O que rasuram os alunos quando escrevem a dois um único texto? questões em torno da rasura e da escritura colaborativa

Este trabalho, inserido do campo dos estudos sobre processos de criaçãotextual na escola (a partir da Genética Textual) e processos enunciativos (apartir da Linguística da Enunciação) tem por objetivo analisar a incidênciada...

ver descrição completa

Na minha lista:
Detalhes bibliográficos
Autor principal: Felipeto, Cristina
Formato: Online
Idioma:por
Publicado em: Portal de Periódicos Eletrônicos da UFRN
Endereço do item:https://periodicos.ufrn.br/gelne/article/view/9385
Tags: Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
id oai:periodicos.ufrn.br:article-9385
record_format ojs
spelling oai:periodicos.ufrn.br:article-93852017-09-14T11:46:10Z O que rasuram os alunos quando escrevem a dois um único texto? questões em torno da rasura e da escritura colaborativa Felipeto, Cristina rasuras escritura colaborativa interação. Este trabalho, inserido do campo dos estudos sobre processos de criaçãotextual na escola (a partir da Genética Textual) e processos enunciativos (apartir da Linguística da Enunciação) tem por objetivo analisar a incidênciadas rasuras quando duas alunas recém alfabetizadas combinam e escrevemcolaborativamente um único texto. Foram analisadas seis histórias inventadasescritas por uma dupla de alunas durante o período de dois anos, sendo queo intervalo entre uma e outra história foi de aproximadamente três meses. Asanálises indicam que a porcentagem das rasuras incidentes sobre aspectos deordem semântica é muito superior àquelas que se observa em outros níveis,como o gráfico e o ortográfico por exemplo, apesar de estes aspectos seremfrequentemente visados pelos alunos neste período escolar (1º e 2º anos doensino fundamental). O que parece justificar, então, uma maior incidência dasrasuras de ordem semântica é o fato de estas alunas estarem em situação deescritura colaborativa. Portal de Periódicos Eletrônicos da UFRN 2016-03-10 info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Artigo avaliado pelos Pares application/pdf https://periodicos.ufrn.br/gelne/article/view/9385 Revista do GELNE; v. 14 n. 1 Ed. Esp (2012); 99-116 2236-0883 por https://periodicos.ufrn.br/gelne/article/view/9385/6739 Copyright (c) 2016 Revista do GELNE
institution Periódicos UFRN
collection Portal de Pediódicos Eletrônicos da UFRN
language por
format Online
author Felipeto, Cristina
spellingShingle Felipeto, Cristina
O que rasuram os alunos quando escrevem a dois um único texto? questões em torno da rasura e da escritura colaborativa
author_facet Felipeto, Cristina
author_sort Felipeto, Cristina
title O que rasuram os alunos quando escrevem a dois um único texto? questões em torno da rasura e da escritura colaborativa
title_short O que rasuram os alunos quando escrevem a dois um único texto? questões em torno da rasura e da escritura colaborativa
title_full O que rasuram os alunos quando escrevem a dois um único texto? questões em torno da rasura e da escritura colaborativa
title_fullStr O que rasuram os alunos quando escrevem a dois um único texto? questões em torno da rasura e da escritura colaborativa
title_full_unstemmed O que rasuram os alunos quando escrevem a dois um único texto? questões em torno da rasura e da escritura colaborativa
title_sort o que rasuram os alunos quando escrevem a dois um único texto? questões em torno da rasura e da escritura colaborativa
description Este trabalho, inserido do campo dos estudos sobre processos de criaçãotextual na escola (a partir da Genética Textual) e processos enunciativos (apartir da Linguística da Enunciação) tem por objetivo analisar a incidênciadas rasuras quando duas alunas recém alfabetizadas combinam e escrevemcolaborativamente um único texto. Foram analisadas seis histórias inventadasescritas por uma dupla de alunas durante o período de dois anos, sendo queo intervalo entre uma e outra história foi de aproximadamente três meses. Asanálises indicam que a porcentagem das rasuras incidentes sobre aspectos deordem semântica é muito superior àquelas que se observa em outros níveis,como o gráfico e o ortográfico por exemplo, apesar de estes aspectos seremfrequentemente visados pelos alunos neste período escolar (1º e 2º anos doensino fundamental). O que parece justificar, então, uma maior incidência dasrasuras de ordem semântica é o fato de estas alunas estarem em situação deescritura colaborativa.
publisher Portal de Periódicos Eletrônicos da UFRN
publishDate 2016
url https://periodicos.ufrn.br/gelne/article/view/9385
work_keys_str_mv AT felipetocristina oquerasuramosalunosquandoescrevemadoisumunicotextoquestoesemtornodarasuraedaescrituracolaborativa
_version_ 1766683348130856960