o cotidiano escolar. Destaca, no entanto, que quando as políticas consideraram os professores como intelectuais capazes de se responsabilizarem por um trabalho de qualidade, houve grande melhoria do desempenho docente. Levanta dados para indicar que, nos anos 90, a autonomia escolar, recomendada por organismos internacionais -como o Banco Mundial -vem vinculada a novas formas de controle e à economia com gastos nas áreas sociais. Conclui que, mesmo quando aspectos modernizadores das novas políticas conseguem quebrar alguns núcleos retrógrados da cultura escolar, o viés economicista das atuais propostas introduz outros elementos discriminatórios na micropolítica da instituição, comprometendo os declarados objetivos de qualidade e equidade.
publisher Portal de Periódicos Eletrônicos da UFRN
publishDate 1999
url https://periodicos.ufrn.br/educacaoemquestao/article/view/9946
work_keys_str_mv AT zibasdagmarml umjogodeespelhospartidosocotidianoescolareaspoliticaseducacionaisnaamericalatina
_version_ 1766682698919706624