Um jogo de espelhos partidos? O cotidiano escolar e as políticas educacionais na América Latina
O artigo caracteriza a distância que historicamente tem existido entre as orientações oficiais dirigidas ao sistema educacional e o cotidiano escolar. Destaca, no entanto, que quando as políticas consideraram os professores como intelectuais capazes de se responsabilizarem por um trabalho de qualida...
Na minha lista:
Autor principal: | |
---|---|
Formato: | Online |
Idioma: | por |
Publicado em: |
Portal de Periódicos Eletrônicos da UFRN
|
Endereço do item: | https://periodicos.ufrn.br/educacaoemquestao/article/view/9946 |
Tags: |
Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
|
id |
oai:periodicos.ufrn.br:article-9946 |
---|---|
record_format |
ojs |
spelling |
oai:periodicos.ufrn.br:article-99462019-06-27T17:04:21Z Um jogo de espelhos partidos? O cotidiano escolar e as políticas educacionais na América Latina Zibas, Dagmar M. L. Política educaciona. Práticas escolares. Relação entre política educacional e micropolítica da escola. O artigo caracteriza a distância que historicamente tem existido entre as orientações oficiais dirigidas ao sistema educacional e o cotidiano escolar. Destaca, no entanto, que quando as políticas consideraram os professores como intelectuais capazes de se responsabilizarem por um trabalho de qualidade, houve grande melhoria do desempenho docente. Levanta dados para indicar que, nos anos 90, a autonomia escolar, recomendada por organismos internacionais -como o Banco Mundial -vem vinculada a novas formas de controle e à economia com gastos nas áreas sociais. Conclui que, mesmo quando aspectos modernizadores das novas políticas conseguem quebrar alguns núcleos retrógrados da cultura escolar, o viés economicista das atuais propostas introduz outros elementos discriminatórios na micropolítica da instituição, comprometendo os declarados objetivos de qualidade e equidade. Portal de Periódicos Eletrônicos da UFRN 1999-06-15 info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion application/pdf https://periodicos.ufrn.br/educacaoemquestao/article/view/9946 Revista Educação em Questão; v. 9 n. 2 (1999): n. 2/1, v. 8 e 9 jul./dez. 1998 - jan./jun. 1999; 10-35 1981-1802 0102-7735 por https://periodicos.ufrn.br/educacaoemquestao/article/view/9946/7044 |
institution |
Periódicos UFRN |
collection |
Portal de Pediódicos Eletrônicos da UFRN |
language |
por |
format |
Online |
author |
Zibas, Dagmar M. L. |
spellingShingle |
Zibas, Dagmar M. L. Um jogo de espelhos partidos? O cotidiano escolar e as políticas educacionais na América Latina |
author_facet |
Zibas, Dagmar M. L. |
author_sort |
Zibas, Dagmar M. L. |
title |
Um jogo de espelhos partidos? O cotidiano escolar e as políticas educacionais na América Latina |
title_short |
Um jogo de espelhos partidos? O cotidiano escolar e as políticas educacionais na América Latina |
title_full |
Um jogo de espelhos partidos? O cotidiano escolar e as políticas educacionais na América Latina |
title_fullStr |
Um jogo de espelhos partidos? O cotidiano escolar e as políticas educacionais na América Latina |
title_full_unstemmed |
Um jogo de espelhos partidos? O cotidiano escolar e as políticas educacionais na América Latina |
title_sort |
um jogo de espelhos partidos? o cotidiano escolar e as políticas educacionais na américa latina |
description |
O artigo caracteriza a distância que historicamente tem existido entre as orientações oficiais dirigidas ao sistema educacional e o cotidiano escolar. Destaca, no entanto, que quando as políticas consideraram os professores como intelectuais capazes de se responsabilizarem por um trabalho de qualidade, houve grande melhoria do desempenho docente. Levanta dados para indicar que, nos anos 90, a autonomia escolar, recomendada por organismos internacionais -como o Banco Mundial -vem vinculada a novas formas de controle e à economia com gastos nas áreas sociais. Conclui que, mesmo quando aspectos modernizadores das novas políticas conseguem quebrar alguns núcleos retrógrados da cultura escolar, o viés economicista das atuais propostas introduz outros elementos discriminatórios na micropolítica da instituição, comprometendo os declarados objetivos de qualidade e equidade. |
publisher |
Portal de Periódicos Eletrônicos da UFRN |
publishDate |
1999 |
url |
https://periodicos.ufrn.br/educacaoemquestao/article/view/9946 |
work_keys_str_mv |
AT zibasdagmarml umjogodeespelhospartidosocotidianoescolareaspoliticaseducacionaisnaamericalatina |
_version_ |
1766682698919706624 |