The MicroDEM software as a didactical resourcefor teachingof Geomorphology

O uso de Geotecnologias por parte dos professores de Geografia é algo que possui um considerável valor para a complementação dos conteúdos geográficos trabalhados em sala de aula. Contudo, esta prática atualmente se desenvolve de maneira incipiente. A Geomorfologia, que didaticamente falando é a sub...

ver descrição completa

Na minha lista:
Detalhes bibliográficos
Autor principal: Oliveira, George Pereira de
Formato: Online
Idioma:por
Publicado em: Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Endereço do item:https://periodicos.ufrn.br/revistadoregne/article/view/9558
Tags: Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
id oai:periodicos.ufrn.br:article-9558
record_format ojs
spelling oai:periodicos.ufrn.br:article-95582020-04-30T15:29:00Z The MicroDEM software as a didactical resourcefor teachingof Geomorphology O software MicroDEM como recurso didático para o ensino de Geomorfologia Oliveira, George Pereira de O uso de Geotecnologias por parte dos professores de Geografia é algo que possui um considerável valor para a complementação dos conteúdos geográficos trabalhados em sala de aula. Contudo, esta prática atualmente se desenvolve de maneira incipiente. A Geomorfologia, que didaticamente falando é a subárea da geografia que trata do estudo das formas de relevo, pode ser trabalhada de diversas maneiras práticas e dinâmicas graças à diversificada disponibilidade de softwares livres que, por sua facilidade de operação, podem subsidiar um primeiro contato amistoso entre alunos dos níveis básicos de ensino e as Geotecnologias. Dentre estes softwares o MicroDEM se destaca por oferecer uma série de funcionalidades que, se trabalhadas da maneira correta, podem contribuir bastante para a fixação dos conteúdos teóricos relacionados ao estudo das formas de relevo. Sabendo-se disto, objetiva-se neste trabalho analisar as potencialidades do software MicroDEM como recurso didático de ensino e popularização da Geomorfologia, podendo este ser aproveitado para metodologias práticas de ensino destinadas principalmente aos alunos do nível Médio de ensino. Espera-se que este trabalho possa servir de referencial para o desenvolvimento de metodologias que contribuam para a difusão dos conhecimentos geomorfológicos e melhoria da qualidade de ensino. Universidade Federal do Rio Grande do Norte 2016-06-01 info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion application/pdf https://periodicos.ufrn.br/revistadoregne/article/view/9558 Notheast Geoscience Journal; Vol. 1 No. 2 (2015); 38-57 Revista de Geociências do Nordeste; v. 1 n. 2 (2015); 38-57 2447-3359 por https://periodicos.ufrn.br/revistadoregne/article/view/9558/6872 Copyright (c) 2016 Revista de Geociências do Nordeste
institution Periódicos UFRN
collection Portal de Pediódicos Eletrônicos da UFRN
language por
format Online
author Oliveira, George Pereira de
spellingShingle Oliveira, George Pereira de
The MicroDEM software as a didactical resourcefor teachingof Geomorphology
author_facet Oliveira, George Pereira de
author_sort Oliveira, George Pereira de
title The MicroDEM software as a didactical resourcefor teachingof Geomorphology
title_short The MicroDEM software as a didactical resourcefor teachingof Geomorphology
title_full The MicroDEM software as a didactical resourcefor teachingof Geomorphology
title_fullStr The MicroDEM software as a didactical resourcefor teachingof Geomorphology
title_full_unstemmed The MicroDEM software as a didactical resourcefor teachingof Geomorphology
title_sort microdem software as a didactical resourcefor teachingof geomorphology
description O uso de Geotecnologias por parte dos professores de Geografia é algo que possui um considerável valor para a complementação dos conteúdos geográficos trabalhados em sala de aula. Contudo, esta prática atualmente se desenvolve de maneira incipiente. A Geomorfologia, que didaticamente falando é a subárea da geografia que trata do estudo das formas de relevo, pode ser trabalhada de diversas maneiras práticas e dinâmicas graças à diversificada disponibilidade de softwares livres que, por sua facilidade de operação, podem subsidiar um primeiro contato amistoso entre alunos dos níveis básicos de ensino e as Geotecnologias. Dentre estes softwares o MicroDEM se destaca por oferecer uma série de funcionalidades que, se trabalhadas da maneira correta, podem contribuir bastante para a fixação dos conteúdos teóricos relacionados ao estudo das formas de relevo. Sabendo-se disto, objetiva-se neste trabalho analisar as potencialidades do software MicroDEM como recurso didático de ensino e popularização da Geomorfologia, podendo este ser aproveitado para metodologias práticas de ensino destinadas principalmente aos alunos do nível Médio de ensino. Espera-se que este trabalho possa servir de referencial para o desenvolvimento de metodologias que contribuam para a difusão dos conhecimentos geomorfológicos e melhoria da qualidade de ensino.
publisher Universidade Federal do Rio Grande do Norte
publishDate 2016
url https://periodicos.ufrn.br/revistadoregne/article/view/9558
work_keys_str_mv AT oliveirageorgepereirade themicrodemsoftwareasadidacticalresourceforteachingofgeomorphology
AT oliveirageorgepereirade osoftwaremicrodemcomorecursodidaticoparaoensinodegeomorfologia
AT oliveirageorgepereirade microdemsoftwareasadidacticalresourceforteachingofgeomorphology
_version_ 1766683236081074176