Sequência didática para a leitura de cordel em sala de aula
Este artigo tem o objetivo de propor uma sequência didática para leitura dogênero discursivo cordel em sala de aula. Fundamenta-se em pressupostosteóricos sobre o conceito bakhtiniano de gênero discursivo, nos procedimentospara estudo de g&ecir...
Na minha lista:
Autor principal: | |
---|---|
Formato: | Online |
Idioma: | por |
Publicado em: |
Portal de Periódicos Eletrônicos da UFRN
|
Endereço do item: | https://periodicos.ufrn.br/gelne/article/view/9388 |
Tags: |
Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
|
Resumo: | Este artigo tem o objetivo de propor uma sequência didática para leitura dogênero discursivo cordel em sala de aula. Fundamenta-se em pressupostosteóricos sobre o conceito bakhtiniano de gênero discursivo, nos procedimentospara estudo de gêneros, nas principais características do gênero cordel e, ainda, naconcepção sociocognitiva de leitura. A partir da articulação desses pressupostos,propõe uma sequência didática para a leitura do cordel contemplandoconhecimentos e habilidades de leitura exigidos pela Matriz de Referênciade Língua Portuguesa da Prova Brasil e do Saeb (BRASIL, 2008). Contribui,assim, para o trabalho docente e para a proficiência leitora dos alunos com umasequência didática teoricamente bem fundamentada, exequível em sala de aulae passível de ser utilizada com diferentes exemplos de cordel que o professorselecionar. |
---|