Ferramentas potencializadoras da ação docente: sequências didáticas e monitoramento de capacidades de linguagem

O presente artigo apresenta resultados de uma intervenção didática numainstituição pública de ensino localizada no município de Douradina - MS. Tratase da aplicação de uma Sequência Did&a...

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Detalhes bibliográficos
Principais autores: Gonçalves, Adair Vieira, Niéri, Juliana Sanches
Formato: Online
Idioma:por
Publicado em: Portal de Periódicos Eletrônicos da UFRN
Endereço do item:https://periodicos.ufrn.br/gelne/article/view/9392
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Descrição
Resumo:O presente artigo apresenta resultados de uma intervenção didática numainstituição pública de ensino localizada no município de Douradina - MS. Tratase da aplicação de uma Sequência Didática (SD) do gênero Artigo de Opinião. O objetivo principal dessa pesquisa foi o de validar/ratificar o procedimento teórico-metodológico SD, num contexto específico, aliada à correção textualinterativa e às listas de controle, já que estas constituem ferramentas didáticas potencializadoras/catalisadoras do ensino da  Produção textual (SIGNORINI, 2006), os quais, juntamente com a mediação do docente-pesquisador, favoreceu o ensino dos gêneros textuais em ambiente escolar. Como aporte teórico, a pesquisa apoiou-se na concepção dialógica da linguagem proposta por Bakhtin (2003 [1979] e 1997 [1929]), assim como na base epistemológica interacionistasociodiscursiva de Bronckart (2003). Constituem o corpus uma SD do gênero Artigo de Opinião e textos do mesmo gênero produzidos por alunos do 3º ano do Ensino Médio, além do modelo didático construído, antes da construção da SD. Como procedimento analítico, utilizamos grades de monitoramento para a análise do professor-pesquisador com o intuito de investigar as capacidades de ação, discursivas e linguístico-discursivas de produções escritas. A intervenção permitiu concluir que o ensino por meio de SD aliado às ferramentas contribui para proficiência dos alunos na produção dos gêneros textuais em ambiente escolar.