O que rasuram os alunos quando escrevem a dois um único texto? questões em torno da rasura e da escritura colaborativa
Este trabalho, inserido do campo dos estudos sobre processos de criaçãotextual na escola (a partir da Genética Textual) e processos enunciativos (apartir da Linguística da Enunciação) tem por objetivo analisar a incidênciada...
Na minha lista:
Autor principal: | |
---|---|
Formato: | Online |
Idioma: | por |
Publicado em: |
Portal de Periódicos Eletrônicos da UFRN
|
Endereço do item: | https://periodicos.ufrn.br/gelne/article/view/9385 |
Tags: |
Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
|
id |
oai:periodicos.ufrn.br:article-9385 |
---|---|
record_format |
ojs |
spelling |
oai:periodicos.ufrn.br:article-93852017-09-14T11:46:10Z O que rasuram os alunos quando escrevem a dois um único texto? questões em torno da rasura e da escritura colaborativa Felipeto, Cristina rasuras escritura colaborativa interação. Este trabalho, inserido do campo dos estudos sobre processos de criaçãotextual na escola (a partir da Genética Textual) e processos enunciativos (apartir da Linguística da Enunciação) tem por objetivo analisar a incidênciadas rasuras quando duas alunas recém alfabetizadas combinam e escrevemcolaborativamente um único texto. Foram analisadas seis histórias inventadasescritas por uma dupla de alunas durante o período de dois anos, sendo queo intervalo entre uma e outra história foi de aproximadamente três meses. Asanálises indicam que a porcentagem das rasuras incidentes sobre aspectos deordem semântica é muito superior àquelas que se observa em outros níveis,como o gráfico e o ortográfico por exemplo, apesar de estes aspectos seremfrequentemente visados pelos alunos neste período escolar (1º e 2º anos doensino fundamental). O que parece justificar, então, uma maior incidência dasrasuras de ordem semântica é o fato de estas alunas estarem em situação deescritura colaborativa. Portal de Periódicos Eletrônicos da UFRN 2016-03-10 info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Artigo avaliado pelos Pares application/pdf https://periodicos.ufrn.br/gelne/article/view/9385 Revista do GELNE; v. 14 n. 1 Ed. Esp (2012); 99-116 2236-0883 por https://periodicos.ufrn.br/gelne/article/view/9385/6739 Copyright (c) 2016 Revista do GELNE |
institution |
Periódicos UFRN |
collection |
Portal de Pediódicos Eletrônicos da UFRN |
language |
por |
format |
Online |
author |
Felipeto, Cristina |
spellingShingle |
Felipeto, Cristina O que rasuram os alunos quando escrevem a dois um único texto? questões em torno da rasura e da escritura colaborativa |
author_facet |
Felipeto, Cristina |
author_sort |
Felipeto, Cristina |
title |
O que rasuram os alunos quando escrevem a dois um único texto? questões em torno da rasura e da escritura colaborativa |
title_short |
O que rasuram os alunos quando escrevem a dois um único texto? questões em torno da rasura e da escritura colaborativa |
title_full |
O que rasuram os alunos quando escrevem a dois um único texto? questões em torno da rasura e da escritura colaborativa |
title_fullStr |
O que rasuram os alunos quando escrevem a dois um único texto? questões em torno da rasura e da escritura colaborativa |
title_full_unstemmed |
O que rasuram os alunos quando escrevem a dois um único texto? questões em torno da rasura e da escritura colaborativa |
title_sort |
o que rasuram os alunos quando escrevem a dois um único texto? questões em torno da rasura e da escritura colaborativa |
description |
Este trabalho, inserido do campo dos estudos sobre processos de criaçãotextual na escola (a partir da Genética Textual) e processos enunciativos (apartir da Linguística da Enunciação) tem por objetivo analisar a incidênciadas rasuras quando duas alunas recém alfabetizadas combinam e escrevemcolaborativamente um único texto. Foram analisadas seis histórias inventadasescritas por uma dupla de alunas durante o período de dois anos, sendo queo intervalo entre uma e outra história foi de aproximadamente três meses. Asanálises indicam que a porcentagem das rasuras incidentes sobre aspectos deordem semântica é muito superior àquelas que se observa em outros níveis,como o gráfico e o ortográfico por exemplo, apesar de estes aspectos seremfrequentemente visados pelos alunos neste período escolar (1º e 2º anos doensino fundamental). O que parece justificar, então, uma maior incidência dasrasuras de ordem semântica é o fato de estas alunas estarem em situação deescritura colaborativa. |
publisher |
Portal de Periódicos Eletrônicos da UFRN |
publishDate |
2016 |
url |
https://periodicos.ufrn.br/gelne/article/view/9385 |
work_keys_str_mv |
AT felipetocristina oquerasuramosalunosquandoescrevemadoisumunicotextoquestoesemtornodarasuraedaescrituracolaborativa |
_version_ |
1766683348130856960 |