Leite do Peito: contos de Geni Guimarães e a linha de cor: uma análise dialógica da narrativa

No decorrer de todo o século XX e nestas primeiras décadas do século XXI, vários autores têm surgido, publicando poemas, contos e romances em que a afrodescendência é resgatada, revigorada e (re)afirmada com orgulho. Levando em consideração esse contexto, este artigo objetivou analisar dialogicament...

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Detalhes bibliográficos
Principais autores: Vieira de Lima, Verônica, Bandeira de Melo Júnior, Orison Marden
Formato: Online
Idioma:por
Publicado em: UFRN
Endereço do item:https://periodicos.ufrn.br/odisseia/article/view/9599
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Descrição
Resumo:No decorrer de todo o século XX e nestas primeiras décadas do século XXI, vários autores têm surgido, publicando poemas, contos e romances em que a afrodescendência é resgatada, revigorada e (re)afirmada com orgulho. Levando em consideração esse contexto, este artigo objetivou analisar dialogicamente os contos Primeiras Lembranças, Metamorfose e Força Flutuante da obra Leite do Peito: contos (2001) da autora afro-brasileira Geni Mariano Guimarães, buscando identificar elementos linguístico-discursivos (palavra, enunciado e discurso) que evidenciassem a formação de uma linha de cor na literatura afro-brasileira. Encontramos o uso de palavras e enunciados que nos remetem a uma posição de pertencimento afrodescendente, que colocam a narradora no lado negro da linha de cor. Concluímos, dessa forma, que os contos são perpassados por um discurso que coloca o indivíduo negro como sujeito de sua história.