O autor e as instâncias enunciativas na construção de sentidos de relatórios de estágio

Este trabalho investiga aspectos da autoria e as instâncias enunciativas na construção dos sentidos em relatórios de estágio supervisionado na perspectiva do Interacionismo Sócio-Discursivo (ISD). Para isso, analisa um corpus composto por 06 (seis) relatórios de estágio supervisionado escritos por e...

ver descrição completa

Na minha lista:
Detalhes bibliográficos
Autor principal: Nascimento, Ilderlândio Assis de Andrade
Formato: Online
Idioma:por
Publicado em: UFRN
Endereço do item:https://periodicos.ufrn.br/odisseia/article/view/9637
Tags: Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
id oai:periodicos.ufrn.br:article-9637
record_format ojs
spelling oai:periodicos.ufrn.br:article-96372021-10-07T11:19:58Z O autor e as instâncias enunciativas na construção de sentidos de relatórios de estágio Nascimento, Ilderlândio Assis de Andrade Interacionismo sócio-discursivo. Relatório de estágio supervisionado. Ações do autor. Instância enunciativa. Este trabalho investiga aspectos da autoria e as instâncias enunciativas na construção dos sentidos em relatórios de estágio supervisionado na perspectiva do Interacionismo Sócio-Discursivo (ISD). Para isso, analisa um corpus composto por 06 (seis) relatórios de estágio supervisionado escritos por estudantes do sexto período do curso de Letras de uma instituição pública. Como suporte teórico, mobiliza os estudos desenvolvidos por Bronckart e, metodologicamente, apresenta uma abordagem qualitativa e um caráter descritivo e interpretativo. A análise revela que, embora a instância autoral esteja em toda parte, percebe-se pontos do discurso em que a voz do autor se apresenta de forma mais explícita, mais marcada, expressando pontos de vista, sentimentos, perspectivas, assinalando, assim, pontos de subjetividade e de individualidade no discurso acadêmico. Já quanto à presença de outras instâncias enunciativas que assumem (ou a elas são atribuídas) a responsabilidade enunciativa, verifica-se a ação do autor na orquestração de um coral de vozes outras, instaurando efeitos de harmonia entre essas vozes. UFRN 2016-06-30 info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion application/pdf https://periodicos.ufrn.br/odisseia/article/view/9637 Odisseia; Vol. 1 No. 1 (2016); p. 98 - 117 Revue Odisseia; Vol. 1 No. 1 (2016); p. 98 - 117 Revista Odisseia; v. 1 n. 1 (2016); p. 98 - 117 1983-2435 10.21680/1983-2435.2016v1n1 por https://periodicos.ufrn.br/odisseia/article/view/9637/6946 Copyright (c) 2016 Revista Odisseia
institution Periódicos UFRN
collection Portal de Pediódicos Eletrônicos da UFRN
language por
format Online
author Nascimento, Ilderlândio Assis de Andrade
spellingShingle Nascimento, Ilderlândio Assis de Andrade
O autor e as instâncias enunciativas na construção de sentidos de relatórios de estágio
author_facet Nascimento, Ilderlândio Assis de Andrade
author_sort Nascimento, Ilderlândio Assis de Andrade
title O autor e as instâncias enunciativas na construção de sentidos de relatórios de estágio
title_short O autor e as instâncias enunciativas na construção de sentidos de relatórios de estágio
title_full O autor e as instâncias enunciativas na construção de sentidos de relatórios de estágio
title_fullStr O autor e as instâncias enunciativas na construção de sentidos de relatórios de estágio
title_full_unstemmed O autor e as instâncias enunciativas na construção de sentidos de relatórios de estágio
title_sort o autor e as instâncias enunciativas na construção de sentidos de relatórios de estágio
description Este trabalho investiga aspectos da autoria e as instâncias enunciativas na construção dos sentidos em relatórios de estágio supervisionado na perspectiva do Interacionismo Sócio-Discursivo (ISD). Para isso, analisa um corpus composto por 06 (seis) relatórios de estágio supervisionado escritos por estudantes do sexto período do curso de Letras de uma instituição pública. Como suporte teórico, mobiliza os estudos desenvolvidos por Bronckart e, metodologicamente, apresenta uma abordagem qualitativa e um caráter descritivo e interpretativo. A análise revela que, embora a instância autoral esteja em toda parte, percebe-se pontos do discurso em que a voz do autor se apresenta de forma mais explícita, mais marcada, expressando pontos de vista, sentimentos, perspectivas, assinalando, assim, pontos de subjetividade e de individualidade no discurso acadêmico. Já quanto à presença de outras instâncias enunciativas que assumem (ou a elas são atribuídas) a responsabilidade enunciativa, verifica-se a ação do autor na orquestração de um coral de vozes outras, instaurando efeitos de harmonia entre essas vozes.
publisher UFRN
publishDate 2016
url https://periodicos.ufrn.br/odisseia/article/view/9637
work_keys_str_mv AT nascimentoilderlandioassisdeandrade oautoreasinstanciasenunciativasnaconstrucaodesentidosderelatoriosdeestagio
_version_ 1766682407635779584