Sequência didática para a leitura de cordel em sala de aula

Este artigo tem o objetivo de propor uma sequência didática para leitura dogênero discursivo cordel em sala de aula. Fundamenta-se em pressupostosteóricos sobre o conceito bakhtiniano de gênero discursivo, nos procedimentospara estudo de g&ecir...

ver descrição completa

Na minha lista:
Detalhes bibliográficos
Autor principal: Lopes-Rossi, Maria Aparecida Garcia
Formato: Online
Idioma:por
Publicado em: Portal de Periódicos Eletrônicos da UFRN
Endereço do item:https://periodicos.ufrn.br/gelne/article/view/9388
Tags: Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
id oai:periodicos.ufrn.br:article-9388
record_format ojs
spelling oai:periodicos.ufrn.br:article-93882017-09-14T11:46:10Z Sequência didática para a leitura de cordel em sala de aula Lopes-Rossi, Maria Aparecida Garcia Leitura Gêneros Discursivos Cordel Sequência Didática Este artigo tem o objetivo de propor uma sequência didática para leitura dogênero discursivo cordel em sala de aula. Fundamenta-se em pressupostosteóricos sobre o conceito bakhtiniano de gênero discursivo, nos procedimentospara estudo de gêneros, nas principais características do gênero cordel e, ainda, naconcepção sociocognitiva de leitura. A partir da articulação desses pressupostos,propõe uma sequência didática para a leitura do cordel contemplandoconhecimentos e habilidades de leitura exigidos pela Matriz de Referênciade Língua Portuguesa da Prova Brasil e do Saeb (BRASIL, 2008). Contribui,assim, para o trabalho docente e para a proficiência leitora dos alunos com umasequência didática teoricamente bem fundamentada, exequível em sala de aulae passível de ser utilizada com diferentes exemplos de cordel que o professorselecionar. Portal de Periódicos Eletrônicos da UFRN 2016-03-10 info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Artigo avaliado pelos Pares application/pdf https://periodicos.ufrn.br/gelne/article/view/9388 Revista do GELNE; v. 14 n. 1 Ed. Esp (2012); 153-172 2236-0883 por https://periodicos.ufrn.br/gelne/article/view/9388/6742 Copyright (c) 2016 Revista do GELNE
institution Periódicos UFRN
collection Portal de Pediódicos Eletrônicos da UFRN
language por
format Online
author Lopes-Rossi, Maria Aparecida Garcia
spellingShingle Lopes-Rossi, Maria Aparecida Garcia
Sequência didática para a leitura de cordel em sala de aula
author_facet Lopes-Rossi, Maria Aparecida Garcia
author_sort Lopes-Rossi, Maria Aparecida Garcia
title Sequência didática para a leitura de cordel em sala de aula
title_short Sequência didática para a leitura de cordel em sala de aula
title_full Sequência didática para a leitura de cordel em sala de aula
title_fullStr Sequência didática para a leitura de cordel em sala de aula
title_full_unstemmed Sequência didática para a leitura de cordel em sala de aula
title_sort sequência didática para a leitura de cordel em sala de aula
description Este artigo tem o objetivo de propor uma sequência didática para leitura dogênero discursivo cordel em sala de aula. Fundamenta-se em pressupostosteóricos sobre o conceito bakhtiniano de gênero discursivo, nos procedimentospara estudo de gêneros, nas principais características do gênero cordel e, ainda, naconcepção sociocognitiva de leitura. A partir da articulação desses pressupostos,propõe uma sequência didática para a leitura do cordel contemplandoconhecimentos e habilidades de leitura exigidos pela Matriz de Referênciade Língua Portuguesa da Prova Brasil e do Saeb (BRASIL, 2008). Contribui,assim, para o trabalho docente e para a proficiência leitora dos alunos com umasequência didática teoricamente bem fundamentada, exequível em sala de aulae passível de ser utilizada com diferentes exemplos de cordel que o professorselecionar.
publisher Portal de Periódicos Eletrônicos da UFRN
publishDate 2016
url https://periodicos.ufrn.br/gelne/article/view/9388
work_keys_str_mv AT lopesrossimariaaparecidagarcia sequenciadidaticaparaaleituradecordelemsaladeaula
_version_ 1766683356177629184