O que rasuram os alunos quando escrevem a dois um único texto? questões em torno da rasura e da escritura colaborativa

Este trabalho, inserido do campo dos estudos sobre processos de criaçãotextual na escola (a partir da Genética Textual) e processos enunciativos (apartir da Linguística da Enunciação) tem por objetivo analisar a incidênciada...

ver descrição completa

Na minha lista:
Detalhes bibliográficos
Autor principal: Felipeto, Cristina
Formato: Online
Idioma:por
Publicado em: Portal de Periódicos Eletrônicos da UFRN
Endereço do item:https://periodicos.ufrn.br/gelne/article/view/9385
Tags: Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
Descrição
Resumo:Este trabalho, inserido do campo dos estudos sobre processos de criaçãotextual na escola (a partir da Genética Textual) e processos enunciativos (apartir da Linguística da Enunciação) tem por objetivo analisar a incidênciadas rasuras quando duas alunas recém alfabetizadas combinam e escrevemcolaborativamente um único texto. Foram analisadas seis histórias inventadasescritas por uma dupla de alunas durante o período de dois anos, sendo queo intervalo entre uma e outra história foi de aproximadamente três meses. Asanálises indicam que a porcentagem das rasuras incidentes sobre aspectos deordem semântica é muito superior àquelas que se observa em outros níveis,como o gráfico e o ortográfico por exemplo, apesar de estes aspectos seremfrequentemente visados pelos alunos neste período escolar (1º e 2º anos doensino fundamental). O que parece justificar, então, uma maior incidência dasrasuras de ordem semântica é o fato de estas alunas estarem em situação deescritura colaborativa.