Metas de qualidade e precarização do trabalho docente: análise da produção de sentido em um decreto presidencial

Considerando as críticas e as queixas ao distanciamento das políticas públicas e o cotidiano escolar, problematizo a produção / circulação de expectativas sobre o trabalho do professor. O foco recai sobre as metas do Plano...

ver descrição completa

Na minha lista:
Detalhes bibliográficos
Autor principal: Deusdará, Bruno
Formato: Online
Idioma:por
Publicado em: Portal de Periódicos Eletrônicos da UFRN
Endereço do item:https://periodicos.ufrn.br/gelne/article/view/9393
Tags: Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
id oai:periodicos.ufrn.br:article-9393
record_format ojs
spelling oai:periodicos.ufrn.br:article-93932017-09-14T11:46:10Z Metas de qualidade e precarização do trabalho docente: análise da produção de sentido em um decreto presidencial Deusdará, Bruno análise do discurso prática discursiva trabalho docente Plano de Desenvolvimento da Educação - PDE. Considerando as críticas e as queixas ao distanciamento das políticas públicas e o cotidiano escolar, problematizo a produção / circulação de expectativas sobre o trabalho do professor. O foco recai sobre as metas do Plano de Desenvolvimento da Educação (PDE). A esse respeito, pergunto: que imagem discursiva é possível depreender das tarefas atribuídas ao professor nas metas e as estratégias de poder instauradas pelo PDE? Como quadro teórico, recorremos à noção de prática discursiva (MAINGUENEAU, 1997), segundo a qual a produção de textos é simultânea à produção de uma comunidade de sustentação desses textos. Portal de Periódicos Eletrônicos da UFRN 2016-03-10 info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Artigo avaliado pelos Pares application/pdf https://periodicos.ufrn.br/gelne/article/view/9393 Revista do GELNE; v. 14 n. 1 Ed. Esp (2012); 267-292 2236-0883 por https://periodicos.ufrn.br/gelne/article/view/9393/6747 Copyright (c) 2016 Revista do GELNE
institution Periódicos UFRN
collection Portal de Pediódicos Eletrônicos da UFRN
language por
format Online
author Deusdará, Bruno
spellingShingle Deusdará, Bruno
Metas de qualidade e precarização do trabalho docente: análise da produção de sentido em um decreto presidencial
author_facet Deusdará, Bruno
author_sort Deusdará, Bruno
title Metas de qualidade e precarização do trabalho docente: análise da produção de sentido em um decreto presidencial
title_short Metas de qualidade e precarização do trabalho docente: análise da produção de sentido em um decreto presidencial
title_full Metas de qualidade e precarização do trabalho docente: análise da produção de sentido em um decreto presidencial
title_fullStr Metas de qualidade e precarização do trabalho docente: análise da produção de sentido em um decreto presidencial
title_full_unstemmed Metas de qualidade e precarização do trabalho docente: análise da produção de sentido em um decreto presidencial
title_sort metas de qualidade e precarização do trabalho docente: análise da produção de sentido em um decreto presidencial
description Considerando as críticas e as queixas ao distanciamento das políticas públicas e o cotidiano escolar, problematizo a produção / circulação de expectativas sobre o trabalho do professor. O foco recai sobre as metas do Plano de Desenvolvimento da Educação (PDE). A esse respeito, pergunto: que imagem discursiva é possível depreender das tarefas atribuídas ao professor nas metas e as estratégias de poder instauradas pelo PDE? Como quadro teórico, recorremos à noção de prática discursiva (MAINGUENEAU, 1997), segundo a qual a produção de textos é simultânea à produção de uma comunidade de sustentação desses textos.
publisher Portal de Periódicos Eletrônicos da UFRN
publishDate 2016
url https://periodicos.ufrn.br/gelne/article/view/9393
work_keys_str_mv AT deusdarabruno metasdequalidadeeprecarizacaodotrabalhodocenteanalisedaproducaodesentidoemumdecretopresidencial
_version_ 1766683357105618944