O autor e as instâncias enunciativas na construção de sentidos de relatórios de estágio
Este trabalho investiga aspectos da autoria e as instâncias enunciativas na construção dos sentidos em relatórios de estágio supervisionado na perspectiva do Interacionismo Sócio-Discursivo (ISD). Para isso, analisa um corpus composto por 06 (seis) relatórios de estágio supervisionado escritos por e...
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UFRN
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oai:periodicos.ufrn.br:article-96372021-10-07T11:19:58Z O autor e as instâncias enunciativas na construção de sentidos de relatórios de estágio Nascimento, Ilderlândio Assis de Andrade Interacionismo sócio-discursivo. Relatório de estágio supervisionado. Ações do autor. Instância enunciativa. Este trabalho investiga aspectos da autoria e as instâncias enunciativas na construção dos sentidos em relatórios de estágio supervisionado na perspectiva do Interacionismo Sócio-Discursivo (ISD). Para isso, analisa um corpus composto por 06 (seis) relatórios de estágio supervisionado escritos por estudantes do sexto período do curso de Letras de uma instituição pública. Como suporte teórico, mobiliza os estudos desenvolvidos por Bronckart e, metodologicamente, apresenta uma abordagem qualitativa e um caráter descritivo e interpretativo. A análise revela que, embora a instância autoral esteja em toda parte, percebe-se pontos do discurso em que a voz do autor se apresenta de forma mais explícita, mais marcada, expressando pontos de vista, sentimentos, perspectivas, assinalando, assim, pontos de subjetividade e de individualidade no discurso acadêmico. Já quanto à presença de outras instâncias enunciativas que assumem (ou a elas são atribuídas) a responsabilidade enunciativa, verifica-se a ação do autor na orquestração de um coral de vozes outras, instaurando efeitos de harmonia entre essas vozes. UFRN 2016-06-30 info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion application/pdf https://periodicos.ufrn.br/odisseia/article/view/9637 Odisseia; Vol. 1 No. 1 (2016); p. 98 - 117 Revue Odisseia; Vol. 1 No. 1 (2016); p. 98 - 117 Revista Odisseia; v. 1 n. 1 (2016); p. 98 - 117 1983-2435 10.21680/1983-2435.2016v1n1 por https://periodicos.ufrn.br/odisseia/article/view/9637/6946 Copyright (c) 2016 Revista Odisseia |
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Portal de Pediódicos Eletrônicos da UFRN |
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Este trabalho investiga aspectos da autoria e as instâncias enunciativas na construção dos sentidos em relatórios de estágio supervisionado na perspectiva do Interacionismo Sócio-Discursivo (ISD). Para isso, analisa um corpus composto por 06 (seis) relatórios de estágio supervisionado escritos por estudantes do sexto período do curso de Letras de uma instituição pública. Como suporte teórico, mobiliza os estudos desenvolvidos por Bronckart e, metodologicamente, apresenta uma abordagem qualitativa e um caráter descritivo e interpretativo. A análise revela que, embora a instância autoral esteja em toda parte, percebe-se pontos do discurso em que a voz do autor se apresenta de forma mais explícita, mais marcada, expressando pontos de vista, sentimentos, perspectivas, assinalando, assim, pontos de subjetividade e de individualidade no discurso acadêmico. Já quanto à presença de outras instâncias enunciativas que assumem (ou a elas são atribuídas) a responsabilidade enunciativa, verifica-se a ação do autor na orquestração de um coral de vozes outras, instaurando efeitos de harmonia entre essas vozes. |
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