The MicroDEM software as a didactical resourcefor teachingof Geomorphology
O uso de Geotecnologias por parte dos professores de Geografia é algo que possui um considerável valor para a complementação dos conteúdos geográficos trabalhados em sala de aula. Contudo, esta prática atualmente se desenvolve de maneira incipiente. A Geomorfologia, que didaticamente falando é a sub...
Na minha lista:
Autor principal: | |
---|---|
Formato: | Online |
Idioma: | por |
Publicado em: |
Universidade Federal do Rio Grande do Norte
|
Endereço do item: | https://periodicos.ufrn.br/revistadoregne/article/view/9558 |
Tags: |
Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
|
id |
oai:periodicos.ufrn.br:article-9558 |
---|---|
record_format |
ojs |
spelling |
oai:periodicos.ufrn.br:article-95582020-04-30T15:29:00Z The MicroDEM software as a didactical resourcefor teachingof Geomorphology O software MicroDEM como recurso didático para o ensino de Geomorfologia Oliveira, George Pereira de O uso de Geotecnologias por parte dos professores de Geografia é algo que possui um considerável valor para a complementação dos conteúdos geográficos trabalhados em sala de aula. Contudo, esta prática atualmente se desenvolve de maneira incipiente. A Geomorfologia, que didaticamente falando é a subárea da geografia que trata do estudo das formas de relevo, pode ser trabalhada de diversas maneiras práticas e dinâmicas graças à diversificada disponibilidade de softwares livres que, por sua facilidade de operação, podem subsidiar um primeiro contato amistoso entre alunos dos níveis básicos de ensino e as Geotecnologias. Dentre estes softwares o MicroDEM se destaca por oferecer uma série de funcionalidades que, se trabalhadas da maneira correta, podem contribuir bastante para a fixação dos conteúdos teóricos relacionados ao estudo das formas de relevo. Sabendo-se disto, objetiva-se neste trabalho analisar as potencialidades do software MicroDEM como recurso didático de ensino e popularização da Geomorfologia, podendo este ser aproveitado para metodologias práticas de ensino destinadas principalmente aos alunos do nível Médio de ensino. Espera-se que este trabalho possa servir de referencial para o desenvolvimento de metodologias que contribuam para a difusão dos conhecimentos geomorfológicos e melhoria da qualidade de ensino. Universidade Federal do Rio Grande do Norte 2016-06-01 info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion application/pdf https://periodicos.ufrn.br/revistadoregne/article/view/9558 Notheast Geoscience Journal; Vol. 1 No. 2 (2015); 38-57 Revista de Geociências do Nordeste; v. 1 n. 2 (2015); 38-57 2447-3359 por https://periodicos.ufrn.br/revistadoregne/article/view/9558/6872 Copyright (c) 2016 Revista de Geociências do Nordeste |
institution |
Periódicos UFRN |
collection |
Portal de Pediódicos Eletrônicos da UFRN |
language |
por |
format |
Online |
author |
Oliveira, George Pereira de |
spellingShingle |
Oliveira, George Pereira de The MicroDEM software as a didactical resourcefor teachingof Geomorphology |
author_facet |
Oliveira, George Pereira de |
author_sort |
Oliveira, George Pereira de |
title |
The MicroDEM software as a didactical resourcefor teachingof Geomorphology |
title_short |
The MicroDEM software as a didactical resourcefor teachingof Geomorphology |
title_full |
The MicroDEM software as a didactical resourcefor teachingof Geomorphology |
title_fullStr |
The MicroDEM software as a didactical resourcefor teachingof Geomorphology |
title_full_unstemmed |
The MicroDEM software as a didactical resourcefor teachingof Geomorphology |
title_sort |
microdem software as a didactical resourcefor teachingof geomorphology |
description |
O uso de Geotecnologias por parte dos professores de Geografia é algo que possui um considerável valor para a complementação dos conteúdos geográficos trabalhados em sala de aula. Contudo, esta prática atualmente se desenvolve de maneira incipiente. A Geomorfologia, que didaticamente falando é a subárea da geografia que trata do estudo das formas de relevo, pode ser trabalhada de diversas maneiras práticas e dinâmicas graças à diversificada disponibilidade de softwares livres que, por sua facilidade de operação, podem subsidiar um primeiro contato amistoso entre alunos dos níveis básicos de ensino e as Geotecnologias. Dentre estes softwares o MicroDEM se destaca por oferecer uma série de funcionalidades que, se trabalhadas da maneira correta, podem contribuir bastante para a fixação dos conteúdos teóricos relacionados ao estudo das formas de relevo. Sabendo-se disto, objetiva-se neste trabalho analisar as potencialidades do software MicroDEM como recurso didático de ensino e popularização da Geomorfologia, podendo este ser aproveitado para metodologias práticas de ensino destinadas principalmente aos alunos do nível Médio de ensino. Espera-se que este trabalho possa servir de referencial para o desenvolvimento de metodologias que contribuam para a difusão dos conhecimentos geomorfológicos e melhoria da qualidade de ensino. |
publisher |
Universidade Federal do Rio Grande do Norte |
publishDate |
2016 |
url |
https://periodicos.ufrn.br/revistadoregne/article/view/9558 |
work_keys_str_mv |
AT oliveirageorgepereirade themicrodemsoftwareasadidacticalresourceforteachingofgeomorphology AT oliveirageorgepereirade osoftwaremicrodemcomorecursodidaticoparaoensinodegeomorfologia AT oliveirageorgepereirade microdemsoftwareasadidacticalresourceforteachingofgeomorphology |
_version_ |
1766683236081074176 |