Variação estilística na escrita escolar monitorada: o caso da colocação pronominal

O presente artigo discute a relação entre variação estilística e modos de organização discursiva, tomando por base o estudo sociolinguístico da colocação pronominal em dados extra&iacute...

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Detalhes bibliográficos
Principais autores: Vieira, Silvia Rodrigues, Coelho, Adriana Lopes Rodrigues-
Formato: Online
Idioma:por
Publicado em: Portal de Periódicos Eletrônicos da UFRN
Endereço do item:https://periodicos.ufrn.br/gelne/article/view/9371
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spelling oai:periodicos.ufrn.br:article-93712017-09-14T11:45:01Z Variação estilística na escrita escolar monitorada: o caso da colocação pronominal Vieira, Silvia Rodrigues Coelho, Adriana Lopes Rodrigues- colocação pronominal sociolinguística variação estilística. O presente artigo discute a relação entre variação estilística e modos de organização discursiva, tomando por base o estudo sociolinguístico da colocação pronominal em dados extraídos de redações escolares dissertativas e narrativas (RODRIGUES-COELHO, 2011). Além de investigar a relação entre monitoração estilística e modos de organização, apresentam-se as motivações linguísticas e extralinguísticas que favorecem as variantes da ordem dos clíticos pronominais em construções verbais complexas, quais sejam: cl V1 V2 (se pode investigar), V1-cl V2 (pode-se investigar), V1 cl V2 (pode se investigar) ou V1 V2-cl (pode investigar-se). Com base no aporte teórico-metodológico da Sociolinguística Laboviana (WEINREICH, LABOV & HERZOG, 1968), o estudo permite depreender que o tipo de instituição escolar, o modo de organização discursiva, o tipo de complexo verbal e de clítico pronominal, e o contexto antecedente ao complexo verbal constituem variáveis relevantes ao fenômeno variável. Os resultados obtidos permitem, ainda, estabelecer estreita relação entre estilos e normas linguísticas. Portal de Periódicos Eletrônicos da UFRN 2016-03-15 info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Artigo avaliado pelos Pares application/pdf https://periodicos.ufrn.br/gelne/article/view/9371 Revista do GELNE; v. 14 n. 1/2 (2012); 213-237 2236-0883 por https://periodicos.ufrn.br/gelne/article/view/9371/6725 Copyright (c) 2016 Revista do GELNE
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description O presente artigo discute a relação entre variação estilística e modos de organização discursiva, tomando por base o estudo sociolinguístico da colocação pronominal em dados extraídos de redações escolares dissertativas e narrativas (RODRIGUES-COELHO, 2011). Além de investigar a relação entre monitoração estilística e modos de organização, apresentam-se as motivações linguísticas e extralinguísticas que favorecem as variantes da ordem dos clíticos pronominais em construções verbais complexas, quais sejam: cl V1 V2 (se pode investigar), V1-cl V2 (pode-se investigar), V1 cl V2 (pode se investigar) ou V1 V2-cl (pode investigar-se). Com base no aporte teórico-metodológico da Sociolinguística Laboviana (WEINREICH, LABOV & HERZOG, 1968), o estudo permite depreender que o tipo de instituição escolar, o modo de organização discursiva, o tipo de complexo verbal e de clítico pronominal, e o contexto antecedente ao complexo verbal constituem variáveis relevantes ao fenômeno variável. Os resultados obtidos permitem, ainda, estabelecer estreita relação entre estilos e normas linguísticas.
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