Sequência didática para a leitura de cordel em sala de aula
Este artigo tem o objetivo de propor uma sequência didática para leitura dogênero discursivo cordel em sala de aula. Fundamenta-se em pressupostosteóricos sobre o conceito bakhtiniano de gênero discursivo, nos procedimentospara estudo de g&ecir...
Na minha lista:
Autor principal: | |
---|---|
Formato: | Online |
Idioma: | por |
Publicado em: |
Portal de Periódicos Eletrônicos da UFRN
|
Endereço do item: | https://periodicos.ufrn.br/gelne/article/view/9388 |
Tags: |
Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
|
id |
oai:periodicos.ufrn.br:article-9388 |
---|---|
record_format |
ojs |
spelling |
oai:periodicos.ufrn.br:article-93882017-09-14T11:46:10Z Sequência didática para a leitura de cordel em sala de aula Lopes-Rossi, Maria Aparecida Garcia Leitura Gêneros Discursivos Cordel Sequência Didática Este artigo tem o objetivo de propor uma sequência didática para leitura dogênero discursivo cordel em sala de aula. Fundamenta-se em pressupostosteóricos sobre o conceito bakhtiniano de gênero discursivo, nos procedimentospara estudo de gêneros, nas principais características do gênero cordel e, ainda, naconcepção sociocognitiva de leitura. A partir da articulação desses pressupostos,propõe uma sequência didática para a leitura do cordel contemplandoconhecimentos e habilidades de leitura exigidos pela Matriz de Referênciade Língua Portuguesa da Prova Brasil e do Saeb (BRASIL, 2008). Contribui,assim, para o trabalho docente e para a proficiência leitora dos alunos com umasequência didática teoricamente bem fundamentada, exequível em sala de aulae passível de ser utilizada com diferentes exemplos de cordel que o professorselecionar. Portal de Periódicos Eletrônicos da UFRN 2016-03-10 info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Artigo avaliado pelos Pares application/pdf https://periodicos.ufrn.br/gelne/article/view/9388 Revista do GELNE; v. 14 n. 1 Ed. Esp (2012); 153-172 2236-0883 por https://periodicos.ufrn.br/gelne/article/view/9388/6742 Copyright (c) 2016 Revista do GELNE |
institution |
Periódicos UFRN |
collection |
Portal de Pediódicos Eletrônicos da UFRN |
language |
por |
format |
Online |
author |
Lopes-Rossi, Maria Aparecida Garcia |
spellingShingle |
Lopes-Rossi, Maria Aparecida Garcia Sequência didática para a leitura de cordel em sala de aula |
author_facet |
Lopes-Rossi, Maria Aparecida Garcia |
author_sort |
Lopes-Rossi, Maria Aparecida Garcia |
title |
Sequência didática para a leitura de cordel em sala de aula |
title_short |
Sequência didática para a leitura de cordel em sala de aula |
title_full |
Sequência didática para a leitura de cordel em sala de aula |
title_fullStr |
Sequência didática para a leitura de cordel em sala de aula |
title_full_unstemmed |
Sequência didática para a leitura de cordel em sala de aula |
title_sort |
sequência didática para a leitura de cordel em sala de aula |
description |
Este artigo tem o objetivo de propor uma sequência didática para leitura dogênero discursivo cordel em sala de aula. Fundamenta-se em pressupostosteóricos sobre o conceito bakhtiniano de gênero discursivo, nos procedimentospara estudo de gêneros, nas principais características do gênero cordel e, ainda, naconcepção sociocognitiva de leitura. A partir da articulação desses pressupostos,propõe uma sequência didática para a leitura do cordel contemplandoconhecimentos e habilidades de leitura exigidos pela Matriz de Referênciade Língua Portuguesa da Prova Brasil e do Saeb (BRASIL, 2008). Contribui,assim, para o trabalho docente e para a proficiência leitora dos alunos com umasequência didática teoricamente bem fundamentada, exequível em sala de aulae passível de ser utilizada com diferentes exemplos de cordel que o professorselecionar. |
publisher |
Portal de Periódicos Eletrônicos da UFRN |
publishDate |
2016 |
url |
https://periodicos.ufrn.br/gelne/article/view/9388 |
work_keys_str_mv |
AT lopesrossimariaaparecidagarcia sequenciadidaticaparaaleituradecordelemsaladeaula |
_version_ |
1766683356177629184 |