PARA UMA ANÁLISE CARTOGRÁFICA DA SUBJETIVIDADE NA ESCOLA A PARTIR DE NIETZSCHE, DELEUZE E GUATTARI

O presente artigo consiste numa análise propedêutica dos princípios de investigaçáo do método da cartografia, proposto por Gilles Deleuze e Félix Guattari. Na perspectiva de abarcar o campo educacional, analisa, sob a ótica do método cartográfico, o Assim Falava Zaratustra, de...

ver descrição completa

Na minha lista:
Detalhes bibliográficos
Autor principal: Júnior, José de Assis Moraes
Formato: Online
Idioma:por
Publicado em: Portal de Periódicos Eletrônicos da UFRN
Endereço do item:https://periodicos.ufrn.br/saberes/article/view/936
Tags: Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
id oai:periodicos.ufrn.br:article-936
record_format ojs
spelling oai:periodicos.ufrn.br:article-9362012-01-26T19:16:09Z PARA UMA ANÁLISE CARTOGRÁFICA DA SUBJETIVIDADE NA ESCOLA A PARTIR DE NIETZSCHE, DELEUZE E GUATTARI Júnior, José de Assis Moraes O presente artigo consiste numa análise propedêutica dos princípios de investigaçáo do método da cartografia, proposto por Gilles Deleuze e Félix Guattari. Na perspectiva de abarcar o campo educacional, analisa, sob a ótica do método cartográfico, o Assim Falava Zaratustra, de Friedrich Nietzsche, buscando a problemática das paisagens subjetivas que se configuram ao longo do escrito nietzscheano e os deslocamentos possíveis para o campo e para os temas da Educaçáo. A questáo central defende a análise cartográfica como uma possibilidade de intuir a inabilidade dos sujeitos em relaçáo à irrevogabilidade do caráter trágico da existência. O artigo busca propor uma questáo nietzscheana, transportando-as para o campo educacional, qual seja: que tipo de sujeito tóxico-identitário é fomentado na escola? Portal de Periódicos Eletrônicos da UFRN 2011-02-24 info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion application/pdf https://periodicos.ufrn.br/saberes/article/view/936 Saberes: Revista interdisciplinar de Filosofia e Educação; n. 6 (2011): SABERES: FILOSOFIA E EDUCAÇÃO 1984-3879 por https://periodicos.ufrn.br/saberes/article/view/936/863 Copyright (c) 2014 Saberes: Revista interdisciplinar de Filosofia e Educação
institution Periódicos UFRN
collection Portal de Pediódicos Eletrônicos da UFRN
language por
format Online
author Júnior, José de Assis Moraes
spellingShingle Júnior, José de Assis Moraes
PARA UMA ANÁLISE CARTOGRÁFICA DA SUBJETIVIDADE NA ESCOLA A PARTIR DE NIETZSCHE, DELEUZE E GUATTARI
author_facet Júnior, José de Assis Moraes
author_sort Júnior, José de Assis Moraes
title PARA UMA ANÁLISE CARTOGRÁFICA DA SUBJETIVIDADE NA ESCOLA A PARTIR DE NIETZSCHE, DELEUZE E GUATTARI
title_short PARA UMA ANÁLISE CARTOGRÁFICA DA SUBJETIVIDADE NA ESCOLA A PARTIR DE NIETZSCHE, DELEUZE E GUATTARI
title_full PARA UMA ANÁLISE CARTOGRÁFICA DA SUBJETIVIDADE NA ESCOLA A PARTIR DE NIETZSCHE, DELEUZE E GUATTARI
title_fullStr PARA UMA ANÁLISE CARTOGRÁFICA DA SUBJETIVIDADE NA ESCOLA A PARTIR DE NIETZSCHE, DELEUZE E GUATTARI
title_full_unstemmed PARA UMA ANÁLISE CARTOGRÁFICA DA SUBJETIVIDADE NA ESCOLA A PARTIR DE NIETZSCHE, DELEUZE E GUATTARI
title_sort para uma análise cartográfica da subjetividade na escola a partir de nietzsche, deleuze e guattari
description O presente artigo consiste numa análise propedêutica dos princípios de investigaçáo do método da cartografia, proposto por Gilles Deleuze e Félix Guattari. Na perspectiva de abarcar o campo educacional, analisa, sob a ótica do método cartográfico, o Assim Falava Zaratustra, de Friedrich Nietzsche, buscando a problemática das paisagens subjetivas que se configuram ao longo do escrito nietzscheano e os deslocamentos possíveis para o campo e para os temas da Educaçáo. A questáo central defende a análise cartográfica como uma possibilidade de intuir a inabilidade dos sujeitos em relaçáo à irrevogabilidade do caráter trágico da existência. O artigo busca propor uma questáo nietzscheana, transportando-as para o campo educacional, qual seja: que tipo de sujeito tóxico-identitário é fomentado na escola?
publisher Portal de Periódicos Eletrônicos da UFRN
publishDate 2011
url https://periodicos.ufrn.br/saberes/article/view/936
work_keys_str_mv AT juniorjosedeassismoraes paraumaanalisecartograficadasubjetividadenaescolaapartirdenietzschedeleuzeeguattari
_version_ 1766681676877922304