Gêneros jornalísticos: práticas em sala de aula mediadas pelo uso das tecnologias digitais
O presente artigo descreve a aplicação de uma sequência didática elaborada com base nos gêneros da esfera jornalística e mediada pelas tecnologias digitais de informação e comunicação, buscando contribuir para o ensino e metodologia da Língua Portuguesa. Foram desenvolvidas atividades durante a sequ...
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UFRN
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oai:periodicos.ufrn.br:article-96672021-10-07T11:19:53Z Gêneros jornalísticos: práticas em sala de aula mediadas pelo uso das tecnologias digitais Barbeta, Claudia de Faria de Araujo, Kleverson Fernando Gêneros. Sequência Didática. Tecnologias educacionais. O presente artigo descreve a aplicação de uma sequência didática elaborada com base nos gêneros da esfera jornalística e mediada pelas tecnologias digitais de informação e comunicação, buscando contribuir para o ensino e metodologia da Língua Portuguesa. Foram desenvolvidas atividades durante a sequência didática dentro dos planos de ação, discursivo e linguístico-discursivo, de acordo com a proposta de Dolz, Noverraz e Schneuwly. O trabalho com gêneros tem sido promissor no que se revele o uso da língua, a ponto de Dolz e Schnewly os dominarem de megainstrumento. Além de favorecer a leitura de textos e uma maior habilidade na escrita, essa técnica de ensino, além de outras vantagens e implicações, traz estreita correlação com os Parâmetros Curriculares Nacionais – Língua Portuguesa (PCNLP) e as Diretrizes Curriculares Estaduais – PR (DCE). UFRN 2016-06-30 info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion application/pdf https://periodicos.ufrn.br/odisseia/article/view/9667 Odisseia; Vol. 1 No. 1 (2016); p. 81 - 97 Revue Odisseia; Vol. 1 No. 1 (2016); p. 81 - 97 Revista Odisseia; v. 1 n. 1 (2016); p. 81 - 97 1983-2435 10.21680/1983-2435.2016v1n1 por https://periodicos.ufrn.br/odisseia/article/view/9667/6945 Copyright (c) 2016 Revista Odisseia |
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Periódicos UFRN |
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Portal de Pediódicos Eletrônicos da UFRN |
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O presente artigo descreve a aplicação de uma sequência didática elaborada com base nos gêneros da esfera jornalística e mediada pelas tecnologias digitais de informação e comunicação, buscando contribuir para o ensino e metodologia da Língua Portuguesa. Foram desenvolvidas atividades durante a sequência didática dentro dos planos de ação, discursivo e linguístico-discursivo, de acordo com a proposta de Dolz, Noverraz e Schneuwly. O trabalho com gêneros tem sido promissor no que se revele o uso da língua, a ponto de Dolz e Schnewly os dominarem de megainstrumento. Além de favorecer a leitura de textos e uma maior habilidade na escrita, essa técnica de ensino, além de outras vantagens e implicações, traz estreita correlação com os Parâmetros Curriculares Nacionais – Língua Portuguesa (PCNLP) e as Diretrizes Curriculares Estaduais – PR (DCE). |
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