Avaliação da aprendizagem da análise linguística – o lugar do texto literário

Na presente pesquisa, de caráter qualitativo-indiciário, investigou-se como é realizado o trabalho com a análise linguística em sala de aula, particularmente no que respeita à avaliação da aprendizagem. O objetiv...

ver descrição completa

Na minha lista:
Detalhes bibliográficos
Principais autores: Galindo, Maria Clara Sobral, Suassuna, Lívia
Formato: Online
Idioma:por
Publicado em: Portal de Periódicos Eletrônicos da UFRN
Endereço do item:https://periodicos.ufrn.br/gelne/article/view/9359
Tags: Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
Descrição
Resumo:Na presente pesquisa, de caráter qualitativo-indiciário, investigou-se como é realizado o trabalho com a análise linguística em sala de aula, particularmente no que respeita à avaliação da aprendizagem. O objetivo principal foi analisar se e como a análise linguística é ensinada/avaliada em sua relação com o texto literário. Para tanto, observaram-se aulas em duas escolas públicas da cidade de Recife, uma estadual e outra de aplicação. Ao longo das observações, procurou-se investigar como os professores situavam a linguagem literária no processo de ensino-aprendizagem-avaliação da análise linguística. Como esperado, foram encontradas práticas diferenciadas – desde o trabalho desenvolvido com base na concepção de língua como sistema, ao de reflexão acerca dos recursos, usos e efeitos de sentido produzidos pelas diferentes construções linguísticas.