A enunciação da imagem feminina nas redes sociais: uma investigação à luz da teoria dialógica da linguagem

Este trabalho investiga sobre o processo de enunciação da mulher nas redes sociais. Desse modo, objetiva refletir como a imagem feminina tem sido discursivizada em blogs, websites e em grupos do facebook. A proposta de análise foi fundamentada pelos pressupostos teórico-metodológicos da Teoria Dialó...

ver descrição completa

Na minha lista:
Detalhes bibliográficos
Principais autores: Ferreira de Oliveira, Antonio Flavio, Rodrigues Pereira, Tarciana Karla
Formato: Online
Idioma:por
Publicado em: UFRN
Endereço do item:https://periodicos.ufrn.br/odisseia/article/view/9629
Tags: Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
id oai:periodicos.ufrn.br:article-9629
record_format ojs
spelling oai:periodicos.ufrn.br:article-96292021-10-07T11:20:03Z A enunciação da imagem feminina nas redes sociais: uma investigação à luz da teoria dialógica da linguagem Ferreira de Oliveira, Antonio Flavio Rodrigues Pereira, Tarciana Karla Teoria Dialógica da Linguagem. Enunciação. Imagem feminina. Redes sociais. Este trabalho investiga sobre o processo de enunciação da mulher nas redes sociais. Desse modo, objetiva refletir como a imagem feminina tem sido discursivizada em blogs, websites e em grupos do facebook. A proposta de análise foi fundamentada pelos pressupostos teórico-metodológicos da Teoria Dialógica da Linguagem, em sentido particular, pelo que foi estabelecido por Voloshinov ([1976], ([2005]); Bakhtin (2011) e Bakhtin/Volochínov (2014). Os aspectos metodológicos estabelecem uma pesquisa qualitativa de cunho interpretativista. O corpus foi constituído por quatro enunciados referentes à discursivização da mulher em blogs, website e grupo do facebook. Como resultado, foi constatado que a enunciação da imagem feminina constrói sentidos a partir do cruzamento das enunciações de diversas vozes sociais e que essas vozes sociais constituem o sujeito mulher como um ser social em devir. UFRN 2016-06-30 info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion application/pdf https://periodicos.ufrn.br/odisseia/article/view/9629 Odisseia; Vol. 1 No. 1 (2016); p. 24 - 43 Revue Odisseia; Vol. 1 No. 1 (2016); p. 24 - 43 Revista Odisseia; v. 1 n. 1 (2016); p. 24 - 43 1983-2435 10.21680/1983-2435.2016v1n1 por https://periodicos.ufrn.br/odisseia/article/view/9629/6942 Copyright (c) 2016 Revista Odisseia
institution Periódicos UFRN
collection Portal de Pediódicos Eletrônicos da UFRN
language por
format Online
author Ferreira de Oliveira, Antonio Flavio
Rodrigues Pereira, Tarciana Karla
spellingShingle Ferreira de Oliveira, Antonio Flavio
Rodrigues Pereira, Tarciana Karla
A enunciação da imagem feminina nas redes sociais: uma investigação à luz da teoria dialógica da linguagem
author_facet Ferreira de Oliveira, Antonio Flavio
Rodrigues Pereira, Tarciana Karla
author_sort Ferreira de Oliveira, Antonio Flavio
title A enunciação da imagem feminina nas redes sociais: uma investigação à luz da teoria dialógica da linguagem
title_short A enunciação da imagem feminina nas redes sociais: uma investigação à luz da teoria dialógica da linguagem
title_full A enunciação da imagem feminina nas redes sociais: uma investigação à luz da teoria dialógica da linguagem
title_fullStr A enunciação da imagem feminina nas redes sociais: uma investigação à luz da teoria dialógica da linguagem
title_full_unstemmed A enunciação da imagem feminina nas redes sociais: uma investigação à luz da teoria dialógica da linguagem
title_sort enunciação da imagem feminina nas redes sociais: uma investigação à luz da teoria dialógica da linguagem
description Este trabalho investiga sobre o processo de enunciação da mulher nas redes sociais. Desse modo, objetiva refletir como a imagem feminina tem sido discursivizada em blogs, websites e em grupos do facebook. A proposta de análise foi fundamentada pelos pressupostos teórico-metodológicos da Teoria Dialógica da Linguagem, em sentido particular, pelo que foi estabelecido por Voloshinov ([1976], ([2005]); Bakhtin (2011) e Bakhtin/Volochínov (2014). Os aspectos metodológicos estabelecem uma pesquisa qualitativa de cunho interpretativista. O corpus foi constituído por quatro enunciados referentes à discursivização da mulher em blogs, website e grupo do facebook. Como resultado, foi constatado que a enunciação da imagem feminina constrói sentidos a partir do cruzamento das enunciações de diversas vozes sociais e que essas vozes sociais constituem o sujeito mulher como um ser social em devir.
publisher UFRN
publishDate 2016
url https://periodicos.ufrn.br/odisseia/article/view/9629
work_keys_str_mv AT ferreiradeoliveiraantonioflavio aenunciacaodaimagemfemininanasredessociaisumainvestigacaoaluzdateoriadialogicadalinguagem
AT rodriguespereiratarcianakarla aenunciacaodaimagemfemininanasredessociaisumainvestigacaoaluzdateoriadialogicadalinguagem
AT ferreiradeoliveiraantonioflavio enunciacaodaimagemfemininanasredessociaisumainvestigacaoaluzdateoriadialogicadalinguagem
AT rodriguespereiratarcianakarla enunciacaodaimagemfemininanasredessociaisumainvestigacaoaluzdateoriadialogicadalinguagem
_version_ 1766682407268777984