Leite do Peito: contos de Geni Guimarães e a linha de cor: uma análise dialógica da narrativa

No decorrer de todo o século XX e nestas primeiras décadas do século XXI, vários autores têm surgido, publicando poemas, contos e romances em que a afrodescendência é resgatada, revigorada e (re)afirmada com orgulho. Levando em consideração esse contexto, este artigo objetivou analisar dialogicament...

ver descrição completa

Na minha lista:
Detalhes bibliográficos
Principais autores: Vieira de Lima, Verônica, Bandeira de Melo Júnior, Orison Marden
Formato: Online
Idioma:por
Publicado em: UFRN
Endereço do item:https://periodicos.ufrn.br/odisseia/article/view/9599
Tags: Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
id oai:periodicos.ufrn.br:article-9599
record_format ojs
spelling oai:periodicos.ufrn.br:article-95992017-05-31T16:30:31Z Leite do Peito: contos de Geni Guimarães e a linha de cor: uma análise dialógica da narrativa Vieira de Lima, Verônica Bandeira de Melo Júnior, Orison Marden Leite do Peito. Literatura afro-brasileira. Dialogismo. Linha de cor. No decorrer de todo o século XX e nestas primeiras décadas do século XXI, vários autores têm surgido, publicando poemas, contos e romances em que a afrodescendência é resgatada, revigorada e (re)afirmada com orgulho. Levando em consideração esse contexto, este artigo objetivou analisar dialogicamente os contos Primeiras Lembranças, Metamorfose e Força Flutuante da obra Leite do Peito: contos (2001) da autora afro-brasileira Geni Mariano Guimarães, buscando identificar elementos linguístico-discursivos (palavra, enunciado e discurso) que evidenciassem a formação de uma linha de cor na literatura afro-brasileira. Encontramos o uso de palavras e enunciados que nos remetem a uma posição de pertencimento afrodescendente, que colocam a narradora no lado negro da linha de cor. Concluímos, dessa forma, que os contos são perpassados por um discurso que coloca o indivíduo negro como sujeito de sua história. UFRN 2016-06-12 info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion application/pdf https://periodicos.ufrn.br/odisseia/article/view/9599 Odisseia; No. 15 (2015); p. 65-84 Revue Odisseia; No. 15 (2015); p. 65-84 Revista Odisseia; n. 15 (2015); p. 65-84 1983-2435 por https://periodicos.ufrn.br/odisseia/article/view/9599/7626 Copyright (c) 2016 Revista Odisseia
institution Periódicos UFRN
collection Portal de Pediódicos Eletrônicos da UFRN
language por
format Online
author Vieira de Lima, Verônica
Bandeira de Melo Júnior, Orison Marden
spellingShingle Vieira de Lima, Verônica
Bandeira de Melo Júnior, Orison Marden
Leite do Peito: contos de Geni Guimarães e a linha de cor: uma análise dialógica da narrativa
author_facet Vieira de Lima, Verônica
Bandeira de Melo Júnior, Orison Marden
author_sort Vieira de Lima, Verônica
title Leite do Peito: contos de Geni Guimarães e a linha de cor: uma análise dialógica da narrativa
title_short Leite do Peito: contos de Geni Guimarães e a linha de cor: uma análise dialógica da narrativa
title_full Leite do Peito: contos de Geni Guimarães e a linha de cor: uma análise dialógica da narrativa
title_fullStr Leite do Peito: contos de Geni Guimarães e a linha de cor: uma análise dialógica da narrativa
title_full_unstemmed Leite do Peito: contos de Geni Guimarães e a linha de cor: uma análise dialógica da narrativa
title_sort leite do peito: contos de geni guimarães e a linha de cor: uma análise dialógica da narrativa
description No decorrer de todo o século XX e nestas primeiras décadas do século XXI, vários autores têm surgido, publicando poemas, contos e romances em que a afrodescendência é resgatada, revigorada e (re)afirmada com orgulho. Levando em consideração esse contexto, este artigo objetivou analisar dialogicamente os contos Primeiras Lembranças, Metamorfose e Força Flutuante da obra Leite do Peito: contos (2001) da autora afro-brasileira Geni Mariano Guimarães, buscando identificar elementos linguístico-discursivos (palavra, enunciado e discurso) que evidenciassem a formação de uma linha de cor na literatura afro-brasileira. Encontramos o uso de palavras e enunciados que nos remetem a uma posição de pertencimento afrodescendente, que colocam a narradora no lado negro da linha de cor. Concluímos, dessa forma, que os contos são perpassados por um discurso que coloca o indivíduo negro como sujeito de sua história.
publisher UFRN
publishDate 2016
url https://periodicos.ufrn.br/odisseia/article/view/9599
work_keys_str_mv AT vieiradelimaveronica leitedopeitocontosdegeniguimaraesealinhadecorumaanalisedialogicadanarrativa
AT bandeirademelojuniororisonmarden leitedopeitocontosdegeniguimaraesealinhadecorumaanalisedialogicadanarrativa
_version_ 1766682406696255488