Observações aos prolegômenos da teoria kantiana dos juí­zos jurí­dicos a priori em Rechtslehre

 Neste artigo interpreta-se a Rechtslehre kantiana enquanto uma doutrina jurídica crítica, compreensível à luz do projeto crítico – iniciado em Kritik der reinen Vernunft e adaptado ao campo prático em Kritik der praktischen Vernunft. Em particular, objetiva-se destacar...

ver descrição completa

Na minha lista:
Detalhes bibliográficos
Autor principal: Scherer, Fábio César
Formato: Online
Idioma:por
Publicado em: EDUFRN
Endereço do item:https://periodicos.ufrn.br/principios/article/view/987
Tags: Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
id oai:periodicos.ufrn.br:article-987
record_format ojs
spelling oai:periodicos.ufrn.br:article-9872016-12-16T17:02:19Z Observações aos prolegômenos da teoria kantiana dos juí­zos jurí­dicos a priori em Rechtslehre Scherer, Fábio César  Neste artigo interpreta-se a Rechtslehre kantiana enquanto uma doutrina jurídica crítica, compreensível à luz do projeto crítico – iniciado em Kritik der reinen Vernunft e adaptado ao campo prático em Kritik der praktischen Vernunft. Em particular, objetiva-se destacar, além da aprioridade, do caráter sistemático e da busca pela completude dos princípios jurídicos, o emprego da teoria de solubilidade de problemas da razáo em geral nos "prolegômenos" da Rechtslehre. O estudo desta parte introdutória se justifica por apresentar a divisáo suprema do sistema segundo princípios, donde se deriva uma divisáo da doutrina do direito, que determina o objeto (Gegenstand) e, por conseguinte, o campo dessa ciência particular e a discussáo do procedimento de pesquisa. Tal moldura a priori da doutrina do direito é o fundamento da sequente teoria kantiana do direito privado e do direito público. Num quadro maior, esse artigo pode ser compreendido enquanto uma renúncia à leitura de que a Rechtslehre kantiana náo cumpre com as exigências da filosofia crítica – formulada por Hermann Cohen (Ethik des reinen Willens, 1904) e detalhada por Christian Ritter (Der Rechtsgedanke Kants nach den frühen Quellen, 1971). EDUFRN 2011-05-27 info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Avaliado pelos pares application/pdf https://periodicos.ufrn.br/principios/article/view/987 Princípios: Revista de Filosofia (UFRN); v. 17 n. 28 (2010): Princípios: revista de filosofia; 99-128 1983-2109 0104-8694 por https://periodicos.ufrn.br/principios/article/view/987/pdf_3 Copyright (c) 2014 Princípios: Revista de Filosofia (UFRN)
institution Periódicos UFRN
collection Portal de Pediódicos Eletrônicos da UFRN
language por
format Online
author Scherer, Fábio César
spellingShingle Scherer, Fábio César
Observações aos prolegômenos da teoria kantiana dos juí­zos jurí­dicos a priori em Rechtslehre
author_facet Scherer, Fábio César
author_sort Scherer, Fábio César
title Observações aos prolegômenos da teoria kantiana dos juí­zos jurí­dicos a priori em Rechtslehre
title_short Observações aos prolegômenos da teoria kantiana dos juí­zos jurí­dicos a priori em Rechtslehre
title_full Observações aos prolegômenos da teoria kantiana dos juí­zos jurí­dicos a priori em Rechtslehre
title_fullStr Observações aos prolegômenos da teoria kantiana dos juí­zos jurí­dicos a priori em Rechtslehre
title_full_unstemmed Observações aos prolegômenos da teoria kantiana dos juí­zos jurí­dicos a priori em Rechtslehre
title_sort observações aos prolegômenos da teoria kantiana dos juí­zos jurí­dicos a priori em rechtslehre
description  Neste artigo interpreta-se a Rechtslehre kantiana enquanto uma doutrina jurídica crítica, compreensível à luz do projeto crítico – iniciado em Kritik der reinen Vernunft e adaptado ao campo prático em Kritik der praktischen Vernunft. Em particular, objetiva-se destacar, além da aprioridade, do caráter sistemático e da busca pela completude dos princípios jurídicos, o emprego da teoria de solubilidade de problemas da razáo em geral nos "prolegômenos" da Rechtslehre. O estudo desta parte introdutória se justifica por apresentar a divisáo suprema do sistema segundo princípios, donde se deriva uma divisáo da doutrina do direito, que determina o objeto (Gegenstand) e, por conseguinte, o campo dessa ciência particular e a discussáo do procedimento de pesquisa. Tal moldura a priori da doutrina do direito é o fundamento da sequente teoria kantiana do direito privado e do direito público. Num quadro maior, esse artigo pode ser compreendido enquanto uma renúncia à leitura de que a Rechtslehre kantiana náo cumpre com as exigências da filosofia crítica – formulada por Hermann Cohen (Ethik des reinen Willens, 1904) e detalhada por Christian Ritter (Der Rechtsgedanke Kants nach den frühen Quellen, 1971).
publisher EDUFRN
publishDate 2011
url https://periodicos.ufrn.br/principios/article/view/987
work_keys_str_mv AT schererfabiocesar observacoesaosprolegomenosdateoriakantianadosjuizosjuridicosaprioriemrechtslehre
_version_ 1766681792264273920