A enunciação da imagem feminina nas redes sociais: uma investigação à luz da teoria dialógica da linguagem

Este trabalho investiga sobre o processo de enunciação da mulher nas redes sociais. Desse modo, objetiva refletir como a imagem feminina tem sido discursivizada em blogs, websites e em grupos do facebook. A proposta de análise foi fundamentada pelos pressupostos teórico-metodológicos da Teoria Dialó...

ver descrição completa

Na minha lista:
Detalhes bibliográficos
Principais autores: Ferreira de Oliveira, Antonio Flavio, Rodrigues Pereira, Tarciana Karla
Formato: Online
Idioma:por
Publicado em: UFRN
Endereço do item:https://periodicos.ufrn.br/odisseia/article/view/9629
Tags: Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
Descrição
Resumo:Este trabalho investiga sobre o processo de enunciação da mulher nas redes sociais. Desse modo, objetiva refletir como a imagem feminina tem sido discursivizada em blogs, websites e em grupos do facebook. A proposta de análise foi fundamentada pelos pressupostos teórico-metodológicos da Teoria Dialógica da Linguagem, em sentido particular, pelo que foi estabelecido por Voloshinov ([1976], ([2005]); Bakhtin (2011) e Bakhtin/Volochínov (2014). Os aspectos metodológicos estabelecem uma pesquisa qualitativa de cunho interpretativista. O corpus foi constituído por quatro enunciados referentes à discursivização da mulher em blogs, website e grupo do facebook. Como resultado, foi constatado que a enunciação da imagem feminina constrói sentidos a partir do cruzamento das enunciações de diversas vozes sociais e que essas vozes sociais constituem o sujeito mulher como um ser social em devir.