PARA UMA ANÁLISE CARTOGRÁFICA DA SUBJETIVIDADE NA ESCOLA A PARTIR DE NIETZSCHE, DELEUZE E GUATTARI
O presente artigo consiste numa análise propedêutica dos princípios de investigaçáo do método da cartografia, proposto por Gilles Deleuze e Félix Guattari. Na perspectiva de abarcar o campo educacional, analisa, sob a ótica do método cartográfico, o Assim Falava Zaratustra, de...
Na minha lista:
Autor principal: | |
---|---|
Formato: | Online |
Idioma: | por |
Publicado em: |
Portal de Periódicos Eletrônicos da UFRN
|
Endereço do item: | https://periodicos.ufrn.br/saberes/article/view/936 |
Tags: |
Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
|
id |
oai:periodicos.ufrn.br:article-936 |
---|---|
record_format |
ojs |
spelling |
oai:periodicos.ufrn.br:article-9362012-01-26T19:16:09Z PARA UMA ANÁLISE CARTOGRÁFICA DA SUBJETIVIDADE NA ESCOLA A PARTIR DE NIETZSCHE, DELEUZE E GUATTARI Júnior, José de Assis Moraes O presente artigo consiste numa análise propedêutica dos princípios de investigaçáo do método da cartografia, proposto por Gilles Deleuze e Félix Guattari. Na perspectiva de abarcar o campo educacional, analisa, sob a ótica do método cartográfico, o Assim Falava Zaratustra, de Friedrich Nietzsche, buscando a problemática das paisagens subjetivas que se configuram ao longo do escrito nietzscheano e os deslocamentos possíveis para o campo e para os temas da Educaçáo. A questáo central defende a análise cartográfica como uma possibilidade de intuir a inabilidade dos sujeitos em relaçáo à irrevogabilidade do caráter trágico da existência. O artigo busca propor uma questáo nietzscheana, transportando-as para o campo educacional, qual seja: que tipo de sujeito tóxico-identitário é fomentado na escola? Portal de Periódicos Eletrônicos da UFRN 2011-02-24 info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion application/pdf https://periodicos.ufrn.br/saberes/article/view/936 Saberes: Revista interdisciplinar de Filosofia e Educação; n. 6 (2011): SABERES: FILOSOFIA E EDUCAÇÃO 1984-3879 por https://periodicos.ufrn.br/saberes/article/view/936/863 Copyright (c) 2014 Saberes: Revista interdisciplinar de Filosofia e Educação |
institution |
Periódicos UFRN |
collection |
Portal de Pediódicos Eletrônicos da UFRN |
language |
por |
format |
Online |
author |
Júnior, José de Assis Moraes |
spellingShingle |
Júnior, José de Assis Moraes PARA UMA ANÁLISE CARTOGRÁFICA DA SUBJETIVIDADE NA ESCOLA A PARTIR DE NIETZSCHE, DELEUZE E GUATTARI |
author_facet |
Júnior, José de Assis Moraes |
author_sort |
Júnior, José de Assis Moraes |
title |
PARA UMA ANÁLISE CARTOGRÁFICA DA SUBJETIVIDADE NA ESCOLA A PARTIR DE NIETZSCHE, DELEUZE E GUATTARI |
title_short |
PARA UMA ANÁLISE CARTOGRÁFICA DA SUBJETIVIDADE NA ESCOLA A PARTIR DE NIETZSCHE, DELEUZE E GUATTARI |
title_full |
PARA UMA ANÁLISE CARTOGRÁFICA DA SUBJETIVIDADE NA ESCOLA A PARTIR DE NIETZSCHE, DELEUZE E GUATTARI |
title_fullStr |
PARA UMA ANÁLISE CARTOGRÁFICA DA SUBJETIVIDADE NA ESCOLA A PARTIR DE NIETZSCHE, DELEUZE E GUATTARI |
title_full_unstemmed |
PARA UMA ANÁLISE CARTOGRÁFICA DA SUBJETIVIDADE NA ESCOLA A PARTIR DE NIETZSCHE, DELEUZE E GUATTARI |
title_sort |
para uma análise cartográfica da subjetividade na escola a partir de nietzsche, deleuze e guattari |
description |
O presente artigo consiste numa análise propedêutica dos princípios de investigaçáo do método da cartografia, proposto por Gilles Deleuze e Félix Guattari. Na perspectiva de abarcar o campo educacional, analisa, sob a ótica do método cartográfico, o Assim Falava Zaratustra, de Friedrich Nietzsche, buscando a problemática das paisagens subjetivas que se configuram ao longo do escrito nietzscheano e os deslocamentos possíveis para o campo e para os temas da Educaçáo. A questáo central defende a análise cartográfica como uma possibilidade de intuir a inabilidade dos sujeitos em relaçáo à irrevogabilidade do caráter trágico da existência. O artigo busca propor uma questáo nietzscheana, transportando-as para o campo educacional, qual seja: que tipo de sujeito tóxico-identitário é fomentado na escola? |
publisher |
Portal de Periódicos Eletrônicos da UFRN |
publishDate |
2011 |
url |
https://periodicos.ufrn.br/saberes/article/view/936 |
work_keys_str_mv |
AT juniorjosedeassismoraes paraumaanalisecartograficadasubjetividadenaescolaapartirdenietzschedeleuzeeguattari |
_version_ |
1766681676877922304 |