Avaliação da aprendizagem da análise linguística – o lugar do texto literário

Na presente pesquisa, de caráter qualitativo-indiciário, investigou-se como é realizado o trabalho com a análise linguística em sala de aula, particularmente no que respeita à avaliação da aprendizagem. O objetiv...

ver descrição completa

Na minha lista:
Detalhes bibliográficos
Principais autores: Galindo, Maria Clara Sobral, Suassuna, Lívia
Formato: Online
Idioma:por
Publicado em: Portal de Periódicos Eletrônicos da UFRN
Endereço do item:https://periodicos.ufrn.br/gelne/article/view/9359
Tags: Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
id oai:periodicos.ufrn.br:article-9359
record_format ojs
spelling oai:periodicos.ufrn.br:article-93592017-09-14T11:43:38Z Avaliação da aprendizagem da análise linguística – o lugar do texto literário Galindo, Maria Clara Sobral Suassuna, Lívia análise linguística avaliação ensino linguagem Na presente pesquisa, de caráter qualitativo-indiciário, investigou-se como é realizado o trabalho com a análise linguística em sala de aula, particularmente no que respeita à avaliação da aprendizagem. O objetivo principal foi analisar se e como a análise linguística é ensinada/avaliada em sua relação com o texto literário. Para tanto, observaram-se aulas em duas escolas públicas da cidade de Recife, uma estadual e outra de aplicação. Ao longo das observações, procurou-se investigar como os professores situavam a linguagem literária no processo de ensino-aprendizagem-avaliação da análise linguística. Como esperado, foram encontradas práticas diferenciadas – desde o trabalho desenvolvido com base na concepção de língua como sistema, ao de reflexão acerca dos recursos, usos e efeitos de sentido produzidos pelas diferentes construções linguísticas. Portal de Periódicos Eletrônicos da UFRN 2016-03-03 info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Artigo avaliado pelos Pares application/pdf https://periodicos.ufrn.br/gelne/article/view/9359 Revista do GELNE; v. 11 n. 2 (2009); 53-68 2236-0883 por https://periodicos.ufrn.br/gelne/article/view/9359/6713 Copyright (c) 2016 Revista do GELNE
institution Periódicos UFRN
collection Portal de Pediódicos Eletrônicos da UFRN
language por
format Online
author Galindo, Maria Clara Sobral
Suassuna, Lívia
spellingShingle Galindo, Maria Clara Sobral
Suassuna, Lívia
Avaliação da aprendizagem da análise linguística – o lugar do texto literário
author_facet Galindo, Maria Clara Sobral
Suassuna, Lívia
author_sort Galindo, Maria Clara Sobral
title Avaliação da aprendizagem da análise linguística – o lugar do texto literário
title_short Avaliação da aprendizagem da análise linguística – o lugar do texto literário
title_full Avaliação da aprendizagem da análise linguística – o lugar do texto literário
title_fullStr Avaliação da aprendizagem da análise linguística – o lugar do texto literário
title_full_unstemmed Avaliação da aprendizagem da análise linguística – o lugar do texto literário
title_sort avaliação da aprendizagem da análise linguística – o lugar do texto literário
description Na presente pesquisa, de caráter qualitativo-indiciário, investigou-se como é realizado o trabalho com a análise linguística em sala de aula, particularmente no que respeita à avaliação da aprendizagem. O objetivo principal foi analisar se e como a análise linguística é ensinada/avaliada em sua relação com o texto literário. Para tanto, observaram-se aulas em duas escolas públicas da cidade de Recife, uma estadual e outra de aplicação. Ao longo das observações, procurou-se investigar como os professores situavam a linguagem literária no processo de ensino-aprendizagem-avaliação da análise linguística. Como esperado, foram encontradas práticas diferenciadas – desde o trabalho desenvolvido com base na concepção de língua como sistema, ao de reflexão acerca dos recursos, usos e efeitos de sentido produzidos pelas diferentes construções linguísticas.
publisher Portal de Periódicos Eletrônicos da UFRN
publishDate 2016
url https://periodicos.ufrn.br/gelne/article/view/9359
work_keys_str_mv AT galindomariaclarasobral avaliacaodaaprendizagemdaanaliselinguisticaolugardotextoliterario
AT suassunalivia avaliacaodaaprendizagemdaanaliselinguisticaolugardotextoliterario
_version_ 1766683343312650240