Gêneros jornalísticos: práticas em sala de aula mediadas pelo uso das tecnologias digitais

O presente artigo descreve a aplicação de uma sequência didática elaborada com base nos gêneros da esfera jornalística e mediada pelas tecnologias digitais de informação e comunicação, buscando contribuir para o ensino e metodologia da Língua Portuguesa. Foram desenvolvidas atividades durante a sequ...

ver descrição completa

Na minha lista:
Detalhes bibliográficos
Principais autores: Barbeta, Claudia de Faria, de Araujo, Kleverson Fernando
Formato: Online
Idioma:por
Publicado em: UFRN
Endereço do item:https://periodicos.ufrn.br/odisseia/article/view/9667
Tags: Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
id oai:periodicos.ufrn.br:article-9667
record_format ojs
spelling oai:periodicos.ufrn.br:article-96672021-10-07T11:19:53Z Gêneros jornalísticos: práticas em sala de aula mediadas pelo uso das tecnologias digitais Barbeta, Claudia de Faria de Araujo, Kleverson Fernando Gêneros. Sequência Didática. Tecnologias educacionais. O presente artigo descreve a aplicação de uma sequência didática elaborada com base nos gêneros da esfera jornalística e mediada pelas tecnologias digitais de informação e comunicação, buscando contribuir para o ensino e metodologia da Língua Portuguesa. Foram desenvolvidas atividades durante a sequência didática dentro dos planos de ação, discursivo e linguístico-discursivo, de acordo com a proposta de Dolz, Noverraz e Schneuwly. O trabalho com gêneros tem sido promissor no que se revele o uso da língua, a ponto de Dolz e Schnewly os dominarem de megainstrumento. Além de favorecer a leitura de textos e uma maior habilidade na escrita, essa técnica de ensino, além de outras vantagens e implicações, traz estreita correlação com os Parâmetros Curriculares Nacionais – Língua Portuguesa (PCNLP) e as Diretrizes Curriculares Estaduais – PR (DCE). UFRN 2016-06-30 info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion application/pdf https://periodicos.ufrn.br/odisseia/article/view/9667 Odisseia; Vol. 1 No. 1 (2016); p. 81 - 97 Revue Odisseia; Vol. 1 No. 1 (2016); p. 81 - 97 Revista Odisseia; v. 1 n. 1 (2016); p. 81 - 97 1983-2435 10.21680/1983-2435.2016v1n1 por https://periodicos.ufrn.br/odisseia/article/view/9667/6945 Copyright (c) 2016 Revista Odisseia
institution Periódicos UFRN
collection Portal de Pediódicos Eletrônicos da UFRN
language por
format Online
author Barbeta, Claudia de Faria
de Araujo, Kleverson Fernando
spellingShingle Barbeta, Claudia de Faria
de Araujo, Kleverson Fernando
Gêneros jornalísticos: práticas em sala de aula mediadas pelo uso das tecnologias digitais
author_facet Barbeta, Claudia de Faria
de Araujo, Kleverson Fernando
author_sort Barbeta, Claudia de Faria
title Gêneros jornalísticos: práticas em sala de aula mediadas pelo uso das tecnologias digitais
title_short Gêneros jornalísticos: práticas em sala de aula mediadas pelo uso das tecnologias digitais
title_full Gêneros jornalísticos: práticas em sala de aula mediadas pelo uso das tecnologias digitais
title_fullStr Gêneros jornalísticos: práticas em sala de aula mediadas pelo uso das tecnologias digitais
title_full_unstemmed Gêneros jornalísticos: práticas em sala de aula mediadas pelo uso das tecnologias digitais
title_sort gêneros jornalísticos: práticas em sala de aula mediadas pelo uso das tecnologias digitais
description O presente artigo descreve a aplicação de uma sequência didática elaborada com base nos gêneros da esfera jornalística e mediada pelas tecnologias digitais de informação e comunicação, buscando contribuir para o ensino e metodologia da Língua Portuguesa. Foram desenvolvidas atividades durante a sequência didática dentro dos planos de ação, discursivo e linguístico-discursivo, de acordo com a proposta de Dolz, Noverraz e Schneuwly. O trabalho com gêneros tem sido promissor no que se revele o uso da língua, a ponto de Dolz e Schnewly os dominarem de megainstrumento. Além de favorecer a leitura de textos e uma maior habilidade na escrita, essa técnica de ensino, além de outras vantagens e implicações, traz estreita correlação com os Parâmetros Curriculares Nacionais – Língua Portuguesa (PCNLP) e as Diretrizes Curriculares Estaduais – PR (DCE).
publisher UFRN
publishDate 2016
url https://periodicos.ufrn.br/odisseia/article/view/9667
work_keys_str_mv AT barbetaclaudiadefaria generosjornalisticospraticasemsaladeaulamediadaspelousodastecnologiasdigitais
AT dearaujokleversonfernando generosjornalisticospraticasemsaladeaulamediadaspelousodastecnologiasdigitais
_version_ 1766682407995441152