A enunciação da imagem feminina nas redes sociais: uma investigação à luz da teoria dialógica da linguagem
Este trabalho investiga sobre o processo de enunciação da mulher nas redes sociais. Desse modo, objetiva refletir como a imagem feminina tem sido discursivizada em blogs, websites e em grupos do facebook. A proposta de análise foi fundamentada pelos pressupostos teórico-metodológicos da Teoria Dialó...
Na minha lista:
Principais autores: | , |
---|---|
Formato: | Online |
Idioma: | por |
Publicado em: |
UFRN
|
Endereço do item: | https://periodicos.ufrn.br/odisseia/article/view/9629 |
Tags: |
Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
|
id |
oai:periodicos.ufrn.br:article-9629 |
---|---|
record_format |
ojs |
spelling |
oai:periodicos.ufrn.br:article-96292021-10-07T11:20:03Z A enunciação da imagem feminina nas redes sociais: uma investigação à luz da teoria dialógica da linguagem Ferreira de Oliveira, Antonio Flavio Rodrigues Pereira, Tarciana Karla Teoria Dialógica da Linguagem. Enunciação. Imagem feminina. Redes sociais. Este trabalho investiga sobre o processo de enunciação da mulher nas redes sociais. Desse modo, objetiva refletir como a imagem feminina tem sido discursivizada em blogs, websites e em grupos do facebook. A proposta de análise foi fundamentada pelos pressupostos teórico-metodológicos da Teoria Dialógica da Linguagem, em sentido particular, pelo que foi estabelecido por Voloshinov ([1976], ([2005]); Bakhtin (2011) e Bakhtin/Volochínov (2014). Os aspectos metodológicos estabelecem uma pesquisa qualitativa de cunho interpretativista. O corpus foi constituído por quatro enunciados referentes à discursivização da mulher em blogs, website e grupo do facebook. Como resultado, foi constatado que a enunciação da imagem feminina constrói sentidos a partir do cruzamento das enunciações de diversas vozes sociais e que essas vozes sociais constituem o sujeito mulher como um ser social em devir. UFRN 2016-06-30 info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion application/pdf https://periodicos.ufrn.br/odisseia/article/view/9629 Odisseia; Vol. 1 No. 1 (2016); p. 24 - 43 Revue Odisseia; Vol. 1 No. 1 (2016); p. 24 - 43 Revista Odisseia; v. 1 n. 1 (2016); p. 24 - 43 1983-2435 10.21680/1983-2435.2016v1n1 por https://periodicos.ufrn.br/odisseia/article/view/9629/6942 Copyright (c) 2016 Revista Odisseia |
institution |
Periódicos UFRN |
collection |
Portal de Pediódicos Eletrônicos da UFRN |
language |
por |
format |
Online |
author |
Ferreira de Oliveira, Antonio Flavio Rodrigues Pereira, Tarciana Karla |
spellingShingle |
Ferreira de Oliveira, Antonio Flavio Rodrigues Pereira, Tarciana Karla A enunciação da imagem feminina nas redes sociais: uma investigação à luz da teoria dialógica da linguagem |
author_facet |
Ferreira de Oliveira, Antonio Flavio Rodrigues Pereira, Tarciana Karla |
author_sort |
Ferreira de Oliveira, Antonio Flavio |
title |
A enunciação da imagem feminina nas redes sociais: uma investigação à luz da teoria dialógica da linguagem |
title_short |
A enunciação da imagem feminina nas redes sociais: uma investigação à luz da teoria dialógica da linguagem |
title_full |
A enunciação da imagem feminina nas redes sociais: uma investigação à luz da teoria dialógica da linguagem |
title_fullStr |
A enunciação da imagem feminina nas redes sociais: uma investigação à luz da teoria dialógica da linguagem |
title_full_unstemmed |
A enunciação da imagem feminina nas redes sociais: uma investigação à luz da teoria dialógica da linguagem |
title_sort |
enunciação da imagem feminina nas redes sociais: uma investigação à luz da teoria dialógica da linguagem |
description |
Este trabalho investiga sobre o processo de enunciação da mulher nas redes sociais. Desse modo, objetiva refletir como a imagem feminina tem sido discursivizada em blogs, websites e em grupos do facebook. A proposta de análise foi fundamentada pelos pressupostos teórico-metodológicos da Teoria Dialógica da Linguagem, em sentido particular, pelo que foi estabelecido por Voloshinov ([1976], ([2005]); Bakhtin (2011) e Bakhtin/Volochínov (2014). Os aspectos metodológicos estabelecem uma pesquisa qualitativa de cunho interpretativista. O corpus foi constituído por quatro enunciados referentes à discursivização da mulher em blogs, website e grupo do facebook. Como resultado, foi constatado que a enunciação da imagem feminina constrói sentidos a partir do cruzamento das enunciações de diversas vozes sociais e que essas vozes sociais constituem o sujeito mulher como um ser social em devir. |
publisher |
UFRN |
publishDate |
2016 |
url |
https://periodicos.ufrn.br/odisseia/article/view/9629 |
work_keys_str_mv |
AT ferreiradeoliveiraantonioflavio aenunciacaodaimagemfemininanasredessociaisumainvestigacaoaluzdateoriadialogicadalinguagem AT rodriguespereiratarcianakarla aenunciacaodaimagemfemininanasredessociaisumainvestigacaoaluzdateoriadialogicadalinguagem AT ferreiradeoliveiraantonioflavio enunciacaodaimagemfemininanasredessociaisumainvestigacaoaluzdateoriadialogicadalinguagem AT rodriguespereiratarcianakarla enunciacaodaimagemfemininanasredessociaisumainvestigacaoaluzdateoriadialogicadalinguagem |
_version_ |
1766682407268777984 |