Comportamento variável da aquisição da coda medial por aprendizes de inglês como L2
O presente artigo busca investigar a ocorrência da epêntese vocálica medial naprodução de inglês como L2 (object > ob[i]ject). Este fenômeno fonológico temsido atestado em vários trabalhos que d&...
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Publicado em: |
Portal de Periódicos Eletrônicos da UFRN
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oai:periodicos.ufrn.br:article-93812017-09-14T11:46:10Z Comportamento variável da aquisição da coda medial por aprendizes de inglês como L2 de Lima, Luana Anastácia Santos de Lucena, Rubens Marques Epêntese vocálica medial aquisição de L2 variaçãolinguística. O presente artigo busca investigar a ocorrência da epêntese vocálica medial naprodução de inglês como L2 (object > ob[i]ject). Este fenômeno fonológico temsido atestado em vários trabalhos que dão conta de explicar sua aplicação emL2 (CARDOSO, 2005; PEREYRON, 2008; SCHNEIDER, 2009; LUCENA& ALVES, 2009; 2010), cujos resultados originaram as hipóteses lançadaspara cada variável controlada em nossa análise. Para tanto, utilizamos umametodologia sociolinguisticamente orientada (LABOV, 1975; LABOV et al.,2006 [1968] e 2008 [1972]), a qual contou com a produção de 18 aprendizesda Paraíba que foram submetidos à leituras de frases e textos em inglês. Osdados de produção foram gravados e as ocorrências do fenômeno foramquantificadas, sendo, em seguida, codificadas para receber um tratamentoestatístico pelo programa GoldVarb X (SANKOFF, TAGLIAMONTE &SMITH, 2005). Os resultados das análises estatísticas mostraram que, de formageral, o fenômeno da epêntese vocálica exibiu baixos índices de aplicaçãodo fenômeno. A partir dos resultados obtidos, constatamos que as variáveisselecionadas como relevantes para a ocorrência do fenômeno foram proficiênciana língua, contexto fonológico seguinte e contexto fonológico precedente. Portal de Periódicos Eletrônicos da UFRN 2016-03-09 info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Artigo avaliado pelos Pares application/pdf https://periodicos.ufrn.br/gelne/article/view/9381 Revista do GELNE; v. 14 n. 1 Ed. Esp (2012); 17-34 2236-0883 por https://periodicos.ufrn.br/gelne/article/view/9381/6735 Copyright (c) 2016 Revista do GELNE |
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