A saúde de professores universitários no sertão nordestino – Brasil: investigando suas características clínico-comportamentais

Trabalho docente é considerado estressante e tem conduzido às doenças físicas e mentais. Estudo descreveu sobre a saúde de professores no sertão paraibano, quanto as suas características clínico-comportamentais. Avaliou-se variáveis sociodemográficas, transtornos mentais, resiliência e qualidade de...

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Detalhes bibliográficos
Principais autores: Coêlho, Raimunda de Fátima Neves, Sousa, Francielia Limeira de, Coêlho, Igor Neves
Formato: Online
Idioma:por
Publicado em: Mneme - Revista de Humanidades
Endereço do item:https://periodicos.ufrn.br/mneme/article/view/9552
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Descrição
Resumo:Trabalho docente é considerado estressante e tem conduzido às doenças físicas e mentais. Estudo descreveu sobre a saúde de professores no sertão paraibano, quanto as suas características clínico-comportamentais. Avaliou-se variáveis sociodemográficas, transtornos mentais, resiliência e qualidade de vida (QV). Como base teórica Classificação de Transtornos Mentais e de Comportamento da CID-10(1993); Amorim (2000); Pesce (2005); Ciconelli (1999). Mediante um estudo transversal, de natureza censitária coletou-se dados sociodemográficos. Aplicou-se escala de Resiliência; Questionário de Qualidade de Vida (SF-36), entrevista M.I.N.I. Plus. Análise estatística descritiva evidenciou que 81,3% tinham menos de 50 anos de idade; 52,5% eram do sexo masculino. QV avaliou-se através dos escores obtidos nos oito domínios SF-36. Episódio Depressivo Maior, Transtorno Misto de Ansiedade-Depressão, Transtorno de Ansiedade Generalizada, apresentaram maior frequência. Docentes com Transtorno Misto de Ansiedade-Depressão (27,6%) apresentaram alta pontuação em todos os domínios de QV e Resiliência.