Metas de qualidade e precarização do trabalho docente: análise da produção de sentido em um decreto presidencial
Considerando as críticas e as queixas ao distanciamento das políticas públicas e o cotidiano escolar, problematizo a produção / circulação de expectativas sobre o trabalho do professor. O foco recai sobre as metas do Plano...
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Portal de Periódicos Eletrônicos da UFRN
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oai:periodicos.ufrn.br:article-93932017-09-14T11:46:10Z Metas de qualidade e precarização do trabalho docente: análise da produção de sentido em um decreto presidencial Deusdará, Bruno análise do discurso prática discursiva trabalho docente Plano de Desenvolvimento da Educação - PDE. Considerando as críticas e as queixas ao distanciamento das políticas públicas e o cotidiano escolar, problematizo a produção / circulação de expectativas sobre o trabalho do professor. O foco recai sobre as metas do Plano de Desenvolvimento da Educação (PDE). A esse respeito, pergunto: que imagem discursiva é possível depreender das tarefas atribuídas ao professor nas metas e as estratégias de poder instauradas pelo PDE? Como quadro teórico, recorremos à noção de prática discursiva (MAINGUENEAU, 1997), segundo a qual a produção de textos é simultânea à produção de uma comunidade de sustentação desses textos. Portal de Periódicos Eletrônicos da UFRN 2016-03-10 info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Artigo avaliado pelos Pares application/pdf https://periodicos.ufrn.br/gelne/article/view/9393 Revista do GELNE; v. 14 n. 1 Ed. Esp (2012); 267-292 2236-0883 por https://periodicos.ufrn.br/gelne/article/view/9393/6747 Copyright (c) 2016 Revista do GELNE |
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Considerando as críticas e as queixas ao distanciamento das políticas públicas e o cotidiano escolar, problematizo a produção / circulação de expectativas sobre o trabalho do professor. O foco recai sobre as metas do Plano de Desenvolvimento da Educação (PDE). A esse respeito, pergunto: que imagem discursiva é possível depreender das tarefas atribuídas ao professor nas metas e as estratégias de poder instauradas pelo PDE? Como quadro teórico, recorremos à noção de prática discursiva (MAINGUENEAU, 1997), segundo a qual a produção de textos é simultânea à produção de uma comunidade de sustentação desses textos. |
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