Gêneros jornalísticos: práticas em sala de aula mediadas pelo uso das tecnologias digitais

O presente artigo descreve a aplicação de uma sequência didática elaborada com base nos gêneros da esfera jornalística e mediada pelas tecnologias digitais de informação e comunicação, buscando contribuir para o ensino e metodologia da Língua Portuguesa. Foram desenvolvidas atividades durante a sequ...

ver descrição completa

Na minha lista:
Detalhes bibliográficos
Principais autores: Barbeta, Claudia de Faria, de Araujo, Kleverson Fernando
Formato: Online
Idioma:por
Publicado em: UFRN
Endereço do item:https://periodicos.ufrn.br/odisseia/article/view/9667
Tags: Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
Descrição
Resumo:O presente artigo descreve a aplicação de uma sequência didática elaborada com base nos gêneros da esfera jornalística e mediada pelas tecnologias digitais de informação e comunicação, buscando contribuir para o ensino e metodologia da Língua Portuguesa. Foram desenvolvidas atividades durante a sequência didática dentro dos planos de ação, discursivo e linguístico-discursivo, de acordo com a proposta de Dolz, Noverraz e Schneuwly. O trabalho com gêneros tem sido promissor no que se revele o uso da língua, a ponto de Dolz e Schnewly os dominarem de megainstrumento. Além de favorecer a leitura de textos e uma maior habilidade na escrita, essa técnica de ensino, além de outras vantagens e implicações, traz estreita correlação com os Parâmetros Curriculares Nacionais – Língua Portuguesa (PCNLP) e as Diretrizes Curriculares Estaduais – PR (DCE).