Há diálogo entre a lei 11.645/2008 e o livro didático aprovado no PNLD?
Este texto pretende analisar se a comunicação visual dos centros de compras da cidade, bem como as apresentadas nas mídias, de uma forma geral – a que mostra, como modelo, a estética do homem branco, num país que tem, como formação cultural, as vozes dos negros e dos indígenas, além da dos europeus...
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UFRN
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oai:periodicos.ufrn.br:article-97802017-05-31T16:30:15Z Há diálogo entre a lei 11.645/2008 e o livro didático aprovado no PNLD? Barbosa, Sirlene Lei 11.645/2008. Livro didático. PNLD. Imagem do negro. Este texto pretende analisar se a comunicação visual dos centros de compras da cidade, bem como as apresentadas nas mídias, de uma forma geral – a que mostra, como modelo, a estética do homem branco, num país que tem, como formação cultural, as vozes dos negros e dos indígenas, além da dos europeus colonizadores e, basicamente, única enaltecida – aparece na escola: o local em que discursos excludentes devem ser desconstruídos. Para tanto, averiguei a comunicação visual de uma escola pública municipal paulista, focando como a figura do negro aparece nesse contexto, para então analisar de que forma a coleção didática de língua portuguesa (6º ao 9º ano), aprovada no Plano Nacional do Livro Didático (PNLD) e selecionada pela mesma unidade escolar, apresenta a imagem do negro, com recorte para a questão autoral dos textos que introduzem os capítulos dos livros. UFRN 2016-07-08 info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion application/pdf https://periodicos.ufrn.br/odisseia/article/view/9780 Odisseia; No. 14 (2015); p. 100 - 114 Revue Odisseia; No. 14 (2015); p. 100 - 114 Revista Odisseia; n. 14 (2015); p. 100 - 114 1983-2435 por https://periodicos.ufrn.br/odisseia/article/view/9780/6970 Copyright (c) 2016 Revista Odisseia |
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Periódicos UFRN |
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Portal de Pediódicos Eletrônicos da UFRN |
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Este texto pretende analisar se a comunicação visual dos centros de compras da cidade, bem como as apresentadas nas mídias, de uma forma geral – a que mostra, como modelo, a estética do homem branco, num país que tem, como formação cultural, as vozes dos negros e dos indígenas, além da dos europeus colonizadores e, basicamente, única enaltecida – aparece na escola: o local em que discursos excludentes devem ser desconstruídos. Para tanto, averiguei a comunicação visual de uma escola pública municipal paulista, focando como a figura do negro aparece nesse contexto, para então analisar de que forma a coleção didática de língua portuguesa (6º ao 9º ano), aprovada no Plano Nacional do Livro Didático (PNLD) e selecionada pela mesma unidade escolar, apresenta a imagem do negro, com recorte para a questão autoral dos textos que introduzem os capítulos dos livros. |
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